quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A Logística das Redações

A logística
não é exclusividade
da administração.

Em administração, a logística é aplicada na promoção de recursos e informações importantes para as atividades de uma empresa. Entretanto, não se trata de ums exclusividade empresarial ou administrativa. "Logística" é qualquer estratégia para organizar todos os detalhes para conseguir um objetivo. Por exemplo: quando você organiza as ideias e as informações a serem incluídas numa redação. 
Se você está lendo este blog para obter orientações psra fazer uma redação, já está reslizando uma etapa da logística para a sua redação. Outras etapas virão até você concluir o produto final: a redação. Em administração, a logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento em que são planejados o fluxo e o abastecimento eficientes e econômicos de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos finais (os produtos já prontos para serem distribuídos no comércio). No caso de uma redação, a "matéria-prima" é o tema proposto, os "materiais semi-acabados" são as informações que o autor possui para incluir no texto e o "produto final" será a própria redação quando estiver terminada. 
Inicialmente a palavra "logística" tinha sentido estritamente militar. Referia-se à organização da disposição, do transporte e do abastecimento de tropas em operações militares. Mantendo-se o significado de organização minuciosa, atualmente se refere à organização de praticamente tudo na vida. Quando me refiro à logística da redação, refiro-me à organização detalhada do texto. Portanto, uma pequena noção de linguística ajuda muito a quem quer conseguir uma nota 10 em redação. 

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Princípios Básicos da Redação

 
"Pronúncia"
é o som de uma palavra.
A forma como ela é escrita
é "grafia".

No Brasil, a carência por melhores ensinamentos sobre redação é tão grande que há pessoas que procuram um blog sobre redação para saber qual é a pronúncia correta de uma determinada palavra. Uma blog sobre redação é um espaço destinado a orientações sobre escrita. Pronúncias são sons emitidos através da fala. 
Uma pessoa enviou ao Redafácil uma pergunta, querendo saber qual é a pronúncia correta de uma determinada palavra. Queria saber se era com "sc" ou "sk" numa das sílabas. Pareceu-me que essa pessoa queria saber qual é a grafia correta.
Se há pessoas que confundem "grafia" com "pronúncia" ou que só se pode dar exemplos de pronúncias pronunciando (ou seja, falando), é fácil perceber que essas pessoas ainda não entenderam quais são os princípios básicos das redações. É verdade que nem sempre os professores deixam claro para os alunos o que é uma boa redação. Isto leva os próprios estudantes a ter suas próprias conclusões, e obviamente muitas delas são equivocadas. 
Para alguns estudantes, uma boa redação é aquela escrita corretamente sob os pontos de vista ortográficos e gramaticais. Para outros, basta que os leitores entendam o que eles escrevem. O que eles precisam entender é que uma boa redação é aquela que desperta o  interesse do leitor. Portanto, o texto tem que estar correto ortograficamente e gramaticalmente. No entanto, isto não basta.
O autor do texto tem que ter certeza de que as informações que ele exporá no texto são verdadeiras. É importante que cite as origens dessas informações. Além disto elas não podem ser colocadas no texto aleatoriamente. Precisam ser dispostas numa ordem que permita que o fim de cada parágrafo revele ao leitor que virá uma sequência, uma continuidade no próximo. 
Para ver como isto é feito, basta prestar atenção aos parágrafos deste texto. Observe que "escrever com clareza" significa escrever corretamente, adotando rigorosamente as regras, as ortográficas, pois o objetivo destas é facilitar a criação da linha de raciocínio que deve ser seguida pelo leitor. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Importância da Redação nas Provas

As redações nos vestibulares,
no Enem e nos concursos públicos
são indispensáveis. 
Escrever corretamente
é uma obrigação de todos.

A ideia de excluir a redação nos vestibulares foi uma das piores que alguém poderia ter. Felizmente tal possibilidade já está afastada. O ato de redigir é algo que será sempre muito importante na vida de qualquer pessoa. Portanto, a exigência quanto à redação em qualquer tipo de prova, inclusive vestibulares, Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), etc. não semente deve continuar existindo como precisa ser cada vez mais rigorosa. Afinal, em sua vida profissional e como cidadão ou cidadã, o aluno ou a aluna terá que fazer muitas redações. Eis aí a razão do máximo rigor contra os erros ortográficos e gramaticais cometidos nas redações. Escrever corretamente é uma obrigação de quem quer ser entendido por quem lerá seus textos. Demonstrar ser uma pessoa bem informada também será outra obrigação que toda pessoa precisará comprar muitas vezes na vida. Portanto as duas coisas são obrigações de todos.
Para isto, além de estudar a gramática assiduamente, os estudantes precisam ler diariamente sobre todos os assuntos possíveis. A leitura é muito importante tanto para enriquecer seu conteúdo de informações constantemente quanto para melhorar a escrita. Isto significa melhoria na capacidade de se comunicar, pois a deficiência em redação comprova a deficiência também na comunicação oral. 
Por estas e muitas outras razões citadas em vários artigos no Redafácil, chega-se à conclusão da eliminação das exigências sobre redações em qualquer tipo de provas seria o cúmulo do absurdo. A capacidade de redigir bem comprova a capacidade de raciocínio lógico. A redação revela a habilidade para a formação de uma sequência lógica para a linha de raciocínio - um quesito básico que a própria vida exigirá muitas vezes. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A Deficiência na Linguagem Redacional vem da Deficiência Pedagógica

Este artigo
é uma continuação
do anterior.

Quando tentam fazer redações, as principais dificuldades dos alunos de ensino médio no Brasil são provenientes da deficiência de aprendizagem no ensino fundamental. Essa deficiência é claramente notada na incapacidade de domínio da linguagem. A linguagem é uma capacidade adquirida a partir do momento em que a criança começa a tentar pronunciar suas primeiras palavras. Sem uma orientação pedagógica adequada já no ensino fundamental, essa criança adquirirá muitas dificuldades para se comunicar corretamente. Saber escrever e pronunciar as palavras com significados corretos não é suficiente. Renata Mousinho e Evelin Schmid nos explicam as razões disto.
Renata é fonoaudióloga, doutora em linguística e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Evelin é fonoaudióloga e mestra em linguística da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Ela e outros especialistas desenvolveram um estudo que revelou que o desenvolvimento da linguagem sem a devida orientação pedagógica desde o princípio traz obstáculos como esses que se revelam nas redações no Enxame Nacional de Ensino Médio (Enem) todos os anos: o aluno tem a ideia exata sobre o que dizer a respeito do tema proposto, mas não sabe como colocar essa ideia no papel. 
É exatamente isto que se percebe quando a maioria dos estudantes de ensino médio envia ao Redafácil pedidos sobre orientações para argumentar suas ideias nas redações. Eles sabem que a argumentação é importante mas não sabem como expô-la no texto. Em outras palavras: seus professores lhes dizem o que devem fazer mas não lhes ensinam como fazer. Esses professores  não estão cumprindo uma das principais obrigações dos professores de Língua Portuguesa: ensinar aos alunos a maneira mais adequada de dar sustentação às suas próprias opiniões nas redações. 
Renata e Evelin explicam que o uso da linguagem é o uso de símbolos linguísticos associados entre si em estruturas padronizadas. Em artigos anteriores, escrevi sobre esses símbolos e essas estruturas. De qualquer forma, isto quer dizer que, nas nossas redações, podemos dizer o que quisermos, mas nem sempre como quisermos. Mais uma vez comprova-se que cabe ao professor ensinar ao aluno a adaptar sua linguagem ao que o tipo de redação que o aluno tiver que fazer exigirá. É claro que cabe ao aluno fazer o que for preciso em seu próprio benefício: ler muito, escrever muito, pesquisar muito sobre os assuntos mais importantes, etc., mas o professor não pode deixar de cumprir suas obrigações. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Detalhes Importantes sobre Linguagem em Redações

Muitos professores
destacam a importância
da linguagem,
mas não explicam
detalhes importantes da linguagem.

No Brasil, quando ensinam seus alunos a redigir, os professores sempre lhes dizem que é necessário usar uma linguagem adequada psra a finalidade da redação. Entretanto, nem sempre ensinam aos alunos alguns detalhes importantes sobre a linguagem. Frequentemente dizem que as redações precisam ser concisas, sucintas e claras, mas não explicam que a linguagem não é apenas um sistema de comunicação entre as pessoas.  Não explicam, por exemplo, que num mesmo idioma há vários tipos de linguagem. 
Os alunos mais interessados certamente pesquisarão profundamente o assunto, mas ainda assim o professor precisa lhes ensinar esses detalhes. Um deles é o fato de que a linguagem ocorre por meio de duas maneiras básicas. Numa delas a linguagem é a capacidade de cada pessoa usar sistemas complexos de comunicação. Na outra, é um sistema de comunicação específico para cada caso ou cada redação. Em redações como as exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a linguagem é específica para cada caso porque o aluno tem que escrever sobre um determinado tema. Para isto ele precisará estar a par do assunto proposto e usar a forma mais adequada de se expressar corretamente, usando as palavras e expressões mais propícias. Nesse processo de linguagem incluem-se valores sociais e culturais, a expressão da identidade e a expressão da unidade numa comunidade. Neste caso pode-se entender por comunidade um determinado grupo de pesvsoas ou toda uma sociedade.

Obs.: este assunto terá continuidade na próxima postagem. 

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ler redações de outros estudantes é desperdício de tempo.


De maneira certa ou errada,
cada pessoa desenvolve
seu jeito próprio
de se expressar.

Há na Internet muitos sites sovre redação cujos autores recomendam a seus leitores a leitura de redações de estudantes que foram bem suxedidos em vestibulares, no Enem, etc. Isto é um erro. É preciso lembrar que, nas provas, o mais importante em sua redação é você demonstrar como você se expressa através da escrita. Portanto, ver como outas pessoas se expressam é interessante,  mas o msis importante é você mesmo procurar desenvolver e procurar sempre melhorar sua própria forma de se expressar. Por isto, ficar lendo redações de outras pessoas com o intuito de, através delas, conseguir melhorar o seu nível de redação será desperdício de tempo. Aproveite melhor esse tempo destacando quais são suas principais dificuldades quanto à gramática e concentre seus estudos nisto. Se precisar, solicite orientações do seu professor de Língua Portuguesa para isto.
Outro detalhe importante: na redação de outro estudante, você lerá a opinião dele sobre o tema proposto e os argumentos que ele usou para embasá-las. Na sua redação, você terá que expor sua própria opinião, que certamente será diferente da dele mesmo se as duas tiverem aspectos em comum. Esses aspectos podem ser usados na sua redação como contrapontos (leia o artigo sobre o contraponto) mas seus argumentos não serão os mesmos dele. Portanto, ao invés de perder tempo lendo argumentos alheios, treine redação buscando desenvolver os seus. 
Em artigos anteriores, expliquei que o texto de uma redação exige o domínio de capacidades linguísticas (ortográficas, gramaticais, etc.). Portanto, em suas redações, você terá que demonstrar suas próprias capacidades de formular seus próprios pensamentos e expressá-los através de uma escrita ortograficamente e gramaticalmente correta. Entretanto, acima de tudo isto, você terá que organizar bem as suas ideias no texto. Para isto, ao invés de desperdiçar tempo lendo redações de outros estudantes, leia notícias em jornais impressos e online para se manter bem informado sobre assuntos recentes, estude bem a gramática e faça suas próprias redações para praticar o desenvolvimento de sua própria comunicabilidade. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Não há justificativa para chegar atrasado no Enem.

A prova é realizada
sempre à tarde.
Por isto,

na maioria dos casos 
o atraso não se justifica.

Novamente, como acontece em todos os anos, muitos alunos não puderam fazer as provas do Enem porque chegaram atrasados. A maioria das "desculpas" foi a mesma de sempre: escassez de ônibus, trânsito ruim, etc. No entanto estas não são justificativas para isto. As provas são sempre realizadas num sábado e num domingo à tarde. Portanto, o verdadeiro motivo que com que o aluno chegue ao local da prova com atraso é este: falta de organização. 
No Rio de Janeiro, quando ocorre o Rock in Rio, milhares de jovens chegam ao local do show na véspera e passam a noite ali para ver seus artistas prediletos se apresentarem no dia seguinte. Em todas as capitais do país, acontece o mesmo quando há mega shows. Por que não fazem o mesmo quando têm que fazer uma prova no dia seguinte? Por que não saem de casa pelo menos três ou quatro horas antes? Afinal, cono bem lembrou um amigo meu, para quem espera três ou quatro horas no local até o portão da escola ser aberto, é bem mais vantajoso do que perder a prova por chegar cinco minutos depois.
Quem participará do Enem num ano tem que começar a organizar tudo pelo menos desde junho ou julho do ano anterior. Dois meses antes da data da prova, já é possível planejar estratégias para driblar possíveis dificuldades de transporte para o local da prova. É importante ir ao local assim que já souber onde a prova será realizada. Além de aprender como chegat lá, o aluno já conhecerá o local da prova, o que lhe facilitará muitas coisas.
O tema para redação também nunca é uma surpresa. É sempre um tema político, econômico ou social que venha causando polêmica recentemente. Portanto, para você não ser surpreendido, basta estar sempre se atualizando, buscando novas informações sobre os fatos jornalisticamente mais importantes. Quanto a chegar atrasado ao local das provas, que fique a lição para quem fará as provas em dezembro ou no próximo ano. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O Texto Crítico

O contraponto
é um recurso interessante
que pode ser usado
em redações no Enem.


O conhecimento é o ato de saber. Quando eu digo que conheço uma pessoa, estou dizendo que sei fatos relacionados a ela. Ou seja: tenho informações sobre ela. Partindo deste raciocínio, conclui-se que a denominação "conhecimentos gerais" engloba todas as informações possíveis de ser acumuladas por uma pessoa. O principal objetivo de uma redação feita pelo aluno no Exame Nacional de Ensino Médio é obter uma avaliação de seus conhecimentos gerais. Isto inclui tudo que ele aprendeu no curso e na vida, estudando as disciplinas escolares, lendo revistas, jornais, assistindo a telejornais, etc.
Na redação, não bastará que ele saiba alguns fatos sobre o tema proposto. Ele terá que argumentar suas opiniões a respeito do assunto. A maioria dos estudantes sabe disto, mas a maioria dos professores de Língua Portuguesa não lhes ensina uma coisa muito importante para isto: o contraponto - uma das principais coisas que eles têm que saber fazer para fundamentar seus argumentos.
A palavra "contraponto" é bem conhecida pelos músicos. É o ato de escrever duas melodias diferentes e executá-las em conjunto, sobrepostas, combinando-as. Fora da área musical, tem sentido semelhante: os pontos em comum entre coisas divergentes, que podem ser, por exemplo, duas opiniões. Numa redação, os contrapontos são pontos de vista em comum que o autor encontra entre sua própria opinião e a de outra pessoa, destacando-os no texto. Caberá ao autor do texto revelar aspectos nas duas opiniões que façam com que ambas pareçam ter algo em comum. Esta é a forma de justificar que, embora sejam pontos de vista diferentes, possam ser tratados dentro de um mesmo tema. Posso citar como exemplo uma informação contida em duas frases.

- A mulher que vi ontem no cinema é muito bonita. Outras pessoas apenas a acham atraente. 

A primeira frase informa que a mulher é bonita. A segunda diz que outras pessoas não concordam com isto. Entretanto, em ambas as opiniões, há um ponto de concordância: ela tem algo que a torna atraente. Observe os dois significados contidos na mesma palavra: "contra" é tudo que não é a favor; "ponto", neste caso, é "ponto de vista", "opinião". Se você vai participar do próximo Enem, é importante que saiba isto. Na redação, você terá que expor sua opinião sobre o tema e justificá-la com outras que você conheça. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A Comunicabilidade e a Comunicabilidade em Redação

É muito importante
procurar sempre
desenvolver
o grau de comunicabilidade
.



Em alguns artigos anteriores, abordei a Importância da comunicabilidade. Ela não é importante apenas para a obtenção de uma boa nota en redação numa prova; é importante principalmente para o desempenho que o estudante de hoje terá que exercer em qualquer atividade profissional no futuro. A comunicação é algo que já tem presença marcante em sua vida e, no futuro, essa presença será ainda muito mais marcante. 
Em primeiro lugar deve-se saber qual é a diferença entre "comunicação" e "informação". A comunicação envolve o processo de trocas de informações entre duas ou mais pessoas. Quando é publicado, por exemplo, num condomínio, um texto iniciado por "Comunico aos moradores...", percebe-se o erro quanto ao uso da palavra "comunico". A forma correta para iniciar o texto é: "Informo aos moradores...". Entretanto, numa redação como as que têm que ser feitas nas provas por estudantes ou candidatos a empregos, por exemplo, estabelece-se a comunicação entre o autor da redação e seus leitores (neste caso, os corretores). Estes, para corrigi-la e lhe dar uma boa nota, precisarão entender bem a mensagem contida na redação. É aí que se destaca a necessidade do melhor nível possível de comunicabilidade. 
Geralmente a informação é definida como o conjunto de tudo que resulta do processamento, da manipulação e da organização de dados. É preciso acrescentar que esse processamento, essa manipulação e essa organização precisam garantir um resultado qualitativo que facilite a compreensão de quem receberá a informação. No caso de uma redação, quem receberá a informação é a pessoa que a lerá.  Isto significa que a redação tem que ser feita de modo que o autor facilite o entendimento correto da informação. O verbo "informar"  vem da junção do prefixo "in" ("dentro" em latim) com o verbo "formar". Portanto, "informação" é a formação da compreensão da mensagem dentro das mentes das pessoas que a recebem.  Eis por que o grau de comunicabilidade do autor é tão importante. 
A comunicabilidade se confirma pela capacidade de otimização da comunicação. Isto só acontece quando a redação contém todos os detalhes gramaticalmente corretos, mensagens completas e concisas. Por isto há três coisas que não podem ocorrer numa redação: falta de detalhes importantes, deformação na informação e perda de produtividade. O cuidado para não faltar detalhes importantes na informação obriga o autor da redação a demonstrar que sabe escolher esses detalhes. Para evitar a deformação na informação, é necessário escolher as palavras e as expressões mais apropriadas quanto ao tema e às pessoas que a lerão. O mesmo será também necessário para evitar a perda de produtividade do texto.