Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"Discrição", "Discreção" ou "Descrição"?

Como o substantivo da qual ela deriva é "discreto", 
muitas pessoas usam a palavra "discreção".
No entanto, essa palavra não existe. 

Uma pessoa discreta é uma pessoa reservada quanto ao falar e/ou às suas formas de agir.  É também uma pessoa modesta, ou que consegue se distinguir sem se esforçar em se fazer notar. Muita gente diria que uma pessoa assim é alguém dotado de discreção. Porém, tal palavra, mesmo sendo tão usada, não existe. A palavra considerada correta para definir o comportamento discreto é discrição.
Discrição é, portanto, o procedimento de quem - ou do que - é discreto. Porém, há quem substitua essa palavra por "descrição", que existe, mas tem um significado muito diferente: o ato de descrever. Descrever é narrar, através da fala ou da escrita, um fato qualquer ou fornecer detalhadamente características de uma pessoa, uma cidade ou qualquer tema do qual se fale. 
Eis aí, portanto, as diferenças entre "discrição" e "descrição". Quanto à palavra "discreção", não se preocupe: embora seja muito utilizada popularmente porque se refere ao adjetivo "discreto" (feminino: "discreta"), ela não existe. 

Fonte: Dicionário Aurélio Buarque de Holanda

6 comentários:

  1. Valeu o esclarecimento !!!

    ResponderExcluir
  2. Tinha essa dúvida há muito tempo. Muito obrigado pela explicação detalhada. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tiago!
      Sou eu que lhe agradeço por prestigiar o Redafácil.
      Que você tenha um ótimo fim de semana.

      Excluir
  3. Olá. Sempre achei que discrição era a palavra correta. Lendo agora um livro em português antigo de Portugal, tenho encontrado a palavra discreção. Acredito que discrição evoluiu de discreção.

    ResponderExcluir
  4. Os sites de gramática deixam de informar que a palavra discrIção, que é considerada correta para definir discrEto, é mais inadequada que discrEção, como seria o óbvio, pois estas palavras derivam de "discrEtione", que é muito mais semelhante do que se fosse "discrItione". O mais engraçado que quando fiz o "terceiro ano"pré vestibular, há muuuuuito tempo, meu professor de gramática (colégio Carlos Chagas de Goiânia) ensinou como sendo discrEção, exatamente baseado na raiz da palavra. Imaginem se tivesse alguma com 2 "esses". Pelo menos não existem "descreção" e "discreção"

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!