quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Significados de "Palavra", "Vocábulo", "Termo" e "Expressão".

Saber os significados específicos
destas três coisas
pode ajudar muito
numa redação. 



Temos uma forte tendência em acreditar que "palavra", "vocábulo" e "termo" são sinônimos - ou seja, que tem o mesmo significado. Isto não é verdade. Uma palavra pode ser interpretada sob os aspectos fônico, mórfico e frásico. O fônico é relativo à voz e ao som. O mórfico se refere à forma da palavra e, ao mesmo tempo, às formas de pensamento ou sentimento que se pode perceber através da palavra. O frásico é referente ao significado da palavra no contexto da frase. 
Quanto ao aspecto fônico, a palavra é vista como um conjunto de fonemas e sílabas podendo ter ou não ter tonicidade. No aspecto mórfico, a palavra se revela como unidade de significação lexical ou gramatical. A significação lexical está relacionada a condições externas, ao ambiente social, à interação social realizada por meio de um idioma. A significação gramatical se restringe às regras da gramática. 
O vocábulo é uma palavra considerada apenas quanto à sua forma vocal. Ou seja, quanto à sua pronúncia. O vocábulo contém partes átonas, que são sílabas sem acento de intensidade. Muitos vocábulos são pronomes oblíquos e artigos que se unem a outros para originar um termo fonético. Há também vocábulos que são conjunções e preposições. Em resumo, o vocábulo é o nome que se dá à palavra quanto ao som e quanto às letras.
O termo é a palavra referente à situação em que algo se encontra. São exemplos os termos de um contrato, termos de responsabilidade, etc. Designa também expressões próprias de determinadas áreas profissionais ou de conhecimento: termos médicos, científicos, geográficos, matemáticos, históricos, etc. O termo é, em síntese, uma palavra que tem uma função dentro de uma 
oração.
A expressão pode ser uma palavra ou um conjunto de palavras representando um pensamento. É também toda palavra que revele algo sobre quem a diz: expressão de alegria ou de tristeza, de dor ou de alívio. Também representa a fluência de uma pessoa ao falar ou redigir. Leia mais sobre expressões aqui: 
Conectivos ou Elementos de Conexão.

Fontes: 

5 comentários:

  1. Olá, Elias! Agradeço a leitura de seu texto, pois ele trouxe luz sobre uma antiga dúvida minha. Sou revisora de textos acadêmicos e sempre me questiono quanto ao uso/diferença entre "termo" e "expressão". A meu ver, "termo" diz respeito a uma só palavra geralmente de uso técnico, daí a ideia de terminologia como referência a um conjunto de termos de um campo específico do saber. Ex.: internetês. Já "expressão" é um conjunto de palavras usadas para expressar ou sintetizar algo. Ex.: "internet das coisas". O que você pensa sobre essa diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o nome "expressão", que pode tanto se referir a apenas uma palavra como a duas ou mais, indica a função de expressar plenamente uma ideia. O termo indica uma condição ou situação.

      Excluir
    2. Grato por seu comentário.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!