O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Princípios Básicos da Redação

 
"Pronúncia"
é o som de uma palavra.
A forma como ela é escrita
é "grafia".

No Brasil, a carência por melhores ensinamentos sobre redação é tão grande que há pessoas que procuram um blog sobre redação para saber qual é a pronúncia correta de uma determinada palavra. Uma blog sobre redação é um espaço destinado a orientações sobre escrita. Pronúncias são sons emitidos através da fala. 
Uma pessoa enviou ao Redafácil uma pergunta, querendo saber qual é a pronúncia correta de uma determinada palavra. Queria saber se era com "sc" ou "sk" numa das sílabas. Pareceu-me que essa pessoa queria saber qual é a grafia correta.
Se há pessoas que confundem "grafia" com "pronúncia" ou que só se pode dar exemplos de pronúncias pronunciando (ou seja, falando), é fácil perceber que essas pessoas ainda não entenderam quais são os princípios básicos das redações. É verdade que nem sempre os professores deixam claro para os alunos o que é uma boa redação. Isto leva os próprios estudantes a ter suas próprias conclusões, e obviamente muitas delas são equivocadas. 
Para alguns estudantes, uma boa redação é aquela escrita corretamente sob os pontos de vista ortográficos e gramaticais. Para outros, basta que os leitores entendam o que eles escrevem. O que eles precisam entender é que uma boa redação é aquela que desperta o  interesse do leitor. Portanto, o texto tem que estar correto ortograficamente e gramaticalmente. No entanto, isto não basta.
O autor do texto tem que ter certeza de que as informações que ele exporá no texto são verdadeiras. É importante que cite as origens dessas informações. Além disto elas não podem ser colocadas no texto aleatoriamente. Precisam ser dispostas numa ordem que permita que o fim de cada parágrafo revele ao leitor que virá uma sequência, uma continuidade no próximo. 
Para ver como isto é feito, basta prestar atenção aos parágrafos deste texto. Observe que "escrever com clareza" significa escrever corretamente, adotando rigorosamente as regras, as ortográficas, pois o objetivo destas é facilitar a criação da linha de raciocínio que deve ser seguida pelo leitor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...