Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Detalhes Importantes sobre Linguagem em Redações

Muitos professores
destacam a importância
da linguagem,
mas não explicam
detalhes importantes da linguagem.

No Brasil, quando ensinam seus alunos a redigir, os professores sempre lhes dizem que é necessário usar uma linguagem adequada psra a finalidade da redação. Entretanto, nem sempre ensinam aos alunos alguns detalhes importantes sobre a linguagem. Frequentemente dizem que as redações precisam ser concisas, sucintas e claras, mas não explicam que a linguagem não é apenas um sistema de comunicação entre as pessoas.  Não explicam, por exemplo, que num mesmo idioma há vários tipos de linguagem. 
Os alunos mais interessados certamente pesquisarão profundamente o assunto, mas ainda assim o professor precisa lhes ensinar esses detalhes. Um deles é o fato de que a linguagem ocorre por meio de duas maneiras básicas. Numa delas a linguagem é a capacidade de cada pessoa usar sistemas complexos de comunicação. Na outra, é um sistema de comunicação específico para cada caso ou cada redação. Em redações como as exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a linguagem é específica para cada caso porque o aluno tem que escrever sobre um determinado tema. Para isto ele precisará estar a par do assunto proposto e usar a forma mais adequada de se expressar corretamente, usando as palavras e expressões mais propícias. Nesse processo de linguagem incluem-se valores sociais e culturais, a expressão da identidade e a expressão da unidade numa comunidade. Neste caso pode-se entender por comunidade um determinado grupo de pesvsoas ou toda uma sociedade.

Obs.: este assunto terá continuidade na próxima postagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!