Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Não há justificativa para chegar atrasado no Enem.

A prova é realizada
sempre à tarde.
Por isto,

na maioria dos casos 
o atraso não se justifica.

Novamente, como acontece em todos os anos, muitos alunos não puderam fazer as provas do Enem porque chegaram atrasados. A maioria das "desculpas" foi a mesma de sempre: escassez de ônibus, trânsito ruim, etc. No entanto estas não são justificativas para isto. As provas são sempre realizadas num sábado e num domingo à tarde. Portanto, o verdadeiro motivo que com que o aluno chegue ao local da prova com atraso é este: falta de organização. 
No Rio de Janeiro, quando ocorre o Rock in Rio, milhares de jovens chegam ao local do show na véspera e passam a noite ali para ver seus artistas prediletos se apresentarem no dia seguinte. Em todas as capitais do país, acontece o mesmo quando há mega shows. Por que não fazem o mesmo quando têm que fazer uma prova no dia seguinte? Por que não saem de casa pelo menos três ou quatro horas antes? Afinal, cono bem lembrou um amigo meu, para quem espera três ou quatro horas no local até o portão da escola ser aberto, é bem mais vantajoso do que perder a prova por chegar cinco minutos depois.
Quem participará do Enem num ano tem que começar a organizar tudo pelo menos desde junho ou julho do ano anterior. Dois meses antes da data da prova, já é possível planejar estratégias para driblar possíveis dificuldades de transporte para o local da prova. É importante ir ao local assim que já souber onde a prova será realizada. Além de aprender como chegat lá, o aluno já conhecerá o local da prova, o que lhe facilitará muitas coisas.
O tema para redação também nunca é uma surpresa. É sempre um tema político, econômico ou social que venha causando polêmica recentemente. Portanto, para você não ser surpreendido, basta estar sempre se atualizando, buscando novas informações sobre os fatos jornalisticamente mais importantes. Quanto a chegar atrasado ao local das provas, que fique a lição para quem fará as provas em dezembro ou no próximo ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!