Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Contraponto

No Enem,
o contraponto ajuda muito
a obter ótima nota
numa redação.


"Contraponto" é a apresentação ou o uso de duas coisas contrárias de maneira que uma se torne complemento da outra. Na arte musical, o contraponto é a sobreposição de uma nova melodia a outra já composta. Numa redação, é a apresentação de uma opinião ou ideia contrária à do próprio autor do texto.
A palavra contraponto resulta da junção das palavras contra (que não é a favor) e ponto (ponto de vista, opinião ou interpretação pessoal). Significa, portanto, discordância. Numa redação dissertativa, é a comparação entre duas opiniões não totalmente contrárias, mas discordantes em alguns pontos
No Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em vestibulares e em concursos públicos, o contraponto agrega valor às redações, aumentando possibilidades de ótimas notas. O processo é muito fácil: basta descrever no texto a opinião com a qual você não concorda e rebatê-la. Lembre-se que, neste caso, "rebater" não significa apenas "discordar"; significa discordar apresentando argumentos que comprovem que você está bem informado sobre o tema tratado. Mais uma vez, eis a necessidade de você estar sempre bem informado para obter boas notas em redações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!