quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A Logística das Redações

A logística
não é exclusividade
da administração.

Em administração, a logística é aplicada na promoção de recursos e informações importantes para as atividades de uma empresa. Entretanto, não se trata de ums exclusividade empresarial ou administrativa. "Logística" é qualquer estratégia para organizar todos os detalhes para conseguir um objetivo. Por exemplo: quando você organiza as ideias e as informações a serem incluídas numa redação. 
Se você está lendo este blog para obter orientações psra fazer uma redação, já está reslizando uma etapa da logística para a sua redação. Outras etapas virão até você concluir o produto final: a redação. Em administração, a logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento em que são planejados o fluxo e o abastecimento eficientes e econômicos de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos finais (os produtos já prontos para serem distribuídos no comércio). No caso de uma redação, a "matéria-prima" é o tema proposto, os "materiais semi-acabados" são as informações que o autor possui para incluir no texto e o "produto final" será a própria redação quando estiver terminada. 
Inicialmente a palavra "logística" tinha sentido estritamente militar. Referia-se à organização da disposição, do transporte e do abastecimento de tropas em operações militares. Mantendo-se o significado de organização minuciosa, atualmente se refere à organização de praticamente tudo na vida. Quando me refiro à logística da redação, refiro-me à organização detalhada do texto. Portanto, uma pequena noção de linguística ajuda muito a quem quer conseguir uma nota 10 em redação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!