Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A Comunicabilidade e a Comunicabilidade em Redação

É muito importante
procurar sempre
desenvolver
o grau de comunicabilidade
.



Em alguns artigos anteriores, abordei a Importância da comunicabilidade. Ela não é importante apenas para a obtenção de uma boa nota en redação numa prova; é importante principalmente para o desempenho que o estudante de hoje terá que exercer em qualquer atividade profissional no futuro. A comunicação é algo que já tem presença marcante em sua vida e, no futuro, essa presença será ainda muito mais marcante. 
Em primeiro lugar deve-se saber qual é a diferença entre "comunicação" e "informação". A comunicação envolve o processo de trocas de informações entre duas ou mais pessoas. Quando é publicado, por exemplo, num condomínio, um texto iniciado por "Comunico aos moradores...", percebe-se o erro quanto ao uso da palavra "comunico". A forma correta para iniciar o texto é: "Informo aos moradores...". Entretanto, numa redação como as que têm que ser feitas nas provas por estudantes ou candidatos a empregos, por exemplo, estabelece-se a comunicação entre o autor da redação e seus leitores (neste caso, os corretores). Estes, para corrigi-la e lhe dar uma boa nota, precisarão entender bem a mensagem contida na redação. É aí que se destaca a necessidade do melhor nível possível de comunicabilidade. 
Geralmente a informação é definida como o conjunto de tudo que resulta do processamento, da manipulação e da organização de dados. É preciso acrescentar que esse processamento, essa manipulação e essa organização precisam garantir um resultado qualitativo que facilite a compreensão de quem receberá a informação. No caso de uma redação, quem receberá a informação é a pessoa que a lerá.  Isto significa que a redação tem que ser feita de modo que o autor facilite o entendimento correto da informação. O verbo "informar"  vem da junção do prefixo "in" ("dentro" em latim) com o verbo "formar". Portanto, "informação" é a formação da compreensão da mensagem dentro das mentes das pessoas que a recebem.  Eis por que o grau de comunicabilidade do autor é tão importante. 
A comunicabilidade se confirma pela capacidade de otimização da comunicação. Isto só acontece quando a redação contém todos os detalhes gramaticalmente corretos, mensagens completas e concisas. Por isto há três coisas que não podem ocorrer numa redação: falta de detalhes importantes, deformação na informação e perda de produtividade. O cuidado para não faltar detalhes importantes na informação obriga o autor da redação a demonstrar que sabe escolher esses detalhes. Para evitar a deformação na informação, é necessário escolher as palavras e as expressões mais apropriadas quanto ao tema e às pessoas que a lerão. O mesmo será também necessário para evitar a perda de produtividade do texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!