segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Importância da Redação nas Provas

As redações nos vestibulares,
no Enem e nos concursos públicos
são indispensáveis. 
Escrever corretamente
é uma obrigação de todos.

A ideia de excluir a redação nos vestibulares foi uma das piores que alguém poderia ter. Felizmente tal possibilidade já está afastada. O ato de redigir é algo que será sempre muito importante na vida de qualquer pessoa. Portanto, a exigência quanto à redação em qualquer tipo de prova, inclusive vestibulares, Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), etc. não semente deve continuar existindo como precisa ser cada vez mais rigorosa. Afinal, em sua vida profissional e como cidadão ou cidadã, o aluno ou a aluna terá que fazer muitas redações. Eis aí a razão do máximo rigor contra os erros ortográficos e gramaticais cometidos nas redações. Escrever corretamente é uma obrigação de quem quer ser entendido por quem lerá seus textos. Demonstrar ser uma pessoa bem informada também será outra obrigação que toda pessoa precisará comprar muitas vezes na vida. Portanto as duas coisas são obrigações de todos.
Para isto, além de estudar a gramática assiduamente, os estudantes precisam ler diariamente sobre todos os assuntos possíveis. A leitura é muito importante tanto para enriquecer seu conteúdo de informações constantemente quanto para melhorar a escrita. Isto significa melhoria na capacidade de se comunicar, pois a deficiência em redação comprova a deficiência também na comunicação oral. 
Por estas e muitas outras razões citadas em vários artigos no Redafácil, chega-se à conclusão da eliminação das exigências sobre redações em qualquer tipo de provas seria o cúmulo do absurdo. A capacidade de redigir bem comprova a capacidade de raciocínio lógico. A redação revela a habilidade para a formação de uma sequência lógica para a linha de raciocínio - um quesito básico que a própria vida exigirá muitas vezes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!