O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O Texto Crítico

O contraponto
é um recurso interessante
que pode ser usado
em redações no Enem.


O conhecimento é o ato de saber. Quando eu digo que conheço uma pessoa, estou dizendo que sei fatos relacionados a ela. Ou seja: tenho informações sobre ela. Partindo deste raciocínio, conclui-se que a denominação "conhecimentos gerais" engloba todas as informações possíveis de ser acumuladas por uma pessoa. O principal objetivo de uma redação feita pelo aluno no Exame Nacional de Ensino Médio é obter uma avaliação de seus conhecimentos gerais. Isto inclui tudo que ele aprendeu no curso e na vida, estudando as disciplinas escolares, lendo revistas, jornais, assistindo a telejornais, etc.
Na redação, não bastará que ele saiba alguns fatos sobre o tema proposto. Ele terá que argumentar suas opiniões a respeito do assunto. A maioria dos estudantes sabe disto, mas a maioria dos professores de Língua Portuguesa não lhes ensina uma coisa muito importante para isto: o contraponto - uma das principais coisas que eles têm que saber fazer para fundamentar seus argumentos.
A palavra "contraponto" é bem conhecida pelos músicos. É o ato de escrever duas melodias diferentes e executá-las em conjunto, sobrepostas, combinando-as. Fora da área musical, tem sentido semelhante: os pontos em comum entre coisas divergentes, que podem ser, por exemplo, duas opiniões. Numa redação, os contrapontos são pontos de vista em comum que o autor encontra entre sua própria opinião e a de outra pessoa, destacando-os no texto. Caberá ao autor do texto revelar aspectos nas duas opiniões que façam com que ambas pareçam ter algo em comum. Esta é a forma de justificar que, embora sejam pontos de vista diferentes, possam ser tratados dentro de um mesmo tema. Posso citar como exemplo uma informação contida em duas frases.

- A mulher que vi ontem no cinema é muito bonita. Outras pessoas apenas a acham atraente. 

A primeira frase informa que a mulher é bonita. A segunda diz que outras pessoas não concordam com isto. Entretanto, em ambas as opiniões, há um ponto de concordância: ela tem algo que a torna atraente. Observe os dois significados contidos na mesma palavra: "contra" é tudo que não é a favor; "ponto", neste caso, é "ponto de vista", "opinião". Se você vai participar do próximo Enem, é importante que saiba isto. Na redação, você terá que expor sua opinião sobre o tema e justificá-la com outras que você conheça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...