Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ler redações de outros estudantes é desperdício de tempo.


De maneira certa ou errada,
cada pessoa desenvolve
seu jeito próprio
de se expressar.

Há na Internet muitos sites sovre redação cujos autores recomendam a seus leitores a leitura de redações de estudantes que foram bem suxedidos em vestibulares, no Enem, etc. Isto é um erro. É preciso lembrar que, nas provas, o mais importante em sua redação é você demonstrar como você se expressa através da escrita. Portanto, ver como outas pessoas se expressam é interessante,  mas o msis importante é você mesmo procurar desenvolver e procurar sempre melhorar sua própria forma de se expressar. Por isto, ficar lendo redações de outras pessoas com o intuito de, através delas, conseguir melhorar o seu nível de redação será desperdício de tempo. Aproveite melhor esse tempo destacando quais são suas principais dificuldades quanto à gramática e concentre seus estudos nisto. Se precisar, solicite orientações do seu professor de Língua Portuguesa para isto.
Outro detalhe importante: na redação de outro estudante, você lerá a opinião dele sobre o tema proposto e os argumentos que ele usou para embasá-las. Na sua redação, você terá que expor sua própria opinião, que certamente será diferente da dele mesmo se as duas tiverem aspectos em comum. Esses aspectos podem ser usados na sua redação como contrapontos (leia o artigo sobre o contraponto) mas seus argumentos não serão os mesmos dele. Portanto, ao invés de perder tempo lendo argumentos alheios, treine redação buscando desenvolver os seus. 
Em artigos anteriores, expliquei que o texto de uma redação exige o domínio de capacidades linguísticas (ortográficas, gramaticais, etc.). Portanto, em suas redações, você terá que demonstrar suas próprias capacidades de formular seus próprios pensamentos e expressá-los através de uma escrita ortograficamente e gramaticalmente correta. Entretanto, acima de tudo isto, você terá que organizar bem as suas ideias no texto. Para isto, ao invés de desperdiçar tempo lendo redações de outros estudantes, leia notícias em jornais impressos e online para se manter bem informado sobre assuntos recentes, estude bem a gramática e faça suas próprias redações para praticar o desenvolvimento de sua própria comunicabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!