sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Redação Ajuda a Revelar Dislexia

Ilustração do Arquivo Google. 
A dislexia não é uma anomalia,
mas os disléxicos
precisam de atenção especial.


A dislexia não é uma anormalidade. Pelo menos os especialistas - ou seja, psicólogos - não a consideram uma anormalidade. Segundo eles, é apenas uma forma de processamento de aprendizagem que ocorre no cérebro por meios diferentes dos processamentos considerados "normais". Isto não impede que o disléxico seja uma pessoa bem sucedida na vida: Walt Disney, a escritora inglesa Aghata Christie e o cientista alemão Albert Einstein eram disléxicos. O ator americano Tom Cruise também é. 
A dislexia começa a apresentar sinais quando a criança tem quatro ou cinco anos de idade e principalmente na chamada "idade escolar" mas permanece por toda a vida. No entanto esses sinais não são facilmente percebidos porque essas crianças são normais - apenas o processo como aprendem é diferente. Esta é a principal razão pela qual no Brasil não há um sistema de ensino especial para disléxicos - mas é importante que haja. Como as crianças são normais, os familiares e os professores não percebem os problemas. 
Alunos disléxico são geralmente muito inteligentes. Entretando, os processos comuns como as aulas são dadas e as formas como eles são obrigados a estudar em casa os fazem ficar entediados. Eles não prestam a devida atenção durante as aulas, distraem-se constantemente e, em casa, parecem não gostar de  estudar. Por isto, são equivocadamente interpretados como relapsos e preguiçosos. 
Existem vários tipos de dislexia. Um deles, a dislexia diseidética, pode ser detectado através da redação do portador. Já no início da alfabetização, e ao longo da vida, de vez em quando o portador troca as posições das letras em palavras geralmente consideradas simples. Em alguns casos evidencia-se uma dificuldade para enxergar - o que nem sempre é só um "problema de vista". Isto acontece porque a dislexia afeta a perceção do todo como algo maior do que a soma das partes e a análise e síntese dos fonemas (sons das letras). Por isto, é importante que os familiares em casa e os professores nas escolas façam com que alunos com dificuldades na escrita pratiquem redação e leitura em voz alta. Ouvindo a leitura atentamente, eles podem descobrir indícios de dislexia auditiva. 
O disléxico auditivo costuma ler algumas palavras sílaba por sílaba, mesmo quando lê sua própria redação. Ele não consegue identificar a síntese das palavras, mistura-as e as fragmenta. Troca alguns fonemas por outros parecidos e geralmente demonstra mais dificuldade na leitura do que na escrita.
Existem vários tipos de dislexia e há muitos casos em que ela é hereditária. Entretanto, sinais de todos eles podem ser detectados - não somente, mas também - através de redações dos portadores. Por isto é importante que todos os familiares e professores - inclusive os que acham que não têm filhos ou alunos com esses problemas - aprendam sobre dislexia e como lidar com ela o mais profundamente possível. Para isto, acesse o site da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Princípios Básicos da Redação de Correspondência

Importante:
As regras para redações via Internet
são as mesmas regras para redações no papel.
 
A correspondência,
neste caso,
não é simplesmente
um relacionamento entre pessoas.


Já publiquei aqui vários artigos sobre estes tipos de redação, que inclui redações oficiais, comerciais, etc. O problema quanto a isto é que se eu relatasse todas as características importantes sobre as redações de correspondência num mesmo artigo, o texto seria muito extenso, e a leitura, cansativa. Há, no entanto, que se destacar certos princípios que as diferem de outros tipos de redação, mesmo quando a correspondência se dá através da Internet. É preciso observar, por exemplo, que, quando se redige qualquer tipo de correspondência, alguns princípios quanto à mensagem, à linguagem, às formas de tratamento, a modelos padronizados mas não impedidos de serem adaptados, e ao endereçamento. Neste caso, "correspondência" não é apenas um relacionamento entre duas ou mais pessoas. É também o modo de organizar a redação. A desconsideração dessa organização causa insuficiência de informações e, consequentemente, de comunicação. Esta tem sido a principal causa de pedidos recusados ou indeferidos, prejuízos econômicos, vários tipos de mal-entenfidos, etc.
Para evitar tais problemas, s redação precisa ser planejada. O conteúdo da mensagem precisa ser bem definido antes do texto ser escrito. O remetente precisa ter ideias claras do que quer dizer ao destinatário. Por isto elas devem estar de acordo com uma sequência lógica e, em alguns casos,  até cronológica.
Isto significa que, mesmo nas relações via Internet, o estilo da redação deve conter clareza, concisão, precisão, polidez, harmonoa e correção. Portanto, mesmo sendo uma correspondência via Internet, é preciso manter a estrutura do texto. Nas cartas particulares, que também são correspondências, a linguagem pode ser informal, mas um documento oficial ou comercial necessita ter um estilo útil, direto, sem muitos apelos para aspectos afetivos. As cartas e os documentos comerciais precisam de um estilo formal porque a mensagem precisa ser tão clara e, ao mesmo tempo, tão impessoal quanto for possível.
Como conclusão, posso dizer isto: o destinatário precisa entender o que o remetente quer dizer. Isto significa que o autor da redação precisa conhecer o sentido exato de cada palavra usada por ele para escolher as que revelam suas ideias com mais clareza. Isto evitará desentendimentos.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Os Tratamentos Pessoais e Suas Respectivas Abreviaturas

Mesmo se o documento for enviado pela Internet
(e-mail ou um site)
a formalidade é necessária
Nas redações oficiais,
os tratamentos pessoais
precisam ser formais
e abreviados.

Nas redações de requerimentos e documentos oficiais em geral, o tratamento pessoal é sempre formal e na forma plural, incluindo o pronome possessivo na terceira pessoa do plural (Vosso ou Vossa) mesmo numa mensagem dirigida a uma pessoa. Estes procedimentos devem ser mantidos mesmo nos envios através da Internet. É importantíssimo adequar o tratamento de acordo com o cargo ou título social que o destinatário ocupa ou possui. Observe os exemplos abaixo.

V.Exa. - Vossa Excelência. Quando o destinatário for um governador, prefeito, embaixador, ministro ou secretário federal, estadual ou municipal. Para o presidente da República a forma de tratamento é a mesma, mas sempre por extenso, não abreviada. Plural: Vossas Excelências - V.Exas.

V.Sa - Vossa Senhoria. É a forma usada nas correspondências comerciais oficiais destinadas a pessoas que ocupam cargos hierarquicamente menos importantes no serviço público. Plural: Vossas Senhorias - V.Sas.

V.Reva. - Vossa Reverência. Tratamento destinado a sacerdotes em geral. Plural: Vossas Reverências - V.Revas.

V.A. ou S.A. - Vossa Alteza ou Sua Alteza. Tratamento destinado a príncipes e princesas. Plural: Vossas Altezas (V.AA.) ou Suas Altezas (S.AA.).

V.M. ou S.M. - Vossa Majestade ou Sua MajestadeMajestade. Tratamento destinado a um rei, uma rainha, um imperador ou uma Imperatriz. Plural: Vossas Majestades (V.MM.) ou Suas Majestades (S.MM.).

V.S. ou S.S. - Vossa Santidade ou Sua Santidade. Refere-se ao papa. Como nunca há dois papas ao mesmo tempo, não há o tratamento na forma plural. 

V.Ema. ou S.Ema. - Vossa Eminência ou Sua Eminência. Para cardeais. Plural: Vossas Eminências (V.Emas.) ou Suas Eminências (V.Emas.).

V.Exa. Revma. - Vossa Excelência Reverendíssima. Tratamento destinado a um bispo ou a um arcebispo. Plural: Vossas Excelências Reverendíssimas (V.Exas. Revmas.).

Vossa Senhoria - a pessoa com quem se fala.

Sua Semhoria - a pessoa de quem se fala.

sábado, 20 de agosto de 2016

Detalhes Importantes Sobre Redação de Correspondência Via Internet

Mesmo através da Internet,
há regras que precisam
ser respeitadas.

Toda regra existe por alguma razão. As regras de redação têm a função de facilitar a comunicação, que é constituída pelo envio e recebimento de informações e pela reação (entendimento, resposta, etc.) de quem as recebe. Portanto, as regras são detalhes muito importantes em muitas situações. Eu tenho visto que os artigos sobre a correspondência oficial e a comercial estão sempre entre os mais procurados no Redafácil. Isto me fez lembrar sobre as necessidades específicas das redações de correspondência em geral e da preservação de algumas regras de redação nelas.
Quando se redige qualquer correspondência - inclusive por e-mail - é preciso manter princípios gerais quanto à mensagem, ao estilo de linguagem, às formas de tratamento, aos modelos padronizados e quanto ao endereçamento. A razão disto é simples: algumas pessoas cometem o erro de achar que a correspondência via Internet não precisa seguir as mesmas regras de uma correspondência via Correios. Lembre-se: por mais íntimo que seja o relacionamento entre duas pessoas, uma correspondência de pedido de emprego, de relação de negócios, de interesses profissionais, etc., não pode ser como uma correspondência qualquer com expressões tais como "E aí, meu irmão?", "Pois é, cara!", ou com o uso do "internetês". A correspondência é assim chamada porque constitui o  modo de organizar elementos de um documento. Isto significa que a desconsideração das regras para esta finalidade prejudica a comunicação. Quando se trata de relações oficiais ou comerciais, pode causar pedidos indeferidos, avisos incompreendidos e várias outras inconveniências que afetam a vida prática. 
Quanto ao conteúdo do texto, este precisa ser muito bem definido. Vem daí a ração pela qual o "internetês" precisa ser evitado. O rementente tem que demonstrar ideias claras, sem deixar possibilidades de dúvidas quanto ao que quer dizer. Por isto as palavras precisam ser completas e ortograficamente corretas, além de terem que estar sequencialmente bem organizadas. Essa sequência precisa ser, inclusive, cronológica. Seguir a tradicional regra do começo, meio e fim ainda é uma das melhores formas de evitar entendimentos equivocados. 
Não basta expor ideias corretamente. É preciso levar em conta algumas características do destinatário (a pessoa a quem a mensagem é dirigida): sua procissão, sua posição social, etc. Não adianta, por exemplo, fazer um pedido com um texto repleto de razões particulares. É preciso optar pela melhor maneira de obter o atendimento desejado, e para isto seus argumentos precisam ser baseados em leis municipais, estaduais e federais e nos seus direitos dentro dos limites estabelecidos por elas. 
Quanto ao resto, basta seguir os mesmos conselhos válidos para todos os tipos de redação:clareza, concisão, correção, tratamento respeitoso em qualquer situação, harmonia, polidez, etc. Estes são valores que sempre facilitam resultados satisfatórios. O contrário disto só trará mais aborrecimento para ambas as partes.

Obs.: eu me referi principalmente a correspondências via e-mail mas as mesmas regras também são necessárias em correspondências via sites profissionais, comerciais ou de relacionamentos comerciais e profissionais como, por exemplo, o LinkedIn. 

Foto: Arquivo Google. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Redafácil Tem Mais de Dez Mil Leitores Assíduos no Brasil

Ontem
o blog foi acessado
por pessoas
em todos os estados brasileiros 
e em outros países. 


O site de estatísticas Revolver Maps, que fornece os dados de geolocalização mostrados no globo e no mapa no cabeçalho do blog, mostrou que durante o dia de ontem o Redafácil recebeu acessos de leitores de todos os estados do Brasil. Segundo os dados, o número de pessoas que acessam o blog assiduamente no Brasil já passa de 10.650. Eles fazem parte de um grande número de leitores frequentes que estão no Brasil e outros 44 países. 
O Revolver Maps informa que o que ocorreu ontem é um fato que vem se repetindo desde 19 de abril deste ano, quando o site começou a calcular as estatísticas do Redafácil. Entretanto, especificamente ontem, vieram acessos de 60 municípios do Paraná, 108 de São Paulo, 72 do Rio Grande do Sul, 27 do Rio de Janeiro, 79 da Bshia, três do Distrito Federal (inclusive Brasília), 29 do Pará, 18 do Espírito Santo, 17 do Mato Grosso do Sul, 18 da Paraíba, 115 de Minas Gerais, 10 de Sergipe, 24 do Maranhão, 16 do Piauí, 15 de Alagoas, 36 de Pernambuco, 36 do Rio Grande do Norte, nove do Amazonas, 39 do Ceará, 44 de Santa Catarina, 19 do Mato Grosso, 37 de Goiás, seis de Rondônia,  seis de Tocantins, um do Amapá, 19 do Acre e um de Roraima. 
Também ontem os leitores que acessaram o Redafácil nos Estados Unidos estavam em 39 cidades de 19 estados: nove na Califórnia, uma (Nova Iorque) no estado de Nova Iorque, cinco na Flórida, uma em Connecticut, duas no estado de Washington, uma em West Virginia, uma na Carolina do Norte, duas no Kansas, uma no Wisconsin, três em Nova Jersey, cinco na Virgínia, duas em Indiana, uma em Illinois, uma (Washington, a capital do país) no Distrito de Columbia, uma na Pensilvânia, duas no Tennessee, uma na Geórgia e uma em Iowa. Os demais países citados pelo Revolver Maps foram Federação Russa, Angola, Moçambique, Portugal, Venezuela, Colômbia, Japão, França, Noruega, Cabo Verde, México, Alemanha, Espanha, Suíça, Panamá, Bélgica, Argentina, Canadá, Costa Rica, Peru, Luxemburgo, Países Baixos, Guiné-Bissau, Índia, República Dominicana, Irlanda, Chile, Lituânia, África do Sul, Timor-Leste, Bolívia, República Checa, Reino Unido, Moldávia, Hong Kong, Itália, Austrália, Equador, Quênia e Jordânia. 
Segundo o Blogger, hoje, de zero hora às 14:30, o Redafácil foi aceesado por grande número de pessoas no Brasil, Estados Unidos, Rússia, Angola, França, Moçambique, China, Alemanha, Índia e Quênia. Estes foram apenas os dez países com maior número de leitores naqueles momentos. 

Fonte: Revolver Maps

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Estudantes: evitem o excesso de prosopopeias.

Muito frequentes
nas histórias em quadrinhos
e nos desenhos animados,
elas se refletem
nas redações dos estudantes.


A ilustração usada neste artigo é uma das tiras da série "Calvin & Hobbes" (no Brasil, "Calvin & Haroldo"), do norte-americano Bill Waterson. A quem não conhece a série, explico que "Haroldo" é um tigrinho de pelúcia, mas para Calvin, que tem seis anos, ele é um amigo de verdade que pensa, fala, etc.
Este é apenas um dos muitos exemplos de prosopopeias que frequentemente surgem em histórias em quadrinhos e desenhos animados: muitos personagens (o Pato Donald, Mickey, o Pica-Pau, etc.) são animais com características humanas. 
Nas redações, as prosopopeias também sao usadas com muita frequência embora nem sempre sejam intencionais. Sao recursos de linguagem muito comuns no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em vestibulares e em concursos públicos que atribuem sentimentos e outras características próprias dos humanos a objetos e seres de outras espécies. Portantanto, prosopopeia é o mesmo que personificação. É uma figura de linguagem em que objetos, seres não humanos ou pessoas que já faleceram ganham personificação. 
Não é errado usar esses recursos numa redação. Há situações em que as prosopopeias são ideias excelentes quando se tornam metáforas. Entretanto, numa prova, quando são muito usadas, podem causar aos corretores a falsa impressão de que os autores quiseram prolongar o texto para ocupar espaços (ou, como se diz popularmente,  tentaram "encher linguiça"). Aconselho principalmente aos estudantes: usem as prosopopeias com moderação.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

A Importante Relação Entre Redação e Leitura

Obs.: a palavra "ideias"
está acentuada
porque a ilustração foi feita
antes da última reforma ortográfica.
 
A opinião na ilustração
é de Pablo Neruda.

Ele não estava totalmente equivocado nem absolutamente certo. Para muita gente - especialmente no Brasil, país onde o ensino de redação não recebe a prioridade necessária - expor as ideias não é tão facil quanto o poeta chileno pensava. A dificuldade se agrava devido a um outro fato lamentável: infelizmente, o hábito de ler não é o que se poderia chamar de uma tradição brasileira
Antes que alguém me pergunte o que o hábito de ler tem a ver com redação, volto a dizer o que digo frequentemente: quem lê mais escreve sempre cada vez melhorCompor uma redação é uma atividade que requer o domínio de capacidades linguísticas que só quem lê frequentemente aprende com facilidade. A redação está intimamente ligada à literatura porque envolve o ato de formular pensamentos e o de expressá-los por escrito. Fazer uma redação não é apenas escrever, é escrever tão corretamente quanto possível e organizar as ideias sobre o tema coerentemente. A linguagem escrita está relacionada com a literária não em sentido estrito, mas pela natureza do trabalho escrito: é feito para que alguém o leia e compreenda o que está escrito. 
A condição básica para se obter um bom nível de redação é a presença clara do conteúdo que se quer expressar, e isto se adquire lendo boas obras literárias. Só podemos enunciar claramente o que conhecemos bem, mas é necessário um ótimo domínio sobre as regras textuais para comprovar esse conhecimento. O leitor só se convencerá do grau de conhecimento do redator se este expor suas ideias clara e corretamente. 
Vem daí, para a redação, a importância de uma boa bagagem cultural de seu autor. O ato de escrever tem que ser fundamentado num hábito já radicado a partir do ensino escolar, mas principalmente de um hábito de leitura. Somente a leitura é capaz de fazer com que quem tenha que fazer redações (e todos nós sempre temos) assuma uma disciplina mental para isto. Essa disciplina se dá pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outras pessoas escreveram. Isto acontece por uma razão fácil de ser compreendida: a redação é uma formulação de pensamentos que precisam ser organizados de forma criativa. Isto só pode ser revelado por quem vê frequentemente diferentes estilos redacionais para aprender a aperfeiçoar o seu próprio. Ou seja: isto só pode ser conseguido por quem lê muito.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Realidade Atual Exige Novo Conceito para "Dissertação"

"Dissertar"
não significa apenas
descrever fatos
e emitir opiniões.


O estudante de nível médio é alguém que está se preparando para um curso de nível superior. Portanto, precisa, desde o mais cedo possível, aprender a produzir redações de alto nível. No mundo atual, a dissertação, que é o tipo de redação mais exigido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), já não é simplesmente a descrição de fatos. 
No Enem, exige-se como dissertação simplesmente um texto com opiniões e argumentos. Opiniões são ideias sobre realidades. Nem sempre são ideias corretas, mas sempre são importantes. Portanto as análises baseadas em opiniões nem sempre condizem com ideias provenientes de observações melódicas dos fatos. Isto significa que, desde o mais cedo possível, os alunos precisam aprender o seguinte:
Os fatos são elementos variáveis que geram hipóteses. Estas são elementos testáveis que geram teorias. As teorias geram implicações, previsões e conclusões que trazem à tona novas observações que revelam novos fatos que poem confirmar ou negar teorias. Teorias negadas provocam novas hipóteses e novas observações sistemáticas.
Este parece ser um método científico. Entretanto, num mundo cada vez mais globalizado, com concorrências num mercado de trabalho cada vez mais exigente, a redação dissertativa exigida nas provas não pode continuar sendo apenas um texto com opiniões e poucas argumentações. O aluno precisa aprender a dissertar por meio de uma tese. Não tão extensa quanto uma tese universitária, mas uma tese mostrando sua capacidade de aplicação de um método de análise e interpretação. A argumentação não deve mais ser apenas uma defesa de suas opiniões, e sim uma demonstração de lógica no texto citando exemplos reais que induzam os leitores à aceitação da tese. O grande problema é que, no Brasil, a péssima qualidade está muito aquém disto. O resultado que se reflete nas redações no Enem todos os anos espelha o nível de aprendizagem de uma maneira geral.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Visitas ao Redafácil Aumentam Cerca de 30% por Dia

A informação
é do Alexa.com.

O Alexa.com informa que, desde sua criação, o Redafácil vem recebendo acessos de cada vez mais leitores e até hoje não foi registrada uma rejeição sequer. O site informa também que nos últimos 30 dias o blog, que oferece "dicas" para redação, tem recebido um acréscimo de 30 por cento de visitas por dia. Entre outros sites de redação que o recomendam a seus leitores, constam "O Blog de Redação" e o "Refinando a Escrita".
O Redafácil é um blog sazonal. O número de visitas aumenta consideravelmente durante os períodos de aulas no Brasil. Este é um dado compreensível: muitos dos leitores são estudantes que o procuram nesses períodos. Entretanto, como confirma o site SimilarWeb, a maioria dos leitores do blog o acessam em horários de trabalho e nos locais em que trabalham.
O Alexa.com é o site do Alexa, um serviço da Amazon que informa quantos usuários da Internet visitam um determinado blog ou site por dia, semana, mês e ano. É possível obter esses dados fornecendo apenas o endereço eletrônico (URL) do blog. Os dados são resultantes de cálculos e por aproximação.
Na coluna coluna que mostra as visitas mais recentes e as que estão ocorrendo enquanto você lê este artigo, você vê em quais cidades do Brasil e em que outros países os leitores estão. Clicando no mapa abaixo do cabeçalho, abrirá uma página com informações mais abrangentes.