"Velho" e "antigo"
têm o mesmo significado?
Numa página no Facebook, sobre coisas antigas (fatos, objetos, etc.) às vezes alguém faz postagens sobre algo ocorrido na década de 1990 e alguém comenta que fatos e objetos daquela década não são antigos. Muitas pessoas acham que "antigo" é algo relativo ao que ocorreu ou ocorria há mais de 50 anos. Outras dizem que "antigo" é algo relacionado à sua própria infância ou adolescência, ainda que isto tenha ocorrido há cerca de 20 anos ou pouco menos.
Sob o ponto de vista da História, "antigo" é tudo que se refere à Antiguidade. A Idade Antiga ou Antiguidade é o período histórico que se extende desde a invenção da escrita (cerca de 4 mil anos antes de Cristo) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C - "depois de Cristo"). Porém, as palavras "antigo" e "antiga" são frequentemente muito usadas com referência a qualquer coisa que já existiu há décadas, há alguns anos ou ainda existe, funciona, mas tem dez anos ou mais. Nestes termos, "antigo" assume o mesmo significado de "velho". Por exemplo, um carro velho como o da foto.
Por sua vez, as palavras "velho" e "velha" é algo que existe ou existiu há muito tempo. Também pode ser algo que existe há pouco tempo mas já não está mais em condições de uso. Inutilizado. Obsoleto. Que não tem mais razão para continuar existindo. Concluo, portanto, que as definições para "velho", "velha", "antigo" e "antiga" não são exatamente corretas ou erradas. São pessoais, de modo que o que é velho para algumas pessoas nem sempre é antigo. E vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!