segunda-feira, 14 de maio de 2018

A expressão "elo de ligação" é correta?

Uma sequência de elos numa corrente.

A palavra "elo"
é uma metáfora.



Um elo.

Já me perguntaram diversas vezes se "elo de ligação" é uma redundância. Na verdade, é um pleonasmo. A diferença é que, numa redundância (ou numa expressão redundante), há duas ou mais palavras quando bastaria apenas uma para definir o que se quer dizer. Num pleonasmo, existe a redundância, mas com o propósito de dar mais ênfase à expressão.  Exemplos:
  • Redundância:
    Subir para cima - Como o verbo subir já indica movimento unicamente para cima, não há necessidade de dizer que é "para cima". Basta dizer ou escrever "subir". 
  • Pleonasmo:
    Vi com meus próprios olhos - Trata-se de uma redundância porque ninguém pode ver algo com os olhos de outra pessoa, mas, ao ser acrescentada ao verbo ver, a expressão "com meus próprios olhos" reforça minha intenção de que o que eu vi foi incrível mas foi real. Portanto, é um pleonasmo. 
    Um elo é algo que pode ser considerado uma via de relação entre duas ou mais pessoas ou coisas, ou entre dois ou mais fatos. Em casos assim, a palavra "elo" funciona como uma metáfora baseada nos elos de uma corrente. Numa das fotografias que ilustram esta postagem, há uma sequência de elos formando uma corrente, com cada elo interligando os outros. Na outra, há apenas um elo, que é apenas uma peça, mas ainda assim é um elo. Cada elo estabelece uma ligação entre os outros, o que faz com que "elo de ligação" seja realmente uma redundância, mas também se trata de um pleonasmo porque "de ligação" reforça seu significado. Assim, embora seja uma redundância, seu uso é corre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!