terça-feira, 9 de agosto de 2016

A Diferença entre "Eficiente" e "Eficaz"

Ao invés de fazer
uma redação eficiente,
tente fazer
uma redação eficaz.


Em muitos dicionários, as palavras "eficiente" e "eficaz" são citadas como se tivessem o mesmo significado. Entreanto são palavras com significados diferentes, e se você conhecer essa diferença, seu nível de redação pode melhorar muito. Suas redações, se já são eficientes, poderão se tornar eficazes.
Um plano eficiente é um plano que traz bons resultados. Um plano eficaz é um plano que traz ótimos resultados. Numa empresa, um funcionário eficiente é um funcionário que sabe fazer seu trabalho, mas um funcionário eficaz é o que faz seu trabalho sempre de uma forma cada vez melhor.
Isto significa que a eficiência é a capacidade de fazer bem feito e a eficácia é a capacidade de fazer cada vez melhor. Agora que você já sabe disso, deixe de fazer redações apenas eficientes e torne-as cada vez mais eficazes.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

"Paralimpíada" ou "Paraolimpíada"?

Muita gente usa
as duas palavras.
Estudantes querem saber
qual é a correta?


Como a olimpíada deste ano está ocorrendo no Brasil, há estudantes que vêem nisto um motivo para o evento ser um possível tema para a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que ocorrerá em novembro. Por isto muitos deles querem saber se o nome correto do evento do qual participam atletas com deficiências é "paralimpíada" ou "paraolimpíada".
Em primeiro lugar é preciso lembrar que, apesar de profissionais de comunicação dizerem constantemente "olimpíadas de 2016", a forma correta é "olimpíada de 2016". Os esportes praticados são vários, mas o conjunto dos jogos é apenas uma olimpíada. O emprego da palavra "olimpíadas" (plural) só correto ao se referir a duas ou mais olimpíadas. Por exemplo: as olimpíadas de 2006 e 2014.
Quanto às palavras "paralimpíada" e "paraolimpíada", eu prefiro a segunda. No Brasil era considerada a correta até poucos anos, quando o "o" foi suprimido para ser adotada a palavra usada nos demais países onde o português é a língua oficial: "paralimpíada". O prefixo para se deve ao fato de ser um evento paralelo à olimpíada. Pela mesma razão, a palavra paraolímpico foi substituída por paralímpico.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Desinformação Causa Desenvolvimento Insuficiente em Redações

Ao ensinar redação,
o professor tem que ensinar o aluno
a observar a abrangência dos temas.
Alunos e professores
têm que estar atentos a isto.


Os enganos cometidos pelos estudantes são facilmente notados em redações no Exame Nacional de Ensino Médio e nos vestibulares todos os anos. Um deles é pensar que o desenvolvimento é a parte principal. Numa redação, todas as partes são igualmente importantes. A introdução, como o nome já indica, tem a função de introduzir o leitor no tema sobre o qual ele lerá. O desenvolvimento é uma sequência da introdução e também tem a função de preparar o leitor para o que ele lerá na conclusão. 
A redação tem que ser sucinta, mas não pode ser curta demais. Por isto os estudantes precisam se manter muito bem informados sobre todos os fatos importantes que acontecem no país e no mundo. Qualquer notícia em destaque ou fato que gere polêmica pode ser um tema para redação. Uma leitura superficial dos fatos não será suficiente para escrever um texto qualitativo, e isto certamente dificultará o desenvolvimento. Essa dificuldade é facilmente percebida pelos corretores. Eles percebem quando, no desenvolvimento da redação, o aluno tenta suprir sua falta de conhecimentos e consequentemente foge ao tema. O desenvolvimento se torna longo mas, ainda assim, insuficiente e desvinculado do tema. Quando isto ocorre, é claro que prejudica também a conclusão. 
Isto me leva a dar alertas e sugestões também aos professores. É importante que eles apertem seus alunos sobre cuidados necessários com os temas de grande abrangência. Cabe aos professores ensinar os alunos a identificar palavras-chaves que lhes permitam traçar os melhores caminhos para os desenvolvimentos mais adequados ao possível tema a ser proposto. 
Para isto, sugiro que os professores apliquem provas simuladas de redação em salas de aula usando como reforço textos motivacionais. Mais conhecidos como "textos de apoio", eles ajudam o estudante a ampliar seus conhecimentos sobre o tema desenvolvido
O aluno precisa dessas informações para obter mais informações para si mesmo. Nesses simulados, o professor pode criar meios para descobrir se - e até que ponto - isto acontece com seus alunos. Isto pode ser feito pelo menos duas vezes por mês, com temas de grande e pequena abrangência. Isto permitirá que o aluno se famiarize com as duas situações.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A Importância de Saber os Vários Significados de uma Palavra

O conhecimento
de vários significados de uma mesma palavra
comprova conhecimentos gramaticais
e criatividade na redação.
 
O conhecimento
de múltiplos significados
de uma mesma palavra
ajuda muito a desenvolver melhor
uma redação.


Você alguma vez já imaginou que as palavras "ópera" e "interruptor" podem ter relações com as atividades da profissão que você exerce ou escolherá, seja esta qual for?  Pois é! Quanto melhor você souber desenvolver uma redação, maiores poderão ser suas chances de obter sucesso na vida. Isto porque seu sucesso não dependerá apenas de seus conhecimentos profissionais. Dependerá também de seus conhecimentos do idioma que você fala.
Tomemos como exemplo a palavra "ópera". Ao ouvi-la, a maioria das pessoas logo se lembram daquele tipo de espetáculo teatral geralmente acompanhado por uma orquestra e com personagens que "falam" cantando.
Esses espetáculos são chamados "óperas" porque resultam de combinações entre roteiros e composições musicais, montagem de cenários, vestuários, iluminação, sonorização, etc. Ou seja:
resultam de muitos trabalhos executados por muita gente.
A palavra "ópera" surgiu como uma paralização da palavra "opus" ("trabalho" em latim). Vem daí a palavra "operário", geralmente usada para designar o funcionário da linha de produção de uma fábrica ou um trabalhador da construção civil. "Operário" é, originalmente, qualquer pessoa capaz de realizar uma obra.
Quando alguém menciona a palavra "interruptor", imediatamente vem à sua memória aquele dispositivo geralmente introduzido numa parede, com o qual se acende ou se apaga a luz numa sala. Certo? Sim, mas você tem que saber que aquele dispositivo é assim chamado porque, para apagar a luz, ele interrompe a passagem de corrente elétrica.
Isto significa que "interruptor" é qualquer coisa, pessoa, fato ou circunstância que interrompa o desenvolvimento de um plano, de uma ação, de uma atividade,  etc. Tenha a certeza de que durante sua vida profissional muitas vezes em que surgirão elementos interruptores.
Num dicionário, procure outras palavras que você conheça e que tenham significados diferentes. Não se limite a apenas saber quais são esses significados. Estude-os com profundidade. Uma boa gramática lhe será muito útil para isto. Se você usar estas palavras com significados diferentes dos mais conhecidos e que sejam adequados aos temas das redações, isto comprovará seu grau de conhecimentos gramaticais e sua criatividade para inovar em redações. 

sexta-feira, 29 de julho de 2016

A Importância da Redação na Vida

As redações dos estudantes
evidenciam sinais básicos
de seu preparo para a vida. 
Através da redação,
os estudantes revelam aptidões
para a vida na sociedade.


Os professores que dizem que não se deve dar tanta importância às redações nas provas estão prestando um desserviço aos seus alunos e à educação. Através das redações, as pessoas - não somente os estudantes - demonstram sua cultura geral e suas capacidades de raciocínio concludente. Essas capacidades são comprovadas nos textos em que os autores mostram suas argumentações com coerência e apresentam suas deduções da mesma maneira. 
No Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares, essa coerência deve ser rigorosamente cobrada e exigida nas redações. Por mais que os temas propostos pareçam abstratos, não condizentes com a realidade vivida pelos estudantes, é preciso que eles saibam que tudo que acontece no Universo tem alguma forma de relação com todas as pessoas, e eles não são exceções. Por isto as redações sempre têm e precisam ter influências enormes nas notas gerais. Nas redações, eles têm a necessidade e a oportunidade de mostrar que sabem como essas relações acontem ou, se assim pensam, por que acham que elas não existem. 
Esses também são motivos que fortalecem a necessidade de que haja a mais rigorosa obediência às regras gramaticais nas redações. Elas precisam ser bem entendidas por quem as lerá, e as regras da gramática existem exatamente para facilitar esse entendimento. As redações não são apenas uma obrigatoriedade "chata" imposta aos estudantes; elas são oportunidades que eles têm para oferecer sugestões à sociedade em geral. Mesmo que essas sugestões jamais sejam adotadas, resta o fato de que, ao fazer a redação, eles não deixaram de tentar dar suas contribuições. 
No Enem e nos vestibulares, os temas propostos são geralmente genéricos. Isto é ótimo para os estudantes, pois lhes permite amplas oportunidades para várias opções de abordagem. Os corretores avaliarão os textos, não as opiniões de seus autores, mas estes recebem e usam a oportunidade de se expressar - isto é: a tão solicitada e necessária liberdade de expressão. Neste ponto, é importante lembrar que "liberdade de expressão" é liberdade para expor ideias, opiniões, sugestões, não para escrever como quiser. Portanto, palavras abreviadas como as usadas na Internet, jargões, termos chulos, têm que ser evitados. Também devem ser evitados ditados populares, frases bíblicas e outros recursos que pareçam intenções de apenas ocupar espaços nas folhas de redações. 
Se há "professores" que dizem que, numa prova, não se deve dar tanta importância à redação, felizmente há professores que afirmam o contrário. Estes consideram as redações como as formas mais eficientes de avaliar as condições dos estudantes no Enem e nos vestibulares, e dos candidatos nos processos seletivo (concursos públicos). Realmente, as habilidades necessárias à produção de uma boa redação, demonstrando capacidade de argumentações coerentes e uso correto da norma culta do idioma, são os primeiros passos para o sucesso na vida profissional e para consolidar o sucesso na vida social. Os textos não precisam ser totalmente corretos, mas têm que ser corretos o suficiente para comprovar que seus autores são capazes de se expressar eficazmente em qualquer situação. Isto é muito importante para a vida.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

"Posso fazer uma redação sobre mim mesmo?"

Ilustração: Arquivo Google
Esta é
uma das perguntas
mais frequentes
dos leitores.


Geralmente, no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), nos vestibulares e em concursos públicos, os temas para redação são propostos nas provas. No entanto há ocasiões em que são "temas livres". Nestes casos um dos principais objetivos é avaliar o domínio do idioma nacional ou estrangeiro através da escrita. Num processo seletivo, quando  o tema é "livre", isto não significa que o autor da redação possa escolher o tema que quiser. O objetivo é dar a ele a oportunidade de mostrar sua capacidade de escolher o tema que ele mesmo considera o mais adequado para a ocasião. É a oportunidade para mostrar seu nível de conhecimentos profissionais escolhendo o tema mais apropriado para o cargo almejado. 
Numa situação assim, se você quiser escrever sobre si mesmo, faça isto destacando seus conhecimentos profissionais ou sobre o cargo a ser conseguido. Aproveite a oportunidade para destacar valores, expor conceitos, revelar seus desejos profissionais e suas expectativas. Desta forma os selecionadores poderão obter de você um perfil condizente com o que eles esperam de um candidato à vaga oferecida. 
Como eu já disse anteriormente, o tema livre não é necessariamente uma permissão para você fazer uma redação sobre o que quiser. É um recurso que muitos selecionadores usam para observar a criatividade do concorrente à vaga oferecida quanto à escolha do tema mais apropriado. Também tem como objetivo fazer com que o candidato demonstre segurança quanto ao que escreverá. 
Uma redação sobre si mesmo(a) é uma faca de dois gumes. Pode ajudar ou prejudicar o candidato. Falar sobre suas próprias habilidades é fácil, mas comprová-las nem sempre é tão fácil assim. Há o risco de incluir no texto habilidades que você pensa que tem mas talvez não tenha, e os selecionadores são sempre suficientemente experientes para perceber casos assim. Em casa, como treinamento, faça redações somente com informações verdadeiras e facilmente comprováveis.
Se você deseja outras "dicas", há muitas neste blogue. Basta digitar no espaço para pesquisas o que procura. Se não encontrar o que deseja, faça sua solicitação no espaco para comentários. Terei prazer em lhe ajudar.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Responda às suas próprias perguntas.

Organize
a estrutura da redação
fazendo perguntas
a si mesmo(a).


Frequentemente estudantes que se preparam para participar do próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) demonstram que querem aprender a argumentar na redação. Ou seja: há situações em que eles têm conhecimentos sobre o tema proposto, têm opiniões formadas a respeito do assunto mas precisam aprender a justificá-las no texto. 
Há vários artigos sobre argumentação no Redafácil. Para encontrá-los, digite argumento ou argumentação no espaço para pesquisas no alto desta página. Aqui, dou uma dica que poderá lhe ajudar muito a elaborar sua argumentação no rascunho da redação. 
Para não perder tempo durante a prova, treine isto em casa. Já que sua dificuldade é argumentar sobre um assunto que você conhece, escolha o tema que quiser para fazer sua redação. Antes de escrevê-la, faça o rascunho seguindo a sequência introdução-desenvolvimento-conclusão. No primeiro espaço - ou seja, onde seria a introdução - escreva as perguntas:
1 - O que sei sobre o tema?
2 - Qual é a minha opinião sobre o que sei?
3 - Como e por que isto acontece?

Para facilitar o desenvolvimento, as três perguntas básicas são:
1) Como posso comprovar o que sei?
2) Quais são ou podem ser as causas e as consequências do que sei?
3) Como isto acontece?

Para a conclusão, basta uma pergunta:
- Qual é a minha dedução?

Respondendo a estas perguntas na sequência proposta aqui, você ganhará tempo, pois as repostas já serão um rascunho resumido e organizado para facilitar o texto final.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Readapte seu estilo de redação com bom senso.

O avanço de tecnologias
causa mudanças na linguagem,
mas o bom senso
tem que prevalecer.


O número de pessoas que acessam o Redafácil duplica de uma semana para outra. Isto tem dois significados positivos: além dos leitores que acham que têm dificuldades em redação, há os que têm bons níveis mas estão interessados em melhorá-los sempre. São pessoas que sabem que os avanços da globalização mundial e das tecnologias em geral levam às necessidades de mudanças nos processos de redação. Isto acontece porque os avanços tecnológicos incluem principalmente os processos de informação, nos quais a redação assume funções cada vez mais importantes.
Todos esses avanços promovem inevitáveis mudanças nas linguagens falada e escrita. São adaptações exigidas pelas novas necessidades que surgem constantemente num mundo em constantes transformações políticas, sociais, etc., que exigem de todos a capacidade de nos comunicarmos de forma cada vez mais dinâmica, mas tendo o bom senso de manter a clareza nas informações faladas e escritas. 
A comunicação é uma troca de informações. Ela só se consolida como comunicação de fato quando se confirma que as informações dadas pelas pessoas envolvidas no processo são comprovadas como bem entendidas. As novas tecnologias - especialmente as de informação (TI) - trazem o surgimento de novas palavras e, com o tempo, até modificam os significados de outras já existentes. Novas palavras trazem novas expressões e representam mudanças nos vocabulários informal e formal. Entretanto, a necessidade cada vez maior de uma comunicação mais rápida também causa a necessidade de maior clareza possível nas informações. Essa necessidade de readaptação acentua outra: o bom senso de uso da escrita correta. A mensagem tem que ser dinâmica e sucinta. Quanto mais correta for a escrita, mais clara e dinâmica será a mensagem. 
Esta necessidade de uma escrita tão correta tem muito a ver principalmente com certos objetivos e com o tipo de público ao qual ela é dirigida. Numa rede social como o LinkedIn, por exemplo, esse cuidado é extremamente necessário. O LinkedIn é um site para relacionamentos estritamente profissionais; portanto o uso do "internetês" tem que ser evitado. 
A "nova linguagem da Internet" se popularizou em literalmente todas as redes sociais, chats, etc. Entretanto é também um recurso usado por pessoas que usam as abreviações por não saber escrever algumas palavras corretamente. Num site de relacionamentos profissionais, põe em dúvida o grau de comunicabilidade de quem o usa. 
É possível ser sucinto e claro numa informação sem abreviar palavras. Além disto não há justificativas para substituir "porque" por "pq" ou "não" por "n". O ato de digitar cinco ou quatro letras não leva um tempo muito maior do que a digitação de uma ou duas. Outra vantagem ao digitarmos as palavras corretamente:
Se você digitar "pq eles n entendem", muita gente entenderá a mensagem. Entretanto, se você digitar "porque eles não entendem", qualquer pessoa que ler a mensagem a entenderá. 
Se isto é possível numa mensagem curta, é fundamental numa redação mais complexa. Quanto mais você preservar o hábito de escrever ou digitar corretamente, menores serão suas possibilidades de errar quando o uso das palavras corretas for necessário. Além disto, basta seguir a estrutura recomendada na ilustração. Na introdução, um ou dois parágrafos com três ou quatro frases cada um já serão suficientes para preparar o leitor para o que ele lerá. O desenvolvimento pode conter cinco ou seis parágrafos com seis frases ou pouco mais em cada um. A conclusão é sempre uma resposta à pergunta: "O que se deduz de tudo isto (o 'isto' se refere ao tema da redação)?".
Eis por que mesmo numa postagem num blog, num e-mail, a redação precisa ser absolutamente correta quanto à escrita. Para o leitor entender a conclusão, ele terá que entender todo o texto. Palavras abreviadas podem dificultar o entendimento. Quando isto acontece, a comunicação não acontece.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Técnica, estilo ou tipo de redação?

O estilo de redação
é popularmente mais conhecido
como
"jeito de escrever".

Quando o assunto é redação, muitos estudantes costumam confundir "técnica" com "tipo" ou "estilo". Queiram ou não, eles precisam saber que as redações são atividades que terão que ser realizadas em vários momentos em suas vidas. Para isto recomendo que mantenham obediência ao que determinam as orientações básicas publicadas em vários artigos no Redafácil.
Em redação, não existem técnicas estabelecidas. Como tudo que há na vida, a linguagem escrita passa por intermináveis processos de evolução. Portanto, o que geralmente é chamado "técnica de redação" é uma orientação básica para auxiliar no desenvolvimento de redações. 
Isto quer dizer que as técnicas de redação são flexíveis. Precisam ser. Se não fossem, a evolução não ocorreria. Por isto, ao invés de se manter técnicas pré estabelecidas, deve-se atualizar os conhecimentos sobre as regras gramaticais, que são frequentemente readaptadas por causa do avanço do tempo e da finalidade da redação. 
Para ser bem entendida por quem a ouve, a narração de uma história ou de um fato precisa seguir a tradicional sequência "começo-meio-fim". O mesmo acontece nos casos de redações. Se a redação for, por exemplo, um requerimento, o começo-meio-fim é a melhor forma para justificar o que está sendo requerido. Nas redações exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e em vestibulares, que geralmente são dissertativas-argumentativas, este é sempre o melhor processo para desenvolvê-las. 
O que geralmente chamam de "técnica de redação" é uma forma estabelecida como se fosse uma regra para se expor ideias ou informações por escrito. Na verdade isto diz respeito às estruturas das frases, às ortografias das palavras e à aplicação correta das regras gramaticais. Não se trata exatamente de uma técnica, e sim de orientações que permitem ao autor da redação aprimorar sua capacidade de redigir. 
Em suma, a técnica é um conjunto de procedimentos. Numa redação, esses procedimentos se relacionam à ortografia, à escolha das palavras mais adequadas, etc. O estilo é a maneira que a própria pessoa desenvolve para escrever. Em linguagem menos formal, o estilo é o  "jeito de escrever" de cada pessoa.