O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Técnica, estilo ou tipo de redação?

O estilo de redação
é popularmente mais conhecido
como
"jeito de escrever".

Quando o assunto é redação, muitos estudantes costumam confundir "técnica" com "tipo" ou "estilo". Queiram ou não, eles precisam saber que as redações são atividades que terão que ser realizadas em vários momentos em suas vidas. Para isto recomendo que mantenham obediência ao que determinam as orientações básicas publicadas em vários artigos no Redafácil.
Em redação, não existem técnicas estabelecidas. Como tudo que há na vida, a linguagem escrita passa por intermináveis processos de evolução. Portanto, o que geralmente é chamado "técnica de redação" é uma orientação básica para auxiliar no desenvolvimento de redações. 
Isto quer dizer que as técnicas de redação são flexíveis. Precisam ser. Se não fossem, a evolução não ocorreria. Por isto, ao invés de se manter técnicas pré estabelecidas, deve-se atualizar os conhecimentos sobre as regras gramaticais, que são frequentemente readaptadas por causa do avanço do tempo e da finalidade da redação. 
Para ser bem entendida por quem a ouve, a narração de uma história ou de um fato precisa seguir a tradicional sequência "começo-meio-fim". O mesmo acontece nos casos de redações. Se a redação for, por exemplo, um requerimento, o começo-meio-fim é a melhor forma para justificar o que está sendo requerido. Nas redações exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e em vestibulares, que geralmente são dissertativas-argumentativas, este é sempre o melhor processo para desenvolvê-las. 
O que geralmente chamam de "técnica de redação" é uma forma estabelecida como se fosse uma regra para se expor ideias ou informações por escrito. Na verdade isto diz respeito às estruturas das frases, às ortografias das palavras e à aplicação correta das regras gramaticais. Não se trata exatamente de uma técnica, e sim de orientações que permitem ao autor da redação aprimorar sua capacidade de redigir. 
Em suma, a técnica é um conjunto de procedimentos. Numa redação, esses procedimentos se relacionam à ortografia, à escolha das palavras mais adequadas, etc. O estilo é a maneira que a própria pessoa desenvolve para escrever. Em linguagem menos formal, o estilo é o  "jeito de escrever" de cada pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...