O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Desinformação Causa Desenvolvimento Insuficiente em Redações

Ao ensinar redação,
o professor tem que ensinar o aluno
a observar a abrangência dos temas.
Alunos e professores
têm que estar atentos a isto.


Os enganos cometidos pelos estudantes são facilmente notados em redações no Exame Nacional de Ensino Médio e nos vestibulares todos os anos. Um deles é pensar que o desenvolvimento é a parte principal. Numa redação, todas as partes são igualmente importantes. A introdução, como o nome já indica, tem a função de introduzir o leitor no tema sobre o qual ele lerá. O desenvolvimento é uma sequência da introdução e também tem a função de preparar o leitor para o que ele lerá na conclusão. 
A redação tem que ser sucinta, mas não pode ser curta demais. Por isto os estudantes precisam se manter muito bem informados sobre todos os fatos importantes que acontecem no país e no mundo. Qualquer notícia em destaque ou fato que gere polêmica pode ser um tema para redação. Uma leitura superficial dos fatos não será suficiente para escrever um texto qualitativo, e isto certamente dificultará o desenvolvimento. Essa dificuldade é facilmente percebida pelos corretores. Eles percebem quando, no desenvolvimento da redação, o aluno tenta suprir sua falta de conhecimentos e consequentemente foge ao tema. O desenvolvimento se torna longo mas, ainda assim, insuficiente e desvinculado do tema. Quando isto ocorre, é claro que prejudica também a conclusão. 
Isto me leva a dar alertas e sugestões também aos professores. É importante que eles apertem seus alunos sobre cuidados necessários com os temas de grande abrangência. Cabe aos professores ensinar os alunos a identificar palavras-chaves que lhes permitam traçar os melhores caminhos para os desenvolvimentos mais adequados ao possível tema a ser proposto. 
Para isto, sugiro que os professores apliquem provas simuladas de redação em salas de aula usando como reforço textos motivacionais. Mais conhecidos como "textos de apoio", eles ajudam o estudante a ampliar seus conhecimentos sobre o tema desenvolvido
O aluno precisa dessas informações para obter mais informações para si mesmo. Nesses simulados, o professor pode criar meios para descobrir se - e até que ponto - isto acontece com seus alunos. Isto pode ser feito pelo menos duas vezes por mês, com temas de grande e pequena abrangência. Isto permitirá que o aluno se famiarize com as duas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...