O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A Importância de Saber os Vários Significados de uma Palavra

O conhecimento
de vários significados de uma mesma palavra
comprova conhecimentos gramaticais
e criatividade na redação.
 
O conhecimento
de múltiplos significados
de uma mesma palavra
ajuda muito a desenvolver melhor
uma redação.


Você alguma vez já imaginou que as palavras "ópera" e "interruptor" podem ter relações com as atividades da profissão que você exerce ou escolherá, seja esta qual for?  Pois é! Quanto melhor você souber desenvolver uma redação, maiores poderão ser suas chances de obter sucesso na vida. Isto porque seu sucesso não dependerá apenas de seus conhecimentos profissionais. Dependerá também de seus conhecimentos do idioma que você fala.
Tomemos como exemplo a palavra "ópera". Ao ouvi-la, a maioria das pessoas logo se lembram daquele tipo de espetáculo teatral geralmente acompanhado por uma orquestra e com personagens que "falam" cantando.
Esses espetáculos são chamados "óperas" porque resultam de combinações entre roteiros e composições musicais, montagem de cenários, vestuários, iluminação, sonorização, etc. Ou seja:
resultam de muitos trabalhos executados por muita gente.
A palavra "ópera" surgiu como uma paralização da palavra "opus" ("trabalho" em latim). Vem daí a palavra "operário", geralmente usada para designar o funcionário da linha de produção de uma fábrica ou um trabalhador da construção civil. "Operário" é, originalmente, qualquer pessoa capaz de realizar uma obra.
Quando alguém menciona a palavra "interruptor", imediatamente vem à sua memória aquele dispositivo geralmente introduzido numa parede, com o qual se acende ou se apaga a luz numa sala. Certo? Sim, mas você tem que saber que aquele dispositivo é assim chamado porque, para apagar a luz, ele interrompe a passagem de corrente elétrica.
Isto significa que "interruptor" é qualquer coisa, pessoa, fato ou circunstância que interrompa o desenvolvimento de um plano, de uma ação, de uma atividade,  etc. Tenha a certeza de que durante sua vida profissional muitas vezes em que surgirão elementos interruptores.
Num dicionário, procure outras palavras que você conheça e que tenham significados diferentes. Não se limite a apenas saber quais são esses significados. Estude-os com profundidade. Uma boa gramática lhe será muito útil para isto. Se você usar estas palavras com significados diferentes dos mais conhecidos e que sejam adequados aos temas das redações, isto comprovará seu grau de conhecimentos gramaticais e sua criatividade para inovar em redações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...