O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Responda às suas próprias perguntas.

Organize
a estrutura da redação
fazendo perguntas
a si mesmo(a).


Frequentemente estudantes que se preparam para participar do próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) demonstram que querem aprender a argumentar na redação. Ou seja: há situações em que eles têm conhecimentos sobre o tema proposto, têm opiniões formadas a respeito do assunto mas precisam aprender a justificá-las no texto. 
Há vários artigos sobre argumentação no Redafácil. Para encontrá-los, digite argumento ou argumentação no espaço para pesquisas no alto desta página. Aqui, dou uma dica que poderá lhe ajudar muito a elaborar sua argumentação no rascunho da redação. 
Para não perder tempo durante a prova, treine isto em casa. Já que sua dificuldade é argumentar sobre um assunto que você conhece, escolha o tema que quiser para fazer sua redação. Antes de escrevê-la, faça o rascunho seguindo a sequência introdução-desenvolvimento-conclusão. No primeiro espaço - ou seja, onde seria a introdução - escreva as perguntas:
1 - O que sei sobre o tema?
2 - Qual é a minha opinião sobre o que sei?
3 - Como e por que isto acontece?

Para facilitar o desenvolvimento, as três perguntas básicas são:
1) Como posso comprovar o que sei?
2) Quais são ou podem ser as causas e as consequências do que sei?
3) Como isto acontece?

Para a conclusão, basta uma pergunta:
- Qual é a minha dedução?

Respondendo a estas perguntas na sequência proposta aqui, você ganhará tempo, pois as repostas já serão um rascunho resumido e organizado para facilitar o texto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...