O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

"Paralimpíada" ou "Paraolimpíada"?

Muita gente usa
as duas palavras.
Estudantes querem saber
qual é a correta?


Como a olimpíada deste ano está ocorrendo no Brasil, há estudantes que vêem nisto um motivo para o evento ser um possível tema para a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que ocorrerá em novembro. Por isto muitos deles querem saber se o nome correto do evento do qual participam atletas com deficiências é "paralimpíada" ou "paraolimpíada".
Em primeiro lugar é preciso lembrar que, apesar de profissionais de comunicação dizerem constantemente "olimpíadas de 2016", a forma correta é "olimpíada de 2016". Os esportes praticados são vários, mas o conjunto dos jogos é apenas uma olimpíada. O emprego da palavra "olimpíadas" (plural) só correto ao se referir a duas ou mais olimpíadas. Por exemplo: as olimpíadas de 2006 e 2014.
Quanto às palavras "paralimpíada" e "paraolimpíada", eu prefiro a segunda. No Brasil era considerada a correta até poucos anos, quando o "o" foi suprimido para ser adotada a palavra usada nos demais países onde o português é a língua oficial: "paralimpíada". O prefixo para se deve ao fato de ser um evento paralelo à olimpíada. Pela mesma razão, a palavra paraolímpico foi substituída por paralímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...