terça-feira, 2 de outubro de 2018

A Polarização Política

Primeiramente,
saiba o que é
"polarização".

Quando alguém diz que a eleição deste ano no Brasil será "polarizada", parece não perceber que está dizendo algo óbvio demais: a polarização política nunca deixa de existir, seja num ano eleitoral ou não.  Portanto, para você ter certeza de que está usando o verbo "polarizar" adequadamente, preste atenção ao significado da palavra "polarização".
"Polarização" é o estabelecimento de um grau de comparação entre dois ou mais extremos diferentes. Na física, por exemplo, há a expressão "polarização eletromagnética", que se refere a uma medida para orientar vetores dos campos elétrico e magnético. Quando se trata de divergências entre pessoas ou grupos de pessoas, a polarização é uma concentração de interesses alinhados entre si, mas em extremos opostos. Quando se trata de política, o sentido de "polarização" é o do segundo exemplo aqui citado: o que envolve grupos de pessoas e suas divergências de interesses.
A polarização política se evidencia pelas discussões que revelam evidências em seus extremos idológicos (veja aqui o que é "ideologia"). As discussões estabelecem uma polarização no contexto de grupos como os partidos políticos e/ou admiradores de partidos e/ou candidatos. Nessas situações, pessoas ligadas a dois extremos principais ("esquerda" e "direita") se sobressaem muito mais do que as assumem as chamadas "posições moderadas" ou "do centro".
Em análises mais profundas, como as feitas pelos cientistas políticos, são avaliados os sistemas das ornaizações e dos processos políticos. Isto faz com que a polarização envolva um estudo da estrutura política e de suas mudanças em comparação com as mudanças dos próprios processos políticos. Isto inclui todos os sistemas políticos - ou seja, tudo que se refere a esses sistemas: segurança, justiça, direitos civis, etc.
A "polarização" à qual as pessoas se referem nas redes sociais como o Facebook é simplesmente uma intensa discussão de divergências de opinião sobre ideologias, preferências por candidatos, etc. Esta não ocorre apenas quando há uma eleição; ocorre sempre, inclusive fora da Intenet, em muitos momentos na vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!