domingo, 26 de novembro de 2017

"Apostila" ou "Apostilha"?

As duas palavras existem
mas seus significados
são diferentes.
Algumas pessoas pensam que a palavra "apostilha" não existe. Outras dizem que ambas têm o mesmo significado. A verdade é que as duas palavras estão corretas, mas não têm o mesmo significado. Portanto, ao usar uma delas numa redação, observe cuidadosamente se a palavra escolhida está de acordo com o contexto.
É muito simples observar as diferenças. As apostilhas são pequenas informações acrescentadas em diplomas e outros títulos honoríficos e oficiais. Também é uma apostilha qualquer comentário próximo à margem de uma página de um livro ou um manuscrito, desde que o comentário seja relacionado a alguma informação contida no texto.
A apostila é um tipo de impresso em forma de um livro grande com o conteúdo das aulas de uma determinada disciplina. Também é uma apostila o conjunto teórico impresso do que deve ser estudado por quem pretende participar de um concurso público ou de um vestibular. Notas expostas na margem de uma página de um livro ou revista também podem ser chamadas de apostilas se o objetivo for esclarecer algo mais ou corrigir uma informação. Neste caso, não deve ser confundida com errata, que uma informação sobre erros contidos no material impresso (livro, revista, etc.) contendo as devidas correções. 

2 comentários:

  1. Estou pensando que essa explicação confundiu os dois termos.
    Veja como exemplo "A Convenção da Apostila" do qual o Brasil é signatário. A apostilação se dá quando a autenticidade de um documento é atestada com a aposição de uma nota e selo pela autoridade designada para emitir Apostilas.
    Enquanto isso lembro de meus tempos de estudante dominado pelas várias "apostilhas" compiladas pelos professores.

    ResponderExcluir
  2. O verbo "apostilar" tem o mesmo significado de "explicar". Portanto, "apostila" é o material impresso que contém explicações da disciplina.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!