segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Coisas que o Eleitor Precisa Saber

A honestidade dos candidatos
é importante
mas não é suficiente.

No dia 7 do próximo mês, os eleitores brasileiros terão que comparecer às suas respectivas zonas eleitorais para escolher os candidatos às eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados, deputados estaduais e federais e senadores. Muitos são os eleitores preocupados em contribuir para eliminar a corrupção política. Para isto, precisam saber o que é corrupção e quais são os tipos de corrupção mais comuns. Sobre isto, leia aqui e aqui.
A honestidade dos candidatos é muito importante, mas há outra coisa ainda mais importante: a capacidade do candidato exercer as funções do cargo que pretende ocupar. Para isto ele precisará ter talento e vocação. A vocação é uma vontade muito forte de realizar uma atividade. O talento é a capacidade natural de realizá-la. Para ser bem sucedido nessa atividade, o candidato precisa ter as duas coisas. Portanto, não basta o eleitor votar num candidato por este ser alguém da família ou um amigo: é preciso ter certeza de que essa pessoa tem o talento e a vocação necessários para isto. Para saber se seus candidatos preferidos têm capacidade para exercer as funções que terão que cumprir se forem eleitos, o eleitor precisa saber quais são essas funções. 
Ao escolher seu candidato a presidente da Repúblia (o presidente do país), é preciso que o eleitor saiba quem é o candidato a vice-presidente junto com ele. O eleitor tem que saber que o voto para o candidato a presidente também contribui para a eleição do vice-presidente. O mesmo acontece no caso da eleição para governador e vice-governador do estado. Se você é eleitor, observe se os candidatos a vice-presidente e vice-governador são pessoas que você gostaria que governassem o país e o estado. Isto porque se seus candidatos favoritos para a presidência da República e a governadoria do estado forem eleitos, são seus respectivos "vices" que governarão o país e o estado quando os candidatos eleitos tiverem que ser substituídos.
O candidato a presidente da República promete realizar muitas coisas que, segundo ele, beneficiarão a população do país. Entretanto, para que as intenções do presidente se realizem, muitas delas terão que ser avaliadas e aprovadas pelos parlamentares federais (deputados federais e senadores). Também as realizações prometidas pelo candidato a governador do estado dependerão de aprovações dos deputados estaduais.
O presidente da República é o chefe do Poder Executivo federal. Os deputados federais são membros da Câmara Federal. Os senadores são membros do Senado. A Câmara Federal e o Senado são partes do Congresso Nacional, que executa o Poder Legislativo federal. O governador do estado é o chefe do Pode Executivo estadual. O Poder Legislativo estadual é exercido pela Assembleia Legislativa, que é composta pelos deputados estaduais. Para saber quais são as atribuições básicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!