Elias Alves foi locutor e redator noticiarista na Rádio Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. Ele também trabalhou como redator comercial na TV Vitória entre 1990 e 1997. Antes, entre 1986 e 1990, foi redator noticiarista na Rádio Gazeta, também em Vitória. Posteriormente atuou na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) até dezembro de 2002.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

"Justaposição" e "Sobreposição"

1 - Sobreposição:
a camada vermelha está sobreposta à camada azul.
2- Justaposição:
as duas camadas estão justapostas uma à outra.
A justaposição
e a sobreposição
são posições diferentes.

Em certos programas de televisão, apresentadores de receitas de bolos, tortas, etc., falam em "justapor camadas" quando na verdade querem dizer "sobrepor camadas". Confundem "sobreposição" com "justaposição". Este equívoco também é muito frequente até em textos jornalísticos. 
É fácil verificar qual é a diferença entre as duas posições. Na palavra "sobreposição", a diferença já está bem explícita: "sobre" significa "em cima" ou "por cima". Portanto, "sobrepor" significa algo colocar por cima ou em cima de algo. "Sobrepor-se" significa "colocar-se sobre algo". Na foto, a montanha que aparece à frente se sobrepõe à que está ao fundo. 
Foto: Hungchaka
A justaposição é o ato de justapor uma coisa em relação a outra. "justapor" é "colocar algo ao lado de algo". "justapor-se" é "colocar-se ao lado de algo ou alguém". Há também a interposição, que é o ato de posicionar (ou posicionar-se) entre duas ou mais coisas, pessoas, etc.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!