Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Os Conceitos de "Ideologia"

As ideologias
não são somente políticas.


Muitos estudantes me enviam suas redações solicitando-me correções. Em algumas delas, a palavra "ideologia" com significado estritamente político. Vejo nisto uma possível falha de professores de Língua Portuguesa. O sistema educacional brasileiro é precário, mas quando os alunos desconhecem os significados de algumas palavras, geralmente a falha é cometida pelos professores. Nada impede que os professores lhes ensinem ou incentivem seus alunos a descobrir esses significados nos dicionarios.
Numa prova como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), demonstrar o conhecimento sobre o real significado de algumas palavras ajuda muito a valorizar a redação. Não se espera que o aluno descreva as definições, mas que demonstre esse conhecimento inserindo tais palavras adequadamente nos contextos. Exatamente por ter amplos significados, "ideologia" é uma palavra que facilita isto. Segundo alguns autores, na Antiguidade (período antes de Cristo) a ideologia já era um estudo de ideias e conceitos filosóficos. Entretanto, reconhece-se oficialmente o filósofo francês Desttrut De Tracy (ilustração) como o primeiro a empregar a palavra "ideologia" para se referir às origens das ideias relacionando-as com perceções individuais e/ou coletivas do mundo externos. Isto ocorreu em 1801.
Como ocorreu com muitas outras palavras, "ideologia" também teve vários conceitos em épocas diferentes. No início do século XX, baseados em princípios dos estudos do filósofo alemão Karl Marx, passou a significar a totalidade das formas sociais de consciência. As ideias de Marx, ainda hoje conhecidas como doutrinas marxistas, eram referentes ao poder econômico das classes dominantes (burguesia) expressando, ao mesmo tempo, os interesses  das classes dominadas (proletariado). Veio provavelmente daí a palavra "socialismo", cuja ideologia é um conjunto de ideias baseadas em interesses de determinados grupos sociais. 
Ainda hoje a palavra "ideologia" é muito usada com este significado. É o que se percebe quando o objetivo é racionalizar interesses próprios de um determinado grupo social. Esses interesses incluem compromissos institucionais (morais, religiosos, políticos, econômicos, etc.).

Fontes:
  • Dicionário Aurélio Buarque de Holanda
  • Dicionário Michaelis de Língua Portuguesa
  • The Oxford Advanced Learners' English Dictionary

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!