O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Escolha das Palavras Adequadas

A escolha correta das palavras
é tão importante
quanto a escolha das palavras corretas.


A ortografia (grafia das palavras) correta é importantíssima. Numa redação, uma palavra escrita de forma errada pode revelar duas coisas: desconhecimento da escrita correta e descuido quanto ao valor das letras e da escrita correta. Ambos são comprovações de pouca leitura e de incapacidade de dominar satisfatoriamente a linguagem escrita. 
Numa redação, a escolha das palavras mais adequadas é tão importante quanto os cuidados quanto à ortografia e às regras gramaticais. A eficácia da comunicação depende muito disto. Num bom dicionário, você pode observar que, para cada palavra, existem várias definições. Você precisa ter o cuidado de observar a definição que estiver mais de acordo com o contexto da redação. Esse contexto precisa ser também analisado sob três aspectos: verbal (quanto à mensagem no texto propriamente dito), situacional (definindo uma situação) e experimental (destacando uma experiência).
Também é muito importante conhecer várias palavras com um mesmo significado. Os dicionários também ajudam muito a encontrar sinônimos (palavras diferentes com significados iguais, como saber e conhecer). Eles ajudam muito a evitar a repetição desnecessária de palavras.
Outros detalhes importantes quanto à palavra escolhida:
- O sentido denotativo ou referencial, que é o seu significado mais próximo do que se quer expressar na redação;
- O sentido conotativo, que é sugerido por associações e vinculado a emoções, conceitos, etc.
O sentido conotativo parece tornar a palavra ligada a uma realidade talvez menos próxima, mas ao mesmo tempo a conotação numa metáfora se torna interessante. Para muitos autores a metáfora está mais relacionada à poesia, mas as metáforas estão sempre na linguagem corrente. É um processo em que as palavras usadas nos fazem lembrar de outras, o que nos ajuda a enriquecer o texto.
Há neste blog outros artigos sobre metáforas. Sugiro que você os leia.

Ilustração: Blog do Enem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...