Elias Alves foi locutor e redator noticiarista na Rádio Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. Ele também trabalhou como redator comercial na TV Vitória entre 1990 e 1997. Antes, entre 1986 e 1990, foi redator noticiarista na Rádio Gazeta, também em Vitória. Posteriormente atuou na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) até dezembro de 2002.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Contraponto

No Enem,
o contraponto ajuda muito
a obter ótima nota
numa redação.


"Contraponto" é a apresentação ou o uso de duas coisas contrárias de maneira que uma se torne complemento da outra. Na arte musical, o contraponto é a sobreposição de uma nova melodia a outra já composta. Numa redação, é a apresentação de uma opinião ou ideia contrária à do próprio autor do texto.
A palavra contraponto resulta da junção das palavras contra (que não é a favor) e ponto (ponto de vista, opinião ou interpretação pessoal). Significa, portanto, discordância. Numa redação dissertativa, é a comparação entre duas opiniões não totalmente contrárias, mas discordantes em alguns pontos
No Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em vestibulares e em concursos públicos, o contraponto agrega valor às redações, aumentando possibilidades de ótimas notas. O processo é muito fácil: basta descrever no texto a opinião com a qual você não concorda e rebatê-la. Lembre-se que, neste caso, "rebater" não significa apenas "discordar"; significa discordar apresentando argumentos que comprovem que você está bem informado sobre o tema tratado. Mais uma vez, eis a necessidade de você estar sempre bem informado para obter boas notas em redações.

2 comentários:

  1. Uma bela obervação. Não tenho nenhum contraponto. (rs). Parabéns! Prof. Dr. Plinio Sabino Sélis (UFT, Tocantins)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!