Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Leia Mais para Escrever Melhor

Combine com amigos ou colegas de turma
a formação de um grupo de leitura
Pessoas que lêem muito
são sempre as que escrevem melhor.


O conhecimento de gramática é muito importante para a escrita correta, e isto é muito importante para garantir a clareza e a concisão em qualquer redação. Porém, não é o bastante. O hábito da leitura é importantíssimo para preservar e até mesmo melhorar os níveis redacionais. Quem lê mais escreve sempre melhor. 
Isto não ocorre por coincidência. Infelizmente a maioria dos brasileiros não cultiva o hábito da leitura. Portanto não é por acaso que os níveis de redação no Brasil são bem ruins na maioria. Também não se pode dizer que os brasileiros lêem pouco porque os livros são caros. Às vezes grandes obras literárias são vendidas a R$ 5,00 ou pouco mais e, ainda assim, poucas pessoas as adquirem. Bibliotecas públicas disponibilizam livros para as pessoas lerem e pesquisarem gratuitamente e, mesmo assim, poucas pessoas os procuram. O que ocorre na maioria dos casos é mesmo a falta de interesse.
Para você melhorar seu nível de redação, é necessária muita dedicação e um crescente conhecimento linguístico. Isto só é possível por meio de miita leitura. Ela leva você ao contato direto com diversos tipos de textos. Isto lhe permite descobrir diferentes e melhores estilos de redação. Somente através da leitura nos colocamos em contato direto com outros tipos de textos. É isto que nos permite manter contatos com a linguagem escrita e seus registros. É assim que nós descobrimos novas formas de desenvolvimento da nossa própria linguagem escrita através dos nossos próprios textos.
É claro que não estou dizendo que você deve copiar ou adotar estilos de outras pessoas. Estou dizendo que lê-los é algo muito importante para que você renove seu próprio repertório cultural. A diversificação de gêneros literários faz com que você descubra palavras antes desconhecidas e descubra recursos limguisticos que lhe ajudarão a inovar o seu próprio recurso.
Sugiro uma maneira de você mesmo(a) se incentivar e incentivar amigos ou colegas de turma a praticar a leitura pelo menos uma vez por semana. Organizem-se em um grupo de leitura como o da foto. Muitos estudantes costumam fazer isto. O ideal é que o grupo tenha no máximo seis membros.  Um grupo com muitos integrantes sempre causa desatenção. Durante a leitura, cada vez que alguém descobrir uma palavra desconhecida, todo o grupo ajuda a descobrir seu significado. Portanto será importante terem um dicionário para ajudar e cada um anotar a palavra e seu significado. Isto ajuda a nunca mais esquecer o que aprendeu. O grupo também pode discutir o estilo do texto lido, com cada um propondo sugestões a serem adotadas em redações. Os encontros podem ocorrer na residência de um dos participantes, numa biblioteca ou onde o grupo preferir - desde que seja um ambiente ideal para estudos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!