terça-feira, 20 de agosto de 2013

"Exotérico" ou "Esotérico"?

Pelas mesmas razões,
devemos escrever "exoterismo" e "esoterismo".

Não é a mesma palavra
escrita de maneiras diferentes.
São duas palavras 
com ortografias e significados
diferentes. 

Algumas pessoas tem me perguntado qual é a forma correta para escrever a palavra "esotérico", pois elas tem visto muitas vezes tal palavra escrita com "x" no lugar do "s" ("exotérico"). As duas formas estão corretas, mas é preciso ter o cuidado de observar em que contexto a palavra está sendo empregada. Não se trata de uma palavra que pode ser escrita de ambas as formas, mas de duas palavras com significados diferentes. O mesmo acontece com "exoterismo" e "esoterismo". 
"Esotérico" é tudo que se relaciona a tradições filosóficas, doutrinas e religiões que buscam desvendar mistérios ou conhecimentos supostamente ocultos. O conjunto dessas tradições é chamado "esoterismo". Por esta razão o esoterismo é frequentemente relacionado ao ocultismo e ao misticismo, que é a busca de supostas verdades que regem todo o Universo. "Exoterismo" é o conjunto de quaisquer conhecimentos disponíveis publicamente, sem limitações. Também entende-se como "exoterismo" todo o conjunto de conhecimentos universais dispostos como públicos.
O termo "esotérico" se referia originalmente a ensinamentos que eram reservados a alunos completamente instruídos nas escolas de filosofia da Grécia na Antiguidade. Por extensão, atualmente se refere a todo ensinamento destinado a um grupo restrito de pessoas. O termo "exotérico" indica o que é público, sendo, portanto, o antônimo (ou oposto) de "esotérico". Consequentemente, "exoterismo" e "esoterismo" são palavras com a mesma pronúncia, mas com significados opostos. Portanto, numa redação, é preciso ter o cuidado com a ortografia de ambas para empregá-las corretamente. 

18 comentários:

  1. a pronúncia correta de exotérico é "ekzotérico", "ekçotérico" ou "ezotérico"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você quer saber qual é a grafia correta. As grafias corretas são "esotérico" e "exotérico". No entanto são duas palavras com signifixados diferentes, tal como está explicado na postagem.

      Excluir
    2. Não meu caro, eu quero saber se há diferenças nas pronúncias. a pronúncia correta de exotérico é "ekzotérico", "ekçotérico" ou "ezotérico"?

      Excluir
    3. Amigo, as pronúncias são sons. Por isto só é possível exemplificá-las através da fala."Ekzotérico", "exçotérico" e "ezotérico" não são pronúncias, são grafias. As grafias corretas estão explicadas no texto.

      Excluir
    4. Claro que dá pra exemplificar pronúncia. Tem o alfabeto fonético pra isso.

      Excluir
    5. O alfabeto fonético nos ajuda a entender algo sobre fonemas. O exemplo de uma pronúncia só pode ser dado através da fala.

      Excluir
    6. pelo contexto dá pra entender claramente o que ele quer dizer. Essencial para o bom uso da linguagem é considerar sempre o contexto como critério de interpretação. A função do alfabeto fonético é justamente compensar a impossibilidade acidental de ter um exemplo de pronúncia de modo o mais fiel possível.

      Excluir
    7. A pronúncia é com som de /z/ para os dois casos.

      Excluir
  2. Esotérico e exotérico: homófonos
    Os adjetivos esotérico e exotérico são homófonos, ou seja, apresentam pronúncia igual, mas escrita e significados diferentes. Tanto a consoante s na palavra esotérico como a consoante x na palavra exotérico são pronunciadas com som de z. https://duvidas.dicio.com.br/esoterico-ou-exoterico/

    ResponderExcluir
  3. Então a internet é o que há de mais exotérico no mundo! rs rs Muito boa a informação do artigo, eu não sabia.

    ResponderExcluir
  4. o fato de duas palavras que tratam do mesmo tema com sentidos opostos ser igual, mesmo com as versões originais do grego serem diferentes entre si, o mesmo acontecendo em TODOS os outros idiomas que conheci até agora é uma falha na nossa língua. Nenhum linguista nota isso? A maneira de corrigir isso é pronunciar exotérico com o x soando "cz", como é feito de modo similar no espanhol e inglês por motivos óbvios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas palavras não são iguais. A pronúncia é a mesma, não a palavra.

      Excluir
  5. o fato da pronúncia de duas palavras que tratam do mesmo tema com sentidos opostos ser igual, mesmo com as versões originais do grego serem diferentes entre si, o mesmo acontecendo em TODOS os outros idiomas que conheci até agora é uma falha na nossa língua. Nenhum linguista nota isso? A maneira de corrigir isso é pronunciar exotérico com o x soando "cz", como é feito de modo similar no espanhol e inglês por motivos óbvios.

    ResponderExcluir
  6. considerem o segundo , porque o primeiro estava incorreto. Obrigado

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!