O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Diferenças Entre Redação e Texto e Entre Compreensão e Interpretação de um Texto

Ilustração: Maurício de Souza Produções
Se você  entendeu a mensagem contida na tirinha ao lado, 
você compreendeu o texto, 
mas isto não significa 
que o interpretou corretamente. 



É claro que, em provas como as do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), vestibulares e concursos públicos, os textos a serem apresentados para avaliar a capacidade de compreensão e de interpretação dos participantes serão bem mais complexos do que o da tirinha acima. Para evitar dificuldades, o participante precisa entender que compreender um texto é uma coisa, interpretá-lo é outra. 

Texto e Redação

Para entender melhor as diferenças entre a compreensão e a interpretação de um texto, é preciso entender as diferenças entre "texto" e "redação". É por isto que é tão importante que o estudante ou o candidato num concurso público se destaque nos quesitos "redação" e "interpretação e compreensão de textos". O texto é uma exposição das ideias do autor ou das mensagens que ele quis transmitir através de sua redação. A redação é todo o processo utilizado pelo autor para escrever seu texto. Porém, para ser considerada uma boa redação, esse processo precisa ser baseado no fato de que não basta expor as ideias: é preciso expô-las da forma mais correta possível e mais fáceis de ser compreendidas pelas pessoas que as lerão. Portanto, uma boa redação é aquela que reúne várias informações, sendo que cada uma delas tem relações com todas as outras, e que todas juntas formam a informação ou ideia principal, a que deve ser de maior destaque. 

Compreensão e Interpretação de Texto

A compreensão do texto consiste numa análise que o leitor faz sobre o que leu. Ou seja: é o ato de coletar dados do texto, os quais serão as bases principais para a interpretação. A interpretação é a conclusão do leitor sobre o que ele leu. Na prova, o aluno ou candidato revela a forma como ele compreendeu o texto através da forma como ele demonstra sua interpretação.
As respostas às questões de interpretação do texto são, na verdade, comentários sobre o que o autor diz. São esses comentários que revelam sua capacidade de interpretação, e esta revela sua capacidade de compreensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...