segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Cuide do seu Marketing Pessoal

O que você expõe nas suas redações e nas suas postagens
releva muito mais sobre você do que talvez você imagine.
Suas redações,
suas postagens
e seus comentários
revelam seu marketing pessoal.

As redações que você faz em provas como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), um vestibular ou um concurso público não revelam apenas suas opiniões sobre os temas, seus conhecimentos gramaticais ou seu domínio sobre os assuntos propostos. Elas revelam muito mais sobre você do que você imagina. Tudo que você escreve nas redações, tudo que você posta nas redes sociais online, em blogs, etc., e até mesmo seus comentários expõem o seu marketing pessoal. 
O marketing pessoal é algo tão importante que não é exagero dizer que sua profissão e sua sobrevivência dependem dele. Ele inclui os tipos de roupas que você usa, Seus tipos de calçados preferidos, como você se senta a uma mesa ou em qualquer outro lugar, o que você faz ou diz em qualquer situação. Enfim, seu marketing pessoal inclui tudo sobre como você se comporta de uma maneira geral, inclusive - e, atualmente, pode-se dizer "principalmente" - nas redes sociais da Internet. Atualmente, para conseguir emprego ou se manter nele, ou mesmo para conseguir sobreviver trabalhando por conta própria, a comprovação da capacidade profissional é muito importante mas não é suficiente. Tanto os empregadores como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto à conduta moral e social das pessoas, considerando isto mais importante do que a habilidade e a experiência profissionais. O marketing, muitas vezes erroneamente confundido com "propaganda", é um processo de gestão empresarial. A propaganda visa promover produtos e serviços destacando suas supostas qualidades para consumidores  ou clientes em geral. O marketing determina que tipo de produto ou serviço pode interessar a um determinado tipo de consumidores ou de clientes e quais são as melhores estratégias a propaganda, as vendas e o desenvolvimento dos negócios.  Conclui-se, portanto, que o marketing pessoal, como o nome já diz, destaca como "produto" a própria pessoa, como profissional perante seus clientes e demais colegas e como indivíduo perante toda a sociedade. Os clientes e consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço estão cada vez mais exigentes, de tal forma que a capacidade do profissional realizar seu trabalho é cada vez mais importante e que o cuidado com que ele deve ter com seu marketing pessoal é muito mais importante ainda. Isto não é uma mera formalidade. É uma importantíssima relação entre a capacidade profissional e o próprio profissional, incluindo sua aparência (as roupas que usa, etc.), suas condições intelectual e espiritual, etc., e suas relações com outros profissionais e as pessoas em geral. 
O que você escreve nas redações, faz na sua vida particular ou como você se comporta nas redes sociais tem muito a ver com isto. A relação entre sua capacidade profissional e suas características pessoais está no fato de que, como profissional, por mais que você invista em capacitação e especialização em sua área de atividades, isto não terá valor algum se suas atitudes pessoais não agradarem a seus clientes. É preciso que você demonstre ser uma pessoa interessante, muito bem informada sobre tudo que for de grande interesse para todos. É preciso que você tenha muita habilidade com os processos de comunicação, "network" ("trabalho em rede"), relação interpessoal, oratória, etc. Hoje em dia muitas pessoas se relacionam profissional e socialmente através das redes sociais online (Facebook, Twitter, etc.). Se você utiliza uma rede social postando palavrões, fotos inadequadas, etc., você corre sério risco de ficar desempregado e de não conseguir trabalhar nem por conta própria por toda a sua vida. 
Exagero? Não. Lembra-se daquela estudante de direito São Paulo que fez postagens que muita gente considerou como preconceituosas no Orkut? Por decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela ficou impedida de exercer a profissão de advogada. Teve que escolher alguma outra atividade para sobreviver, e ainda assim deve ter encontrado muitas outras dificuldades, pois ficou nacional e internacionalmente prejudicada por suas postagens.
Isto tudo está relacionado à necessidade de desenvolvimento pessoal. Esse desenvolvimento depende muito de um conjunto de diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas para o desenvolvimento profissional e a realização pessoal. Isto pressupõe um desenvolvimento observado através do comportamento pessoal - o falar, sobre o que falar, como falar, onde falar, com quem falar, como se vestir, como se comportar durante uma festa ou qualquer outro evento, etc. 
O desenvolvimento pessoal depende da demonstração de autoconhecimento, realização pessoal, realização profissional, planejamento pessoal, administração do tempo, comunicabilidade, capacidade de realizar empreendimentos importantes, capacidade de liderança, motivação, produtividade, controle financeiro pessoal, poder e marketing pessoal. O autoconhecimento tem por finalidade, neste caso, a busca de uma comprovação definitiva de que você é realmente senhor(a) de si mesmo(a), porém respeitando todos os direitos de todas as outras pessoas e mantendo o comportamento ético mais adequado possível. 
A comunicabilidade é referente ao grau de facilidade de comunicação. A comunicação é a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Porém cada pessoa transmite sua informação ou interpreta a informação recebida de outras segundo sua formação educacional, suas experiências pessoais, suas próprias opiniões, suas emoções, etc. Por isto, quando você estiver fazendo sua redação, sua postagem ou seus comentários, pense nas muitas interpretações que outras pessoas poderão ter quando elas lerem seus textos. Cada pessoa tem seu repertório cultural exclusivo, e por isto entenderá as informações recebidas segundo suas interpretações pessoais particularidades, e as transmitirá suas a outras pessoas na forma como ela as entendeu, o que pode não ser o que você quis dizer. Isto naturalmente pode causar muitos choques culturais e evidentemente muitos problemas. Por isto antes que as postagens feitas em blogues e redes sociais online sejam publicadas, elas tem que ser muito bem pensadas, cuidadosamente elaboradas, e em muitos casos devem ser evitadas. 

sábado, 6 de janeiro de 2018

Os Significados de "Perfil"

Dois exemplos de perfis:
um dos lados de um rosto
e
um perfil numa rede social online.
Numa rede social,
você não cria um perfil,
você revela o seu perfil.


"Perfil" é uma palavra com vários significados. Pode ser um dos lados do rosto de uma pessoa, um dos lados de qualquer coisa (animal, casa, carro, etc.) numa fotografia ou  num desenho, mas pode ser também o que uma pessoa revela a respeito de si mesma ou de outra pessoa. Na arquitetura, é a representação gráfica de um edifício com um corte perpendicular no sentido do topo para a base. Chama-se "perfil do solo" um corte vertical do solo desde a superfície até a camada da qual ele se originou. 
Atualmente a palavra é mais utilizada para significar a criação de um espaço numa rede social online, na qual a pessoa faz as postagens que quiser, expondo-as publicamente ou para um determinado grupo de pessoas. Esse significado, hoje aceito como correto, surgiu de um erro. Esse erro é cometido quando se diz que você pode "criar" seu perfil numa rede social. Seu perfil, neste caso, é algo que você já tem, não é algo que você "cria". Na rede social, você utiliza um espaço para mostrá-lo. Para isto, você cria uma página na qual você revela seu perfil. Revela-o, sim, por mais que você omita muitas coisas sobre você mesmo. Por meio do que você publica, as outras pessoas percebem coisas das quais você gosta, coisas que você detesta, etc. 
O perfil de uma pessoa é a descrição, pelo menos em parte, de sua conduta moral, de sua educação, de seu nível cultural, de sua profissão, etc. Como isto é exposto num espaço para essa finalidade, esse espaço também passou a ser chamado "perfil". Como você o cria para expor seu perfil, o próprio espaço passa a ser considerado como "seu perfil". Explicando-se isto com mais detalhes: nas redes sociais, blogs e comunidades virtuais (embora eu considere que redes sociais online também são comunidades virtuais), o perfil é um cadastro de dados pessoais, de contato e de preferências da pessoa. Alguns desses dados podem ser públicos, compartilhados com outros membros da rede, ou privados, dependendo de como a pessoa configura seu perfil e suas postagens (textos, fotografias, ilustrações ou vídeos). 

As Expressões Multipalavras

Estes conhecimentos
são importantes
para se fazer
uma redação moderna. 



Num sistema de ensino ainda tão falho quanto o que se aplica no Brasil, certamente há professores de língua portuguesa no ensino médio que nunca ensinaram a seus alunos uma coisa atualmente importantíssima - o significado de uma nova expressão: "expressão multipalavra". É muito provável que muitos desses professores sequer saibam o que são essas expressões. No entanto, as expressões multipalavras são elementos fundamentais no processamento de linguagem natural. "Linguagem natural" é a linguagem que nós usamos para nos comunicarmos com outras pessoas em nosso dia-a-dia.
hoje em dia não existe profissão que não dependa de conhecimentos mínimos na área de informática para sua execução. Grande parte dos processos de comunicação profissional e não profissional se dá através de veículos como e-mail, WhatsApp, Messenger, redes sociais online, etc. Ou seja, através da Internet. Por isto, nossa familiarização com a informática se torna cada vez mais necessária. É aí que entra a grande importância do que se chama "processamento de linguagem natural". Trata-se de um processamento pelo qual interpretamos linguagens codificadas - ou simplesmente "códigos" para decifrá-las para a "linguagem de máquina", de modo que os computadores, por exemplo, sejam capazes de "entender" os textos que digitamos. Por isto, enquanto digitamos, aparecem, nas telas dos monitores, notebooks ou seja lá qual for o tipo de aparelho, os sinais do tradutor automático: a máquina quer "saber" se a forma como digitamos a palavra está incorreta ou foi proposital, pois ele precisa "entendê-la" para que a ortografia seja corrigida ou mantida como está. 
Esses detalhes nos tornam cada vez mais familiarizados com a "linguagem de informática". Mesmo que não nos tornemos especialistas em ciência da computação ou de informática, nós a utilizamos tanto que nem percebemos o quanto já estamos inseridos nesses processos de transformação do uso de linguagem natural que levamos inclusive para o nosso "dia-a-dia". Até namorados, quando terminam o relacionamento, dizem: "eu o(a) deletei da minha vida". É claro que numa redação que exige certa formalidade tais expressões têm que ser evitadas, mas de qualquer forma muitas expressões multipalavras são inevitáveis e até mesmo uteis para facilitar a comunicação.
No entanto, para entender isto, os estudantes e todas as demais pessoas precisam entender, pelo menos em termos básicos, o que são as expressões multipalavras. Uma expressão multipalavra é qualquer expressão formada por palavras combinadas entre si causando um fenômeno chamado "idiossincrasia". "Idiossincrasia" é a maneira pela qual uma pessoa reage a uma influência exterior. Numa redação, a idiossincrasia é a sensação que as expressões usadas no texto causarão em quem o lerá. Eis por que tais conhecimentos são importantes: o autor da redação terá que ter muito cuidado com as expressões que usa e as formas como elas poderão ser interpretadas.
Uma expressão multipalavra mal empregada causa dificuldades ao processamento de linguagem natural porque sua limitação quanto a recursos linguísticos limita também o desempenho de meios que facilitem a informação. Isto prejudica a comunicação principalmente em domínios técnicos, área em que as expressões multipalavras são frequentemente mais usadas. Os exemplos de expressões multipalavras variam desde os mais simples e corriqueiros ("dar uma palestra", "fazer - ou 'dar' - uma demonstração", "usar uma expressão", etc.) aos mais complexos como os compostos nominais ("lugar-comum", "quartel-general", "igreja matriz", etc.) e as frases institucionalizadas
As frases institucionalizadas são as expressões multipalavras que requerem mais atenção. "Institucionalizar" uma ideia é estabelecê-la como se fosse uma realidade indiscutível. Numa redação, você terá que revelar suas convicções de modo que não permita que elas possam ser interpretadas como "não discutíveis", como quem não aceita opiniões diferentes. Ao mesmo tempo, você tem que argumentar suas convicções. Infelizmente, muitos professores ensinam que isto tem que ser feito, mas raramente como o aluno pode fazê-lo. No Redafácil, tanto quanto for possível, tento esclarecer essas coisas. Por isto, fara facilitar nessas orientações, peço-lhes que enviem suas perguntas, e eu exporei aqui as respostas.  

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Argumentos são para argumentar, não para convencer.

O argumento 
é a defesa
de um ponto de vista,
mas não tem que ser 
uma comprovação.



A ilustração do cartunista norte-americano Bryan Ridgley nos dá um excelente exemplo de argumentação: um dos personagens aponta para as peças de madeira afirmando que são quatro e o outro faz o mesmo afirmando que são três. De fato, se você olha para os desenhos das peças observando cada extremidade, você vê quatro de um lado e três do outro. Quantas pessoas de madeira estão ali? O critério para responder a esta pergunta é seu. É a isto que se chama "argumentação".
Há artigos em sites sobre redação que ensinam que o objetivo da argumentação é convencer o leitor, fazê-lo concordar com sua opinião sobre o tema abordado. Isto não é correto. Bryan Ridgley diz que a realidade pode ser tão complexa que observações a partir de diferentes perspectivas podem ser igualmente válidas mesmo se forem aparentemente contraditórias. Ele tem razão. As pessoas interpretam a realidade como elas a veem.
O elemento mais importante da redação é a lógica. A lógica é a demonstração do uso de raciocínio com bons fundamentos. Como eu disse em "As Diferenças entre 'Argumento' e 'Argumentação'", a lógica é a forma como o autor da redação defende sua opinião. No entanto, o argumento, que é a parte mais importante da lógica, deve apresentar proposições que conduzam o leitor à conclusão. Isto não significa que os argumentos devam ser elaborados para "convencer" o leitor, e sim para que ele entenda as razões da opinião do autor. As frases que compõem os argumentos não precisam ser colocadas como "verdades indiscutíveis", posto que verdades indiscutíveis não existem. Elas apenas precisam conter pontos de vista bem fundamentados.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Poemas e Poesias

Há redações
em prosa e versos.

Poemas, poesias e sonetos também são redações. Entretanto, quando eu digo "poemas e poesias", às vezes alguém me pergunta se um poema não é uma poesia. Pode ser, mas nem sempre é.
Começo a explicar isto mencionando a prosa. Esta é um tipo de redação em que simplesmente são usadas expressões naturais da linguagem. Ou seja, linguagem popular, mas não muito informal e sempre correta sob o ponto de vista gramatical. Um verso é cada uma das linhas que compõem uma estrofe num poema. Uma estrofe é cada uma das partes do poema. O exemplo abaixo é um poema de Vinicius de Moraes. Ele contém duas estrofes.

Tomara

Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...

Na poesia, a linguagem tem finalidades geralmente críticas, embora haja também o cuidado com a estética do texto. Nela, o poeta revela seu modo de ver as coisas reais (objetos materiais, sentimentos, crenças, acontecimentos, etc.) sem deixar de recorrer aos aspectos metafísicos. A metafísica é um ramo da filosofia pelo qual se descrevem fundamentos, condições, causas e princípios - evidentemente, tudo isto sob o ponto de vista do poeta, que retrata, à sua maneira, a finalidade da realidade como um todo.
Através da poesia, o autor sugere emoções por meio de uma linguagem que combina sons, ritmos e significados. Poema e poesia não são a mesma coisa, mas o poema é um tipo de poesia em que a palavra é tratada como matéria prima básica para retratar a mensagem contida na poesia. Como a palavra é tratada desta forma, pode-se dizer que há poesia também até mesmo em certas redações dissertativas argumentativas. Isto depende da forma como o autor expressa seus sentimentos através das palavras que usa e como ele as usa, tanto para expor suas observações sobre o tema quanto para transmitir seus argumentos.  

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Como fazer redações sobre as reformas trabalhista e previdenciária?

As duas reformas 
que dominaram polêmicas
em 2017
constituem ótimos temas
para redações.


No Brasil, os alunos do ensino médio estão aproveitando as férias escolares de verão, mas isto não é motivo para deixarem totalmente de estudar. Mesmo durante suas férias, muitas coisas importantes acontecem e são debatidas no país, e eles têm que estar atentos a isto. O ano de 2017 terminou com perspectivas nada animadoras para 2018, e algumas delas têm muito a ver com as reformas trabalhista e previdenciária, que dominaram as principais discussões durante o ano passado. 
Isto faz com que os dois assuntos se tornem excelentes temas para vocês, estudantes, treinarem fazendo redações em casa. Procurem saber tudo o que puderem sobre eles, pois deles partirão outros fatos que certamente serão potenciais temas para o próximo Enem, vestibulares e eventuais concursos públicos. Seguem abaixo algumas "dicas" para vocês iniciarem suas pesquisas.
As redações feitas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares têm que ser dissertativas e argumentativas. Ou seja: o participante tem que dissertar o tema e apresentar argumentos. "Dissertar" é expor o assunto de modo explicativo. No texto, você terá que demonstrar o que sabe sobre ele por meio de explicações. Como a redação também terá que ser argumentativa, isto significa que o autor do texto terá que demonstrar sua capacidade de opinar sobre o tema e fundamentar sua opinião. Portanto, o participante das provas terá que saber alguns detalhes básicos sobre o tema. 

"Reforma" é uma mudança ou um conjunto de mudanças feitas para melhorar algo, para obter melhores resultados. A reforma de uma casa, por exemplo, é um trabalho realizado por profissionais em construção para melhorar as estruturas, as instalações elétricas e hidráulicas, tornando a casa um ambiente mais agradável e mais seguro. Nos âmbitos governamentais, ocorrem a reforma tributária, que visa adequar a carga tributária às necessidades do país, do estado ou do município; a reforma jurídica, que busca melhorar o sistema judiciário; etc. As reformas mais polêmicas que começaram a ser discutidas em 2017 dizem respeito às áreas trabalhista e previdenciária. Por isto, são de altíssima importância como temas para as próximas redações.
A Reforma Trabalhista de 2017 foi uma mudança ocorrida nas regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), uma lei que se refere a direitos e obrigações dos trabalhadores. Isto, por si só, já explica a razão de tamanha polêmica. Prestem atenção especial a esta palavrinha: trabalhismo. Ela representa a essência de toda essa discussão. O trabalhismo é um conjunto de regras relacionadas às situações econômicas dos trabalhadores. No Brasil, ela está estritamente relacionada à política, pois o trabalhismo brasileiro começou em 1948, quando foi fundado o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ao qual pertencia o então presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas. Desde então, tem sido a principal vertente dos partidos esquerdistas do Brasil, principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. 
Segundo o governo atual, o objetivo da nova reforma é combater o alto índice de desemprego e a crise econômica nacional, ainda hoje a mais grave na história da economia brasileira. O projeto foi proposto pelo presidente Michel Temer e apresentado por ele à Câmara dos Deputados Federais (Câmara Federal) em dezembro de 2016. Tramitou no Congresso (Câmara Federal e Senado) desde então, causando sucessivas discussões. O projeto teve várias modificações, sendo a principal a proposta que trouxe o fim do imposto sindical, cujo autor foi o deputado federal Paulo Eduardo Martins, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).  O imposto sindical - também chamado "contribuição sindical" - era obrigatoriamente pago por todos os empregados e profissionais liberais, mesmo os que não eram associados a sindicatos.
A Reforma Previdenciária começou a ser discutida também devido a um fato ocorrido em 2016. Foi quando entrou em tramitação no Congresso a PEC 287/2016. "PEC" é a sigla para "Proposta de Emenda Constitucional. É, portanto, um documento que visa mudanças específicas nas leis estabelecidas pela Constituição Federal. Neste caso, a proposta é para alterar o sistema previdenciário, alterando regras para obtenção de aposentadoria. A justificativa apresentada pelo governo é de que a expectativa da média de vida da população brasileira (75 anos e meio) leva à tendência de redução da população em idade ativa (capaz de trabalhar). Por isto, essa PEC estabelece que todos os trabalhadores (exceto os militares) se aposentem aos 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) com benefícios cujos valores se limitem ao máximo de R$ 5.331,00 ("Teto" do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS). A proposta também aumenta o tempo de contribuição para 40 anos para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria integral (valor igual ao do último salário).
Esses dados já são suficientes para você iniciar a base de sua redação. Pesquise mais a respeito. Leia as notícias a respeito nos jornais, assista às reportagens nos telenoticiários, etc. Enfim, informe-se. "Estudar" não é apenas se dedicar a aprender matérias dadas em salas de aula, é também manter-se sempre bem informado sobre tudo que ocorre em seu país e no mundo, pois esta será uma das principais complementações para sua formação profissional e principalmente social.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O que é uma Rede Social?

As redes sociais
já existiam

muito antes 
da Internet surgir.

Eis aí um tema sempre muito interessante para redações nas escolas: as redes socais. Ou melhor: a história das redes sociais e suas influências na sociedade.  Hoje em dia, quando se fala em "redes sociais", as pessoas logo associam essa expressão às "redes sociais online", que são as redes sociais que se formam via Internet.  Mas o que é uma rede social?
As redes sociais existem desde o início da existência de todas as sociedades. Uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações (instituições de ensino, hospitais, empresas, clubes, igrejas, ONGs, etc.) que compartilham problemas, soluções, discussões e todos os tipos de objetivos comuns a todos os participantes. Exemplos mais simples de redes sociais: uma turma de alunos de uma escola, os moradores de um bairro, o conjunto de funcionários de uma empresa ou de cada setor da empresa, os frequentadores de uma igreja, os moradores de um condomínio, etc. 
Uma rede social é uma organização que ocorre por processos naturais ou planejados, mas possibilitando ou visando possibilitar relacionamentos sociais entre os participantes. Ela tanto pode ser efêmera como duradoura. Por serem ligações sociais, essas redes fazem com que a conexão entre as pessoas se dê pela identidade, o que requer certos cuidados quando participamos das redes sociais online: é preciso sabermos com quem realmente estamos lidando, bem como também é preciso sabermos como lidar com essas conexões e com as pessoas que participam delas. Nas redes sociais da Internet, não há limites físicos, e isto reforça a necessidade de cada pessoa impor seus próprios limites. Elas operam em diferentes níveis, como as de simples relacionamentos entre pessoas e grupos (Facebook, Tweeter, Instagram, Google+, etc.), apenas para relacionamentos profissionais e de trabalho (Linkedin), etc. Dentro de uma rede social como o Facebook, formam-se outras redes sociais, chamadas "grupos", cada qual também com suas finalidades, tendo um ou mais "administradores" como responsáveis pelo mesmo. 
As redes sociais online não substituem as presenciais. Ao contrário, ajudam a fortalecer estas. Pelo Facebook, por exemplo, é possível convidar ou convocar os moradores para uma reunião num condomínio ou na associação de moradores de um bairro. É possível também programar uma reunião dos membros de uma Igreja. Ainda pelo Facebook, estudantes podem formar grupos para programar encontros para estudos. Neste sentido, a intensificação da formação das redes sociais online pode reforçar - e geralmente reforça - a intensificação das atividades das redes sociais presenciais. Pelas redes sociais online, os consumidores podem entrar em contato direto com os fornecedores dos produtos, sem a necessidade de intermediários no processo de compra e venda, o que tem provocado necessidade de grandes mudanças nos processos de produção de propagandas e de marketing e nos processos de endomarketing
É claro que tanto os consumidores como os produtores, vendedores, etc., precisam ter muito cuidado para não serem vítimas de golpes. As redes sociais online muito vulneráveis à criação de "perfis" falsos, nos quais algumas pessoas se passam por outras para praticar atos desonestos. Mesmo assim, tomando-se os devidos cuidados, elas se tornam excelentes meios de negociações. Atualmente quase todas as redes sociais online constituem uma nova forma de exploração das dinâmicas de relacionamento com finalidades sociais, artísticas, políticas, industriais, etc. Graças a isto, o marketing tem se tornado uma atividade mais pessoal, como consumidores, produtores e revendedores dentro de uma interatividade maior do que a que poderia ser proporcionada por qualquer outro meio. Conclui-se, assim, que as redes sociais online são, em última análise, os processos de comunicação à distância mais avançados e mais importantes para todos no momento. 

A Inovação Social

A globalização mundial
pode trazer grandes contribuições
para a inovação social. 
A inovação social
é tema muito frequente
nas provas de redação,
mas com outros nomes.

Um estudante que preferiu se identificar como "anônimo" me perguntou o que é "inovação social" e por que este é um tema raramente proposto para provas como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou os vestibulares. Isto não é verdade. Os temas relacionados à inovação social é que são sempre propostos com outros nomes: "ideologia de gênero", "inclusão social", "empregabilidade", "capacitação profissional", etc. O fator principal é que os estudantes precisam saber que o que se chama "inovação social" inclui tudo isto e muito mais. Inclui basicamente tudo que se refere a questões sociais. 
A globalização mundial é um fenômeno que pode trazer grandes contribuições para que as inovações sociais ocorram de modo a beneficiar muito as populações mais carentes do mundo. A globalização é um processo de integração econômica mundial originada através da abertura do comércio internacional, buscando a redução de custos e o aumento da produtividade na fabricação de mercadorias. Existem dois fatores fundamentais para sua consolidação: A queda de barreiras alfandegárias entre os países e o avanço da tecnologia, particularmente no campo da informação. Com isto, ganham um constante aperfeiçoamento as áreas de computação, televisão, radiodifusão, telefonia, Internet, etc. Isto certamente provoca mudanças significativas no processo produtivo e na forma como se fazem investimentos mundiais.
Tais mudanças trazem a necessidade de uma constante reorganização no mercado de trabalho. As empresas cortam custos; conseqüentemente, reduzem vagas. A oferta de empregos diminui muito nos setores industriais e aumenta, mas pouco, nos setores de serviços. Portanto, o mais grave problema no mercado de trabalho é o desemprego. Calcula-se que o número de pessoas desempregadas no mundo seja superior a 300 milhões. Mais de 40 por cento procuram emprego por mais de um ano, e um número bastante significativo ingressa em atividades “informais”.
Isto causou o que chamam de “desemprego estrutural”. Significa que a tendência de abertura comercial e a globalização da economia estão levando as empresas a uma luta ferrenha para obter redução de custos para enfrentar a concorrência externa. Com isto, as indústrias estão deixando de instalar suas fábricas nos grandes centros urbanos e construindo-as em regiões onde a mão de obra é mais barata. Soma-se a isto a automação como outro fator que contribui muito para a queda na oferta de empregos. As pessoas que conseguem se manter no emprego estão sendo obrigadas a cumprir cargas horárias maiores na forma de horas extras. Isto requer inovações para readaptação, tanto das empresas quanto dos funcionários. 
No Brasil, isto tem provocado maior mobilidade dos trabalhadores desde meados da década de 1990. Os empregos duradouros estão cada vez mais raros, fenômeno que se percebe principalmente entre os empregados mais jovens. Essa reordenação do mercado de trabalho formal (com registro em carteira) traz o crescimento dos trabalhos informais, atividades exercidas pelos desempregados sem obediência às leis trabalhistas e tributárias.
Calcula-se a taxa de desemprego de um país dividindo-se o número de pessoas desocupadas pelo total da população economicamente ativa. No Brasil, esse método é feito através da pesquisa domiciliar por amostragem – aquela que é feita por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em residências. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse método é eficiente porque permite comparações com outros países. É a partir deste ponte que se pode perceber como a globalização, se por um lado traz problemas, por outro pode trazer soluções.
A facilidade das comparações dessas realidades entre os países é favorecida pelo avanço tecnológico nas áreas  de telecomunicação, como está explicado no segundo parágrafo. Os serviços prestados pela Internet, como as redes sociais, o WhatsApp, etc., têm se tornado realidades inclusive graças à globalização. Por meio desses sistemas, um número cada vez maior de pessoas de qualquer lugar do mundo está ganhando mais facilidade para se comunicar com outras pessoas em qualquer outro lugar do mundo. A partir disto surgem excelentes oportunidades para um número cada vez maior de pessoas contribuir para as inovações sociais.
Chama-se "inovação social" tudo que se refere a novas estratégias envolvendo conceitos e organizações, capacitando-as a atender às necessidades de todos os tipos: condições de trabalho, melhorias nas áreas de saúde, educação, segurança, etc. Entram nessa discussão o microcrédito, a educação à distância, o empreendedorismo, etc. Uma evidência de contribuição da globalização para isto: as informações sobre os problemas sociais em todos os países chegam até nós com mais rapidez. Isto tem feito com que tais problemas sejam amplamente melhor pesquisados academicamente. Desta forma, os passos a partir das discussões teóricas para a realização das práticas podem ficar mais rápidos. 

domingo, 31 de dezembro de 2017

O que é "Mercado de Trabalho"?

Seu trabalho
é uma prestação de serviços
vendida por você.


No Brasil, com a chegada do fim do ano e com quase 14 milhões de pessoas desempregadas, são muitas as pessoas que precisam se preparar para fazer boas redações, seja para conseguir empregos, para se manterem nos que já têm ou para melhorar seus desempenhos nas atividades profissionais que exercem. Além disto, leem e ouvem falar muito em "mercado de trabalho" e, claro, precisam saber o que é isto. Geralmente, quando alguém pergunta o que é "mercado de trabalho", na verdade está querendo saber por que isto tem este nome.
Quando você procura um emprego ou está empregado, ou mesmo quando pretende trabalhar por conta própria, atuando em seu próprio negócio, etc., você oferece o seu trabalho. Neste caso, seu trabalho é um produto ou uma prestação de serviços como qualquer outro produto ou prestação de serviços que existe no mercado. Seu trabalho tem um preço. Se você busca emprego, a pessoa, empresa ou qualquer tipo de organização que lhe contratar será quem comprará o que você oferece e lhe pagará por isto. A diferença é que, embora seja você mesmo(a) a pessoa que produz e vende seu trabalho, o preço é definido por quem contrata, embora isto possa ser negociado. O contratante pagará em mensalidades chamadas "salários" pelo tempo previsto em contrato que depois poderá ser renovado, conforme o caso.
No caso de quem tem negócio próprio ou é "profissional liberal" (trabalha por conta própria), é o profissional quem oferece seu serviço à clientela definindo seu próprio preço e as formas de pagamento. Seja como for, o nome é "mercado de trabalho" porque o trabalho, como qualquer outro produto, é colocado à venda no mercado, cabendo aos interessados em adquiri-lo o direito de decidir pela aquisição (neste caso, a contratação) ou não. 
Como se trata de um mercado, é importante lembrar que quanto maior for a quantidade de um produto a ser comercializado, menor será o preço se a procura se mantiver no mesmo nível. Porém, se a procura pelo produto for maior do que a quantidade disponível à venda, o preço tende a ser menor. Lembro, mais uma vez, que no mercado de trabalho o "produto" é o trabalho oferecido e o "preço" será o valor que o profissional receberá por ele. Isto significa que se, no caso de um emprego, a oferta de trabalho for maior do que a procura (o número de vagas oferecidas pelos empregadores), o salário tenderá a ser maior. Se a procura for maior do que a oferta, o salário tenderá a ser menor. É a isto que se chama "lei da oferta e da procura".
Quando existem muitos profissionais à procura de emprego e não há ofertas suficientes específicas para sua profissão, ocorre um desequilíbrio chamado "saturação de mercado". Se houver excesso de oferta mas ocorrer falta de procura de profissionais pelos empregadores, as empresas deixam de procurar pessoas especializadas nessa profissão e buscam profissionais de outras áreas e com outras qualificações.
Em síntese, "mercado de trabalho" é isto. Acredito que com esses dados - e evidentemente pesquisando sempre mais sobre o assunto - vocês se tornaram mais capazes de produzir boas redações a respeito. Ao mesmo tempo, é sempre muito importante manterem-se atualizados sobre esse tema, não só para produzirem boas redações, mas principalmente porque todos (empregados, desempregados ou quem tem negócios próprios) são pessoas incluídas neste tipo de mercado e precisam conhecê-lo tão bem quanto for possível.

sábado, 30 de dezembro de 2017

Os "Formadores" de Opiniões

O que chamam de
"formador" de opiniões
é, na verdade,
um influenciador de opiniões.


As redações que as pessoas fazem no Exame Nacional de Ensino Médio, nos vestibulares e nos concursos públicos revelam que suas opiniões sobre os assuntos propostos são, na maioria dos casos, influenciadas por reportagens - principalmente dos telenoticiários - mas formadas com base em suas próprias experiências ou em seu modo de perceber os fatos. Isto é o que se observa também durante uma conversa, seja qual for o assunto. Analisando esses fatos, chego à conclusão de ninguém forma as opiniões de outras pessoas, mas pode influenciar nessa formação. Ou influencia, mas não forma. 
"Opinião" é a ideia que que uma pessoa adquire sobre a realidade como ela a vê. Em outras palavras: é uma interpretação pessoal. Não retrata a realidade tal como prevê o significado da própria palavra "realidade": o "tudo que comprovadamente existe". Inclusive porque não são raros os casos em que a "comprovação" também é uma questão de ponto de vista. Portanto, sua opinião é formada através do seu senso de observação, de aprendizagem, de experiência própria, não por outras pessoas. Por outro lado, as outras pessoas e muitos outros fatores externos e internos influenciam nessa formação, transformando-a, modificando-a com o passar do tempo.
O conceito mais conhecido de "formador de opiniões" nos diz que "é a pessoa que influencia e modifica as opiniões das outras pessoas, principalmente nas áreas esportiva, política, cultural, social, etc.". Reparem que esse mesmo conceito diz que esses "formadores" são pessoas que influenciam e modificam nossas opiniões. "Influenciar" é causar um efeito sobre algo provocando modificações. Portanto, "influencia e modifica" é uma redundância. O próprio conceito também nos diz que essas pessoas são capazes de influenciar na formação, não de formar nossas opiniões. Nossas opiniões são formadas com base nas informações que essas pessoas nos dão, mas são formadas por nós mesmos. "Formar" é uma coisa, "modificar a forma" é outra.  

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Público Leitor do Redafácil foi Bem Diversificado em 2017

1 - Brasil;
2 - Estados Unidos;
3 - América Central;
4 - América do Sul;
5 - Europa;
6 - Ásia e Oceania;
7 - África.
A maioria dos leitores
acessou o blog
em seus locais de trabalho.


Desde quando foi criado, o Redafácil começou a ser acessado (em 9 de janeiro de 2010), o Redafácil começou a ser acessado principalmente por estudantes no Brasil. Entre estes, a maioria era do ensino médio. Com o tempo, o público leitor cresceu e se diversificou. Há alguns anos o Redafácil é diariamente acessado por pessoas em todo o Brasil e em vários países. Os detalhes na ilustração mostram onde estava a maioria das pessoas que liam o blog hoje por volta do meio-dia (horário brasileiro de verão) segundo o mapa de estatísticas que aparece numa das colunas.
Muitos estudantes brasileiros dizem que a maioria dos sites e blogs que oferecem "dicas" sobre redação no Brasil se limita a ensinamentos básicos como "ser conciso, não escrever textos longos, etc.". No Redafácil, não desconsidero a importância desses lembretes. Ao contrário, eu os reforcei em vários artigos, mas busco orientar sobre o que professores de Língua Portuguesa raramente explicam e sobre aspectos redacionais que raramente são mencionados em outros sites e blogs. Por exemplo, destaco a importância da aprendizagem e da demonstração do conhecimento de noções de linguistica, das formações das palavras e de outros detalhes que ajudem as pessoas a escolherem as palavras mais adequadas para a finalidade da redação e a abordagem do tema.
Como mostra a ilustração, o Redafácil é muito acessado diariamente por pessoas que estão em todo o Brasil. Também é grande o número de cidades onde estão os leitores nos Estados Unidos e em grande parte da Europa, da América Central, da América do Sul, alguns países da África, da Ásia e da Oceania. Os dados estatísticos do RevolverMaps revelam os diversos países de onde vieram o acessos que o Redafácil recebeu esta semana: Brasil, Estados Unidos, Portugal, Moçambique, Angola, Federação Russa, países da Região do Pacífico (Ásia), Suíça, Alemanha, França, Argentina, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Noruega, etc. O RevolverMaps revela 77 países. O Blogger destaca dez países: Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Ucrânia, Alemanha, Espanha, França, Portugal, Rússia e Angola. O Similar Sites informa que a maioria dessas pessoas acessa o Redafácil a partir de seus locais de trabalho e suas atividades profissionais e interesses são relacionados a negócios,  mídia, notícias, atividades industriais e temas sociais. Os assuntos mais procurados, vocês mesmos podem constatar nas colunas laterais. 
Desta vez as estatísticas não revelaram grandes diferenças de números de leitores por faixas etárias. Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando se registrou que a maioria era de adolescentes e de pessoas com até 36 anos, os níveis de pessoas de idades diferentes se mantiveram num relativo equilíbrio. Ao longo de sua existência, o Redafácil tem sido recomendado por escolas como a Professor José Edson dos Santos e tem sido mencionado em publicações como esta da Editora Uniasselvi.
Como vocês podem observar nos artigos aqui publicados, o objetivo do Redafácil não é apenas oferecer dicas sobre como produzir uma boa ou ótima redação sob o ponto de vista gramatical. Embora temas gramaticais também sejam abordados no Blog, ressalto a importância do hábito da leitura para ajudar a melhorar a escrita. Destaco também a importância de todos estarmos sempre atentos ao que ocorre no mundo, pois o acúmulo de informações é sumamente importante para mantermos nossos conhecimentos atualizados sobre todos os assuntos dignos de serem temas de redação. Sejam quais forem os motivos que fazem com que vocês procurem o Redafácil, são e sempre serão todos muito bem-vindos. 

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A Redundância em "Ensaio Crítico"

Se não for crítico,
não é um ensaio.

Não são raras as vezes em que encontro a expressão "ensaio crítico" em textos referentes a esse tipo de redação. Isto é uma redundância. Uma redundância é uma expressão com o uso de duas ou mais palavras quando bastaria uma. Por exemplo, "subir para cima" é uma redundância porque só é possível subir para cima. Não há a necessidade do uso das palavras "para cima". Um ensaio é sempre uma redação que apresenta uma exposição revelando a metodologia utilizada para a pesquisa sobre o tema como forma de justificar as conclusões apresentadas no texto. A crítica é um comentário sobre o tema. Portanto, todos os ensaios são críticos. Em "ensaio crítico", a presença da palavra "crítico" não é necessária.
Também é muito comum encontrarmos muitas redundâncias até mesmo em textos produzidos com o intuito de explicar o que é um ensaio. Um dos que eu encontrei na Internet diz que "é um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais". Esta explicação está repleta de redundâncias. Um "texto opinativo" é um texto com exposição de opiniões. Toda opinião é uma ideia. Uma opinião sempre provém de um senso crítico. Um senso crítico é sempre proveniente de reflexões, e estas são sempre provenientes de impressões pessoais. Bastaria dizer que um ensaio é um tipo de texto opinativo revelando a metodologia utilizada para a pesquisa sobre o tema. 
O ensaio é um texto literário. Isto quer dizer que nele são expostas críticas de acordo com princípios baseados em teorias e práticas com a devida eloquência (não muito formal, nem informal demais, e com clareza suficiente para leitores especialistas e leigos sobre o assunto tratado. Não deve ser confundido com o tratado, que é um tipo de texto em que se revela um estudo extremamente formal, geralmente científico e especialmente para finalidades acadêmicas (dirigidos a estudantes de ensino superior ou produzidos por eles para comprovar suas aprendizagens).
O ensaio pode, em alguns casos, conter a defesa de um ponto de vista pessoal sobre um tema político, filosófico, cultural, moral, etc., sem a necessidade de provas de caráter científico. Estas são situações em que o ensaio representa um ponto de vista que muitos especialistas consideram como "a ciência sem prova explícita", como escreveu o filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955). Nestes casos os textos são livres, assistemáticos, sem aquela rigidez científica que é necessária quando a finalidade é acadêmica. 

domingo, 24 de dezembro de 2017

As Diferenças Entre "Partilhar" e "Compartilhar"

É uma questão
de regência.

regência pode ser verbal ou nominal. Neste caso, é verbal. É o que ocorre quando o termo regente é um verbo. Nos casos destes dois verbos, eles podem ser considerados como palavras com mesmo significado em alguns casos e com significados diferentes em outras situações. Eu posso dizer, por exemplo, que duas ou mais pessoas que estão numa sala partilham ou compartilham o espaço da sala. Neste caso, tanto "partilhar" como "compartilhar" significam dividir algo.
No entanto, quando levamos em consideração alguns aspectos relacionados à regência, os dois verbos assumem significados diferentes. Quando eu digo que as pessoas compartilham o espaço da sala, o termo que se destaca é "o espaço da sala". Quem compartilha, compartilha algo. Esse algo, neste exemplo, é o espaço da sala. Aí, o verbo compartilhar se classifica como transitivo direto. Quanto ao verbo "partilhar", pode ser transitivo direto e/ou indireto. Se eu digo que aquelas pessoas partilham o espaço, posso estar dizendo que elas estão no mesmo espaço total da sala e, ao mesmo tempo, que cada uma delas ocupa um espaço particular dentro do espaço total da sala. Porém, quando eu digo que elas compartilham, estou dizendo que todas elas estão no mesmo espaço. A segunda interpretação faz com que, com o uso do verbo "partilhar", o termo "o espaço da sala" se torna um objeto indireto.
Pode-se resumir tudo isto dizendo que partilhar é dividir, tal como dividir o pão (veja a ilustração). Compartilhar pode ser interpretado como partilhar, mas não por meio de uma divisão. O significado de "compartilhar" se aproxima mais de "participar de uma mesma coisa". "Partilhar" é dividir em partes. "Compartilhar" é fazer parte de uma mesma coisa junto com outras pessoas. É o que acontece quando você "compartilha" uma postagem no Facebook, por exemplo. Ao fazer isto, você participa, com várias pessoas, da mesma informação ou mensagem que a postagem contém.