sábado, 30 de dezembro de 2017

Os "Formadores" de Opiniões

O que chamam de
"formador" de opiniões
é, na verdade,
um influenciador de opiniões.


As redações que as pessoas fazem no Exame Nacional de Ensino Médio, nos vestibulares e nos concursos públicos revelam que suas opiniões sobre os assuntos propostos são, na maioria dos casos, influenciadas por reportagens - principalmente dos telenoticiários - mas formadas com base em suas próprias experiências ou em seu modo de perceber os fatos. Isto é o que se observa também durante uma conversa, seja qual for o assunto. Analisando esses fatos, chego à conclusão de ninguém forma as opiniões de outras pessoas, mas pode influenciar nessa formação. Ou influencia, mas não forma. 
"Opinião" é a ideia que que uma pessoa adquire sobre a realidade como ela a vê. Em outras palavras: é uma interpretação pessoal. Não retrata a realidade tal como prevê o significado da própria palavra "realidade": o "tudo que comprovadamente existe". Inclusive porque não são raros os casos em que a "comprovação" também é uma questão de ponto de vista. Portanto, sua opinião é formada através do seu senso de observação, de aprendizagem, de experiência própria, não por outras pessoas. Por outro lado, as outras pessoas e muitos outros fatores externos e internos influenciam nessa formação, transformando-a, modificando-a com o passar do tempo.
O conceito mais conhecido de "formador de opiniões" nos diz que "é a pessoa que influencia e modifica as opiniões das outras pessoas, principalmente nas áreas esportiva, política, cultural, social, etc.". Reparem que esse mesmo conceito diz que esses "formadores" são pessoas que influenciam e modificam nossas opiniões. "Influenciar" é causar um efeito sobre algo provocando modificações. Portanto, "influencia e modifica" é uma redundância. O próprio conceito também nos diz que essas pessoas são capazes de influenciar na formação, não de formar nossas opiniões. Nossas opiniões são formadas com base nas informações que essas pessoas nos dão, mas são formadas por nós mesmos. "Formar" é uma coisa, "modificar a forma" é outra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!