segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O que é uma Rede Social?

As redes sociais
já existiam

muito antes 
da Internet surgir.

Eis aí um tema sempre muito interessante para redações nas escolas: as redes socais. Ou melhor: a história das redes sociais e suas influências na sociedade.  Hoje em dia, quando se fala em "redes sociais", as pessoas logo associam essa expressão às "redes sociais online", que são as redes sociais que se formam via Internet.  Mas o que é uma rede social?
As redes sociais existem desde o início da existência de todas as sociedades. Uma rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações (instituições de ensino, hospitais, empresas, clubes, igrejas, ONGs, etc.) que compartilham problemas, soluções, discussões e todos os tipos de objetivos comuns a todos os participantes. Exemplos mais simples de redes sociais: uma turma de alunos de uma escola, os moradores de um bairro, o conjunto de funcionários de uma empresa ou de cada setor da empresa, os frequentadores de uma igreja, os moradores de um condomínio, etc. 
Uma rede social é uma organização que ocorre por processos naturais ou planejados, mas possibilitando ou visando possibilitar relacionamentos sociais entre os participantes. Ela tanto pode ser efêmera como duradoura. Por serem ligações sociais, essas redes fazem com que a conexão entre as pessoas se dê pela identidade, o que requer certos cuidados quando participamos das redes sociais online: é preciso sabermos com quem realmente estamos lidando, bem como também é preciso sabermos como lidar com essas conexões e com as pessoas que participam delas. Nas redes sociais da Internet, não há limites físicos, e isto reforça a necessidade de cada pessoa impor seus próprios limites. Elas operam em diferentes níveis, como as de simples relacionamentos entre pessoas e grupos (Facebook, Tweeter, Instagram, Google+, etc.), apenas para relacionamentos profissionais e de trabalho (Linkedin), etc. Dentro de uma rede social como o Facebook, formam-se outras redes sociais, chamadas "grupos", cada qual também com suas finalidades, tendo um ou mais "administradores" como responsáveis pelo mesmo. 
As redes sociais online não substituem as presenciais. Ao contrário, ajudam a fortalecer estas. Pelo Facebook, por exemplo, é possível convidar ou convocar os moradores para uma reunião num condomínio ou na associação de moradores de um bairro. É possível também programar uma reunião dos membros de uma Igreja. Ainda pelo Facebook, estudantes podem formar grupos para programar encontros para estudos. Neste sentido, a intensificação da formação das redes sociais online pode reforçar - e geralmente reforça - a intensificação das atividades das redes sociais presenciais. Pelas redes sociais online, os consumidores podem entrar em contato direto com os fornecedores dos produtos, sem a necessidade de intermediários no processo de compra e venda, o que tem provocado necessidade de grandes mudanças nos processos de produção de propagandas e de marketing e nos processos de endomarketing
É claro que tanto os consumidores como os produtores, vendedores, etc., precisam ter muito cuidado para não serem vítimas de golpes. As redes sociais online muito vulneráveis à criação de "perfis" falsos, nos quais algumas pessoas se passam por outras para praticar atos desonestos. Mesmo assim, tomando-se os devidos cuidados, elas se tornam excelentes meios de negociações. Atualmente quase todas as redes sociais online constituem uma nova forma de exploração das dinâmicas de relacionamento com finalidades sociais, artísticas, políticas, industriais, etc. Graças a isto, o marketing tem se tornado uma atividade mais pessoal, como consumidores, produtores e revendedores dentro de uma interatividade maior do que a que poderia ser proporcionada por qualquer outro meio. Conclui-se, assim, que as redes sociais online são, em última análise, os processos de comunicação à distância mais avançados e mais importantes para todos no momento. 

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