domingo, 31 de dezembro de 2017

O que é "Mercado de Trabalho"?

Seu trabalho
é uma prestação de serviços
vendida por você.


No Brasil, com a chegada do fim do ano e com quase 14 milhões de pessoas desempregadas, são muitas as pessoas que precisam se preparar para fazer boas redações, seja para conseguir empregos, para se manterem nos que já têm ou para melhorar seus desempenhos nas atividades profissionais que exercem. Além disto, leem e ouvem falar muito em "mercado de trabalho" e, claro, precisam saber o que é isto. Geralmente, quando alguém pergunta o que é "mercado de trabalho", na verdade está querendo saber por que isto tem este nome.
Quando você procura um emprego ou está empregado, ou mesmo quando pretende trabalhar por conta própria, atuando em seu próprio negócio, etc., você oferece o seu trabalho. Neste caso, seu trabalho é um produto ou uma prestação de serviços como qualquer outro produto ou prestação de serviços que existe no mercado. Seu trabalho tem um preço. Se você busca emprego, a pessoa, empresa ou qualquer tipo de organização que lhe contratar será quem comprará o que você oferece e lhe pagará por isto. A diferença é que, embora seja você mesmo(a) a pessoa que produz e vende seu trabalho, o preço é definido por quem contrata, embora isto possa ser negociado. O contratante pagará em mensalidades chamadas "salários" pelo tempo previsto em contrato que depois poderá ser renovado, conforme o caso.
No caso de quem tem negócio próprio ou é "profissional liberal" (trabalha por conta própria), é o profissional quem oferece seu serviço à clientela definindo seu próprio preço e as formas de pagamento. Seja como for, o nome é "mercado de trabalho" porque o trabalho, como qualquer outro produto, é colocado à venda no mercado, cabendo aos interessados em adquiri-lo o direito de decidir pela aquisição (neste caso, a contratação) ou não. 
Como se trata de um mercado, é importante lembrar que quanto maior for a quantidade de um produto a ser comercializado, menor será o preço se a procura se mantiver no mesmo nível. Porém, se a procura pelo produto for maior do que a quantidade disponível à venda, o preço tende a ser menor. Lembro, mais uma vez, que no mercado de trabalho o "produto" é o trabalho oferecido e o "preço" será o valor que o profissional receberá por ele. Isto significa que se, no caso de um emprego, a oferta de trabalho for maior do que a procura (o número de vagas oferecidas pelos empregadores), o salário tenderá a ser maior. Se a procura for maior do que a oferta, o salário tenderá a ser menor. É a isto que se chama "lei da oferta e da procura".
Quando existem muitos profissionais à procura de emprego e não há ofertas suficientes específicas para sua profissão, ocorre um desequilíbrio chamado "saturação de mercado". Se houver excesso de oferta mas ocorrer falta de procura de profissionais pelos empregadores, as empresas deixam de procurar pessoas especializadas nessa profissão e buscam profissionais de outras áreas e com outras qualificações.
Em síntese, "mercado de trabalho" é isto. Acredito que com esses dados - e evidentemente pesquisando sempre mais sobre o assunto - vocês se tornaram mais capazes de produzir boas redações a respeito. Ao mesmo tempo, é sempre muito importante manterem-se atualizados sobre esse tema, não só para produzirem boas redações, mas principalmente porque todos (empregados, desempregados ou quem tem negócios próprios) são pessoas incluídas neste tipo de mercado e precisam conhecê-lo tão bem quanto for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!