quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

"Televisão em cores" ou "televisão a cores"?

Televisores.
Não se deve confundir
"televisor"

com "televisão". 


Esta é uma dúvida muito comum: "o aparelho é uma televisão ou um televisor?". Apesar de ser comum as pessoas se referirem ao aparelho usando a palavra "televisão", ele é um televisor ou um aparelho de televisão. "Televisão" é o nome que se dá ao sistema de transmissão de imagens e som que chegam aos aparelhos receptores (televisores). 
Numa redação no Exame Nacional de Ensino Médio, provavelmente o aluno não perderá pontos se usar a palavra "televisão" para se referir ao aparelho, mas sua redação ganhará importância se ele empregar a palavra correta. "Televisão" é a emissora que gera e transmite as imagens e os sons. Geralmente, antes do nome da emissora, usa-se a sigla "TV", que significa "televisão". Exemplos: TV Globo, TV Gazeta, TV Alterosa, etc. 
Muita gente também pergunta se a forma correta é "televisão a cores" ou "televisão em cores". É fácil dissipar esta dúvida. Basta lembrar que a preposição "em" significa "dentro de" (um lugar, uma situação, etc.), e que a preposição "a" indica condição ou um modo, uma maneira (exemplos; compra a dinheiro, compra a prazo, feito a grosso modo, etc.). Como se trata do sistema através do qual a transmissão televisiva é feita, a forma correta é "televisão a cores".

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O que é uma redação expositiva?

Ilustração: Redação Mania
Deve-se ter em mente
que não existe
"verdade indiscutível".



Um estudante me perguntou o que é uma redação expositiva. Como acredito que muitos leitores do Redafácil também possam ter dúvidas quanto a isto, considero a explicação importante para todos. Devo começá-la dizendo que muitos professores ensinam que o texto expositivo contém a descrição de verdades consideradas indiscutíveis. Considera-se como "verdade" um evento real ou algo que existe. Porém, nem tudo que acreditamos que existe ou seja real o é realmente. Logo, nenhuma verdade é indiscutível. 
O que se chama "redação expositiva" é uma redação dissertativa expositiva. Para saber o que é uma dissertação, leia "A Dissertação ou Redação Dissertativa". Quando os temas são polêmicos, a argumentação se faz necessária, e por isto ela é exigida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. É através dela que o autor revela seus argumentos como base para sustentar sua opinião. É importante lembrar que o autor da redação não deve tentar convencer o leitor de que sua opinião é indiscutível ou inquestionável, deve apenas ater-se a mostrá-la e fundamentá-la. Por isto considero "redação argumentativa descritiva" uma redundância, pois não é possível apresentar uma argumentação sem uma descrição dos fatos.
Numa redação expositiva, deve-se apresentar informações sobre um fato específico descrevendo-o e relacionando suas principais características. "Descrever" significa fazer um relato detalhado. No entanto, na redação, é preciso não apresentar detalhes excessivos. Isto significa que, no Enem, por exemplo, o aluno terá que saber escolher os detalhes mais importantes e excluir os não tão importantes. Para isto, terá que estar muito bem informado sobre o tema proposto. Para saber mais um pouco sobre redação expositiva, clique aqui.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Redação em Endomarketing

Numa empresa,
tudo tem que ter modificações constantes,
principalmente as formas de comunicação.
A linguagem 
precisa ser moderna
sem deixar de ser formal.


Todas as empresas, sejam quais forem seus ramos de atividade e seus portes (das micro às mega empresas), têm que se adaptar às novas tendências exigidas pelas mudanças que ocorrem no mundo. Ou seja: seus gestores e funcionários têm que estar sempre preparados para adotarem mudanças de comportamento, de hábitos rotineiros e principalmente nas formas de se comunicarem. A globalização avança num processo aparentemente infinito e que, à medida em que o tempo passa, ganha mais velocidade. Isto traz mudanças tecnológicas principalmente nos processos de informação e comunicação. Quem não se adaptar a essas mudanças aumenta seus riscos de ficar fora do mercado de trabalho. 
A principal função da comunicação empresarial é facilitar ações relacionadas ao que é transmitido, isto é, por meio de trocas de informações internas e externas. Por isto, principalmente quando a comunicação é feita por escrito, a modernização da linguagem se faz necessária, mas a preservação da linguagem objetiva, clara, mas ao mesmo tempo mantendo-se certa formalidade, também. Informalidade não é a mesma coisa que modernização. A variação da linguagem tem que estar de acordo com o contexto, a situação e as posições - inclusive hierárquicas - de quem envia e de quem recebe a mensagem. Esse processo de comunicação interna nas organizações se chama endomarketing, palavra que significa marketing interno.
Os leigos costumam confundir "marketing" com "propaganda". Em termos comerciais, pode-se dizer resumidamente que a propaganda é a informação sobre a existência de um produto ou serviço à disposição de consumidores. O marketing é bem mais que isto: é um processo que determina quais são os produtos ou serviços com mais chances de despertar interesse dos consumidores e quais são as estratégias mais adequadas para a promoção do produto ou serviço, as vendas e a preservação do negócio. Aí, entra em cena o "marketing pessoal".

O marketing pessoal é algo tão importante que não é exagero dizer que sua profissão e sua sobrevivência dependem dele. "Marketing pessoal" é tudo que você veste, como você se senta a uma mesa ou em qualquer outro lugar, o que você faz ou diz em qualquer situação. Enfim, é como você se comporta de uma maneira geral, inclusive - e até principalmente - nas redes sociais da Internet. Atualmente, para conseguir emprego ou se manter nele, ou mesmo para conseguir sobreviver trabalhando por conta própria, a comprovação da capacidade profissional é muito importante mas não é suficiente. Tanto os empregadores como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto à conduta moral e social das pessoas, considerando isto mais importante do que a habilidade e a experiência profissionais.
A forma como você se comunica com as pessoas diz muito sobre seu marketing pessoal. No ambiente de trabalho isto pode tanto lhe ajudar a conseguir uma promoção na empresa quanto pode contribuir para sua demissão. Uma palavra ou uma expressão usada fora do contexto pode causar interpretações equivocadas certamente causará a segunda hipótese. Portanto, numa redação empresarial, seja para comunicação interna ou externa, é importantíssimo saber empregar as palavras e expressões corretas e mais adequadas. Para isto, o autor da redação precisa considerar a importância do objetivo da modernização do estilo redacional e da linguagem a ser usada, da função estratégica da redação, da cultura da empresa, do aspecto motivacional, da circulação de documentos empresariais, dos perigos representados por documentos mal escritos, dos cuidados extremos para evitar conflitos internos, etc.
O sucesso de toda estratégia de planejamento depende principalmente da comunicação empresarial. Isto é o suficiente para justificar a necessidade de tanto cuidado na redação. Seus objetivos principais são melhorar a imagem da empresa (mesmo quando esta já detém uma boa imagem) e garantir os resultados necessários para o sucesso do planejamento. No entanto, isto não quer dizer que a redação tem que conter apenas informações favoráveis a respeito da empresa. Num mundo em que a concorrência está cada vez mais forte e em que os avanços tecnológicos, há que se considerar também as mudanças no público-alvo. Em suma, o funcionário precisa saber que de sua forma de se comunicar interna e externamente depende a sobrevivência da empresa, o que equivale a dizer que dela dependem a preservação de seu emprego e sua própria sobrevivência. Eis a razão pela qual a linguagem na redação empresarial precisa ser constantemente modernizada sem deixar de ser formal e, ao mesmo tempo, sucinta, clara e objetiva.