sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Redação em Endomarketing

Numa empresa,
tudo tem que ter modificações constantes,
principalmente as formas de comunicação.
A linguagem 
precisa ser moderna
sem deixar de ser formal.


Todas as empresas, sejam quais forem seus ramos de atividade e seus portes (das micro às mega empresas), têm que se adaptar às novas tendências exigidas pelas mudanças que ocorrem no mundo. Ou seja: seus gestores e funcionários têm que estar sempre preparados para adotarem mudanças de comportamento, de hábitos rotineiros e principalmente nas formas de se comunicarem. A globalização avança num processo aparentemente infinito e que, à medida em que o tempo passa, ganha mais velocidade. Isto traz mudanças tecnológicas principalmente nos processos de informação e comunicação. Quem não se adaptar a essas mudanças aumenta seus riscos de ficar fora do mercado de trabalho. 
A principal função da comunicação empresarial é facilitar ações relacionadas ao que é transmitido, isto é, por meio de trocas de informações internas e externas. Por isto, principalmente quando a comunicação é feita por escrito, a modernização da linguagem se faz necessária, mas a preservação da linguagem objetiva, clara, mas ao mesmo tempo mantendo-se certa formalidade, também. Informalidade não é a mesma coisa que modernização. A variação da linguagem tem que estar de acordo com o contexto, a situação e as posições - inclusive hierárquicas - de quem envia e de quem recebe a mensagem. Esse processo de comunicação interna nas organizações se chama endomarketing, palavra que significa marketing interno.
Os leigos costumam confundir "marketing" com "propaganda". Em termos comerciais, pode-se dizer resumidamente que a propaganda é a informação sobre a existência de um produto ou serviço à disposição de consumidores. O marketing é bem mais que isto: é um processo que determina quais são os produtos ou serviços com mais chances de despertar interesse dos consumidores e quais são as estratégias mais adequadas para a promoção do produto ou serviço, as vendas e a preservação do negócio. Aí, entra em cena o "marketing pessoal".

O marketing pessoal é algo tão importante que não é exagero dizer que sua profissão e sua sobrevivência dependem dele. "Marketing pessoal" é tudo que você veste, como você se senta a uma mesa ou em qualquer outro lugar, o que você faz ou diz em qualquer situação. Enfim, é como você se comporta de uma maneira geral, inclusive - e até principalmente - nas redes sociais da Internet. Atualmente, para conseguir emprego ou se manter nele, ou mesmo para conseguir sobreviver trabalhando por conta própria, a comprovação da capacidade profissional é muito importante mas não é suficiente. Tanto os empregadores como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto à conduta moral e social das pessoas, considerando isto mais importante do que a habilidade e a experiência profissionais.
A forma como você se comunica com as pessoas diz muito sobre seu marketing pessoal. No ambiente de trabalho isto pode tanto lhe ajudar a conseguir uma promoção na empresa quanto pode contribuir para sua demissão. Uma palavra ou uma expressão usada fora do contexto pode causar interpretações equivocadas certamente causará a segunda hipótese. Portanto, numa redação empresarial, seja para comunicação interna ou externa, é importantíssimo saber empregar as palavras e expressões corretas e mais adequadas. Para isto, o autor da redação precisa considerar a importância do objetivo da modernização do estilo redacional e da linguagem a ser usada, da função estratégica da redação, da cultura da empresa, do aspecto motivacional, da circulação de documentos empresariais, dos perigos representados por documentos mal escritos, dos cuidados extremos para evitar conflitos internos, etc.
O sucesso de toda estratégia de planejamento depende principalmente da comunicação empresarial. Isto é o suficiente para justificar a necessidade de tanto cuidado na redação. Seus objetivos principais são melhorar a imagem da empresa (mesmo quando esta já detém uma boa imagem) e garantir os resultados necessários para o sucesso do planejamento. No entanto, isto não quer dizer que a redação tem que conter apenas informações favoráveis a respeito da empresa. Num mundo em que a concorrência está cada vez mais forte e em que os avanços tecnológicos, há que se considerar também as mudanças no público-alvo. Em suma, o funcionário precisa saber que de sua forma de se comunicar interna e externamente depende a sobrevivência da empresa, o que equivale a dizer que dela dependem a preservação de seu emprego e sua própria sobrevivência. Eis a razão pela qual a linguagem na redação empresarial precisa ser constantemente modernizada sem deixar de ser formal e, ao mesmo tempo, sucinta, clara e objetiva. 

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