Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O que é uma redação expositiva?

Ilustração: Redação Mania
Deve-se ter em mente
que não existe
"verdade indiscutível".


Um estudante me perguntou o que é uma redação expositiva. Como acredito que muitos leitores do Redafácil também possam ter dúvidas quanto a isto, considero a explicação importante para todos. Devo começá-la dizendo que muitos professores ensinam que o texto expositivo contém a descrição de verdades consideradas indiscutíveis. Considera-se como "verdade" um evento real ou algo que existe. Porém, nem tudo que acreditamos que existe ou seja real realmente o é. Logo, nenhuma verdade é indiscutível. 
O que se chama "redação expositiva" é uma redação dissertativa expositiva ou dissertação expositiva. Para saber o que é uma dissertação, leia "A Dissertação ou Redação Dissertativa". Quando os temas são polêmicos, a argumentação se faz necessária, e por isto ela é exigida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. É através dela que o autor revela seus argumentos como base para sustentar sua opinião. É importante lembrar que o autor da redação não deve tentar convencer o leitor de que sua opinião é indiscutível ou inquestionável, deve apenas ater-se a mostrá-la e fundamentá-la. Por isto considero "redação argumentativa descritiva" uma redundância, pois não é possível apresentar uma argumentação sem uma descrição dos fatos.
Numa redação expositiva, deve-se apresentar informações sobre um fato específico descrevendo-o e relacionando suas principais características. "Descrever" significa fazer um relato detalhado. No entanto, na redação, é preciso não apresentar detalhes excessivos. Isto significa que, no Enem, por exemplo, o aluno terá que saber escolher os detalhes mais importantes e excluir os não tão importantes. Para isto, terá que estar muito bem informado sobre o tema proposto. Para saber mais um pouco sobre redação expositiva, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!