quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

"Televisão em cores" ou "televisão a cores"?

Televisores.
Não se deve confundir
"televisor"

com "televisão". 


Esta é uma dúvida muito comum: "o aparelho é uma televisão ou um televisor?". Apesar de ser comum as pessoas se referirem ao aparelho usando a palavra "televisão", ele é um televisor ou um aparelho de televisão. "Televisão" é o nome que se dá ao sistema de transmissão de imagens e som que chegam aos aparelhos receptores (televisores). 
Numa redação no Exame Nacional de Ensino Médio, provavelmente o aluno não perderá pontos se usar a palavra "televisão" para se referir ao aparelho, mas sua redação ganhará importância se ele empregar a palavra correta. "Televisão" é a emissora que gera e transmite as imagens e os sons. Geralmente, antes do nome da emissora, usa-se a sigla "TV", que significa "televisão". Exemplos: TV Globo, TV Gazeta, TV Alterosa, etc. 
Muita gente também pergunta se a forma correta é "televisão a cores" ou "televisão em cores". É fácil dissipar esta dúvida. Basta lembrar que a preposição "em" significa "dentro de" (um lugar, uma situação, etc.), e que a preposição "a" indica condição ou um modo, uma maneira (exemplos; compra a dinheiro, compra a prazo, feito a grosso modo, etc.). Como se trata do sistema através do qual a transmissão televisiva é feita, a forma correta é "televisão a cores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!