quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Resultados em Redação no Enem 2016 Foram Péssimos

O resultado geral 
em linguagem e matemática
melhorou.
Entretanto,

quanto à redação,
foi bem ruim.


Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve uma queda drástica no desempenho dos candidatos de uma forma geral. Considerando-se a média total em relação à do Enem 2015, houve queda na nota em Ciências Humanas e Ciência da Natureza. O resultado em linguagens e matemática subiu, mas quanto à redação ocorreu exatamente o contrário. Poucos alunos conseguiram a nota mil, que é a máxima. Na verdade poucos alunos obtiveram mais de 500 em redação, e o número de alunos com nota zero nesse quesito aumentou muito.
Hoje também foi aberta, através do mesmo site (veja o link acima), a consulta pública que reunirá sugestões de mudanças no Enem. Os interessados podem enviar suas ideias através de formulários que estarão disponíveis no site até o dia 10 de fevereiro. Uma das novidades já confirmadas para o Enem deste ano é que, como medida para evitar gastos do governo federal, o Ministério da Educação não emitirá certificados de conclusão de ensino médio para maiores de 18 anos que não o terminaram em idade regular. Os interessados em obter a conclusão terão que obter boas notas no Enem. Veja mais detalhes no site.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O Significado de "Facção"

As organizações dedicadas à proteção de espécies animais
também são facções.
O uso frequente
da palavra "facção"
para se referir
a uma organização criminosa
causa confusões 
quanto ao seu significado.


Durante uma prova como a do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou qualquer outra, os estudantes terão que ter cuidado quanto ao significado da palavra "facção" quando a encontrarem num texto para interpretação ou a usarem numa redação. A influência causada por uma recente telenovela da Rede Globo de Televisão e o fato da palavra estar sendo frequentemente usada pela imprensa em geral para se referir a uma organização criminosa está fazendo com que muita gente pense equivocadamente que toda facção é uma dessas organizações. 
"Facção" tem o mesmo significado de "pedaço", "parte", em relação a um todo. No caso de uma facção formada por pessoas, uma facção é um grupo de pessoas que se dedicam a uma mesma causa. Na Igreja Católica, por exemplo, existem muitas facções. Embora essas pessoas se dediquem à mesma fé religiosa, cada um desses grupos manifesta essa mesma fé de uma forma que lhe é peculiar e se dedica a causas sociais diferentes. São exemplos de facções as pastorais dos idosos, as pastorais que auxiliam pessoas doentes, etc., etc. 
As chamadas ("Organizações Não Governamentais") também são facções. Algumas delas se dedicam à preservação de espécies animais em risco de extinção, à atenção a idosos, ao apoio a moradores de ruas, etc. Cada partido político também é uma facção, e membros de partidos políticos diferentes também formam outro tipo de facção quando estes se unem no que politicamente se chama "coligação partidária". São também facções as torcidas organizadas de times de futebol, os fã-clubes de artistas, assim como também os grupos formados por fabricantes de vestuários que fornecem seus produtos com exclusividade a determinadas empresas revendedoras. Outros tipos de facções: sindicatos, clubes, federações, etc.
Em resumo, uma facção é qualquer grupo formado por pessoas ou organizações (empresas, etc.) com uma mesma finalidade. Não é toda facção que se opõe a circunstâncias ou determinações sociais ou pratica crimes. Para evitar esse tipo de confusão principalmente entre estudantes, é muito importante que os profissionais de comunicação usem a expressão "facção criminosa" ao se referirem a esse tipo de organização. Isto não será uma redundância, pois nem toda facção é criminosa, e ajuda muito a população a entender melhor as diferenças entre esses grupos de pessoas. Cada grupo composto por pessoas com uma determinada finalidade é sempre uma facção porque é uma parte de um todo: a sociedade. Num conceito mais amplo, cada tipo de sociedade também é uma facção dentro da humanidade.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A redação tem que ser curta, mas não tanto.

Ilustrações: Brasil Escola
Estas ilustrações retratam
a preocupação mais constante
dos alunos
e uma realidade
que eles têm que aceitar.



O erro mais comum que os estudantes de ensino médio cometem quanto à redação é preocupar-se principalmente com a forma de obter uma boa nota em redação. Para isto, tudo que eles precisam fazer durante a prova é uma revisão geral de seu texto, lendo-o com tranquilidade antes após terminá-lo e antes de entregá-lo, para que eles mesmos constatem possíveis erros e os corrijam enquanto há tempo. Há várias outras "dicas" sobre isto no Redafácil, mas esta não deve ser a preocupação principal.
Os alunos precisam entende que não se aprende a fazer redações para obter boas notas, e sim porque boas redações sempre será necessárias em muitos momentos ao longo da vida. Infelizmente, no ensino colegial e em vestibulares do Brasil, o que se ensina sobre redação se restringe a um ensaio dissertativo que ocupe no máximo uma página para avaliar a capacidade do aluno se comunicar através da escrita. Como resultado disto, muitos alunos acham que dois ou três parágrafos - ou mesmo apenas um - são suficientes para o desenvolvimento de uma boa redação.
Isto é um erro grave, pois o processo de aprendizagem de uma redação deve ser visto como um processo preparatório para, mais tarde, como profissionais, esses aprendizes lidarem com a necessidade de escrever redações mais complexas como as específicas de áreas como publicidade, jornalismo e as elaborações de roteiros, relatórios, monografias, etc. É a partir da aprendizagem durante o ensino médio que o aluno tem que ser preparado para lidar com redações acadêmicas (IIIIIIIVV e VI).
O aprendizado da redação descritiva é importante. Ela representa uma caracterização do autor da redação quanto a uma pessoa, um objeto, um fato, etc. Entretanto, a descrição não pode ser restrita a isto. Através dela, o autor deve transmitir ao leitor uma visão ou interpretação pessoal daquilo que descreve. Ou seja, sua argumentação. Para isto, ele precisa aprender desde já a lidar com a lógica da argumentação. Somente assim o aluno poderá aprender o principal fator a ser considerado desde já na fase da aprendizagem de redação: a diferença entre a descrição objetiva e a subjetiva. Isto leva o aluno à necessidade de ter uma boa noção sobre enunciação e contexto.
Para isto, o aluno precisa adquirir o hábito de ler muito. A leitura de revistas, jornais, livros, etc., o auxiliará muito no desenvolvimento do discernimento desses detalhes. cabe, porém, ao professor auxiliar seus alunos quanto à escolha dos livros mais adequados para isto. Cabe também ao aluno aceitar de que ele, muitas vezes, precisará deixar de lado a escolha sobre o que quer ler e aceitar o fato de que terá que ler o que não quer: jornais; revistas; notícias sobre política, economia, etc. Se possível, todos os dias. É desta forma que, além de manter-se bem informado, ele também estará lidando, como leitor, com uma imensa variedade de textos.