Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O Significado de "Facção"

As organizações dedicadas à proteção de espécies animais
também são facções.
O uso frequente
da palavra "facção"
para se referir
a uma organização criminosa
causa confusões 
quanto ao seu significado.


Durante uma prova como a do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou qualquer outra, os estudantes terão que ter cuidado quanto ao significado da palavra "facção" quando a encontrarem num texto para interpretação ou a usarem numa redação. A influência causada por uma recente telenovela da Rede Globo de Televisão e o fato da palavra estar sendo frequentemente usada pela imprensa em geral para se referir a uma organização criminosa está fazendo com que muita gente pense equivocadamente que toda facção é uma dessas organizações. 
"Facção" tem o mesmo significado de "pedaço", "parte", em relação a um todo. No caso de uma facção formada por pessoas, uma facção é um grupo de pessoas que se dedicam a uma mesma causa. Na Igreja Católica, por exemplo, existem muitas facções. Embora essas pessoas se dediquem à mesma fé religiosa, cada um desses grupos manifesta essa mesma fé de uma forma que lhe é peculiar e se dedica a causas sociais diferentes. São exemplos de facções as pastorais dos idosos, as pastorais que auxiliam pessoas doentes, etc., etc. 
As chamadas ("Organizações Não Governamentais") também são facções. Algumas delas se dedicam à preservação de espécies animais em risco de extinção, à atenção a idosos, ao apoio a moradores de ruas, etc. Cada partido político também é uma facção, e membros de partidos políticos diferentes também formam outro tipo de facção quando estes se unem no que politicamente se chama "coligação partidária". São também facções as torcidas organizadas de times de futebol, os fã-clubes de artistas, assim como também os grupos formados por fabricantes de vestuários que fornecem seus produtos com exclusividade a determinadas empresas revendedoras. Outros tipos de facções: sindicatos, clubes, federações, etc.
Em resumo, uma facção é qualquer grupo formado por pessoas ou organizações (empresas, etc.) com uma mesma finalidade. Não é toda facção que se opõe a circunstâncias ou determinações sociais ou pratica crimes. Para evitar esse tipo de confusão principalmente entre estudantes, é muito importante que os profissionais de comunicação usem a expressão "facção criminosa" ao se referirem a esse tipo de organização. Isto não será uma redundância, pois nem toda facção é criminosa, e ajuda muito a população a entender melhor as diferenças entre esses grupos de pessoas. Cada grupo composto por pessoas com uma determinada finalidade é sempre uma facção porque é uma parte de um todo: a sociedade. Num conceito mais amplo, cada tipo de sociedade também é uma facção dentro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!