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A aplicação da lógica na redação é mais importante do que o número de linhas ocupadas. |
Não basta dizer aos alunos
que eles têm que fazer uma redação clara e objetiva
em poucas linhas.
É preciso lhes ensinar
como se faz isto.
Tenho notado que muitos professores e muitas professoras estão recomendando aos alunos para que façam suas redações ocupando o menor número possível de linhas e, ao mesmo tempo, desenvolverem um texto conciso, claro, objetivo dentro desse tão limitado espaço. No entanto, raramente explicam com clareza como os alunos devem conseguir isto. Isto requer noções básicas de lógica que os professores precisam conhecer e transmitir aos alunos.
Lembro-me de Spok, o icônico personagem da série "Jornada nas Estrelas", dizendo que "a lógica não deve ser uma finalidade, deve ser um princípio". Spok é um personagem fictício, mas creio sua fala seja um pensamento de Gene Rodenberg, o criador da série, expressa através dele. A lógica é uma técnica fundamental para embasar uma linha de raciocínio em qualquer atividade, inclusive no desenvolvimento de um texto. É através dela que se traça a necessária proporcionalidade entre os argumentos. É ensinando isto que o professor facilita ao aluno o entendimento sobre como planejar uma redação concisa e objetiva sem ser muito extensa mas também com o cuidado para não ser curta demais.
Dizer ao aluno que ele tem que escrever em poucas linhas e que o texto precisa ser conciso, objetivo, claro, com argumentos bem definidos, é dizer-lhe o óbvio. O professor precisa mostrar ao aluno meios de desenvolver as técnicas básicas para conseguir esse "óbvio". Resumindo: o ensinamento do professor ou da professora precisa ser lógico.
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