Muitos jovens
querem ser "digital influencers"
mas não têm a menor noção
do que é um "influencer"
e do que é preciso para isto.
Um artigo da filósofa e professora Tânia Zagury atraiu a minha atenção e me levou a publicar o meu. Ela demonstra preocupação com o fato de muitos jovens terem a intenção de se tornarem "digital influencers" ("influenciadores digitais"), e tem muita razão quanto a isto. A maioria desses jovens vê nisto apenas uma forma de ganhar dinheiro fácil sem ter que trabalhar e sem ter que estudar muito. Se você é um deles, eis aqui algumas coisas que você precisa saber.
A primeira grande dificuldade que você terá que enfrentar será a concorrência. Como muitas pessoas pensam como você, a concorrência só por isto já se torna enorme. Se muitas dessas pessoas estiverem melhor preparadas do que você, você já começa sendo prejudicado. A ideia de que não é preciso ter um curso para isto é falsa. Não precisa ter um curso específico para usar a Internet para esta finalidade, mas precisa ter cursos para ser bem sucedido na atividade. Perceba que os "influencers" bem sucedidos que têm seus perfis no Instagram, por exemplo, são nutricionistas, médicos, pedagogos, etc. Há os "influencers" que não são nada disto e têm um enorme número de seguidores, mas isto representa sérios riscos para os jovens e para a sociedade. Ou seja, os verdadeiramente bons influenciadores têm suas profissões, suas amplas experiências sobre o que abordam e é baseando-se nelas que eles expõem seus conhecimentos nos perfis.
Um influenciador digital não é apenas alguém que usa uma rede social. Ele tem que ser capaz de influenciar um público geral ou específico sobre temas relacionados a determinadas profissões ou negócios próprios, promover um produto ou uma prestação de serviços, potencializar vendas, etc. Portanto, é alguém que precisa estudar muito e trabalhar muito, antes de iniciar a atividade e enquanto a estiver realizando.
Um influenciador pode ter milhões ou bilhões de seguidores, mas não é isto o mais importante. O mais importante é quanto ao conteúdo que ele apresenta para manter o engajamento público e para ser útil a essas pessoas. Para isto, precisará ser ótimo em redação, terá que aprender a fazer redação promossional, terá que aprender muito sobre mídia, marketing (marketing digital, marketing pessoal, marketing promocional, marketing social).
Somente após saber tudo isto e estar disposto a começar a se preparar para uma longa jornada de estudos e muito trabalho ainda antes de começar a usar seu perfil como "influencer" é que você poderá ter alguma chance de oferecer conteúdos importantes para o seu público. A partir daí, e ainda tendo que enfrentar uma enorme concorrência, é que você poderá ter alguma chance de ser bem sucedido.
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