terça-feira, 5 de setembro de 2017

O que é "mídia"?

Ilustração: Obvious
O conceito de "mídia"
não se restringe apenas
aos veículos de informação
mais conhecidos.


Você já deve ter ouvido falarem muito em "mídia sensacionalista", "mídia isto", "mídia aquilo". O que talvez você não saiba é que muitas das pessoas que usam tais expressões emprega a palavra "mídia" dentro de contextos nem sempre relativos a ela ou somente a ela. "Mídia" é uma "transformação", em português, da palavra inglesa "media", cujo significado é relacionado a todos os tipos de difusão de informações e transmissões de mensagens e os meios pelos quais elas acontecem. Ao empregá-la numa redação, lembre-se de que você estará usando o nome de um sistema que abrange todo o conjunto de meios de comunicação social para divulgação de ideias, opiniões, informações sobre fatos, etc.
Essa abrangência também inclui os meios, instrumentos e objetos em geral utilizados para essas finalidades: jornalismo, radialismo, propaganda, marketing, cinema, radialismo, televisão, rádios, televisores, jornais, revistas, Internet, computadores, telefonia e telefones fixos e celulares, satélites artificiais, etc. Na verdade, a palavra inglesa "media" é uma redução da expressão "mass media", que se refere a todos os meios de comunicação de massa. "Massa", neste caso, é a grande maioria da população de uma região, que pode ser uma cidade, um estado, um país ou mesmo o mundo.
Na maioria das vezes, quando usam a palavra "mídia", muitas pessoas querem se referir aos canais de comunicação mais tradicionais: rádio, televisão, revistas e jornais. Não é demais lembrar que na Internet também são realizados trabalhos de jornalismo, propaganda, marketing, entretenimento, etc., o que também a torna um veículo de informação e comunicação. "Informação" é a transmissão de uma mensagem. "Comunicação" é todo o conjunto que envolve os processos de envio ou transmissão e recepção da mensagem. Isto quer dizer que a mídia inclui também os processos de informação e comunicação, a indústria da comunicação e os profissionais que atuam nela: radialistas, jornalistas, cinegrafistas, locutores em geral, publicitários, atores, etc. Há também as mídias exteriores, que incluem propagandas em outdoors, letreiros, etc; as mídias online (todas as formas de divulgação e comunicação através da Internet); e as médias alternativas (estas são usadas principalmente para fins comerciais, pelos próprios anunciantes, para divulgar suas marcas e seus produtos e serviços).
Seja com finalidades culturais, de entretenimento ou meramente comerciais, a mídia tem exercido um papel fundamentalmente importante para a sociedade. Quando bem utilizada, é através dela que ocorre a divulgação em massa da informação, do conhecimento, elementos extremamente importante para todos nós especialmente nestes dias de franco avanço da globalização. Esta, por sua vez, começou a ocorrer na Antiguidade, quando povos europeus como os fenícios, entre outros, iniciaram o desenvolvimento comercial através da navegação marítima, expandiu-se principalmente a partir do século XIV e atualmente pode se tornar um dos mais importantes processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social e política de todos os países ou pelo menos da maioria deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!