Uma boa redação promocional
só é possível
com trabalho em equipe.
só é possível
com trabalho em equipe.
A redação promocional é um tipo de redação que não visa apenas informar sobre a existência de um determinado produto ou serviço no mercado, mas promover esse produto ou serviço. "Promover" significa destacar as vantagens do que está sendo oferecido, não com o intuito de fazer com que todos os consumidores o adquiram, mas de fazer um determinado tipo de consumidor entender por que o produto ou serviço é importante para ele.
Público-alvo é um público específico que faz parte do que os especialistas em marketing chamam de "segmento de mercado". Trata-se de um grupo de consumidores identificado dentro do mercado, integrado por pessoas que aparentemente têm as mesmas necessidades ou pretensões de aquisição de um determinado tipo de produto ou de serviço. Quando se faz uma redação publicitária com o objetivo de promover o que está sendo oferecido - ou seja, de destacar as vantagens oferecidas pelo produto ou serviço anunciado - é preciso observar que a mensagem é destinada a pessoas com uma mesma finalidade, mas que são pessoas diferentes, de personalidades diferentes, gostos diferentes, opiniões diferentes, etc. Por isto o texto final, geralmente produzido pelo redator publicitário, é feito em regime de parceria com um diretor de arte, que é o profissional que administra a parte artística (por exemplo, uma lustração), que acrescenta funções ao texto.
Entretanto, é possível redigir um texto promocional sem a participação do diretor de arte quando não se pode contar com ele. Neste caso, destaca-se a necessidade ainda maior da criatividade na mensagem escrita. Antes da redação ser iniciada, é necessário um estudo profundo sobre segmentação de mercado e as características de cada segmento. A partir dos resultados desses estudos (que obviamente tem que ser feito por uma equipe de profissionais), os envolvidos no trabalho precisam elaborar um processo adequado de escolha de um ou mais segmentos e definir a política de marketing para cada segmento escolhido.
Não é um trabalho simples, pois envolve critérios demográficos, geográficos, econômicos, de personalidade, de estilo de vida de cada consumidor, de comportamento de cada consumidor, de atitudes psicológicas dos consumidores em relação ao produto ou serviço, etc. Além de tudo isto, é preciso lembrar: também há profissionais trabalhando arduamente para promover produtos e serviços concorrentes.
Uma boa redação promocional precisa ser baseada, portanto, em critérios geográficos, psicográficos, demográficos, comportamentais, políticos, etc. Uma vez escolhido o segmento de mercado, para demonstrar numa redação o quanto o produto ou serviço é vantajoso para aquelas pessoas, é preciso fazer antes um levantamento que revele até que ponto esse segmento escolhido é vantajoso para a promoção do produto ou serviço. A dimensão do segmento, literalmente em todos os sentidos, tem que estar de acordo com a dimensão da empresa que oferece o produto ou serviço e, neste caso, o contrário também é necessário. No mundo de hoje, como o processo de globalização econômica num avanço cada vez mais acelerado, somente através de todo esse trabalho realizado por uma equipe de excelentes profissionais o retador terá capacidade de reunir dados capazes de produzir uma boa redação promocional.
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