Antes de publicar algo
sobre o significado de uma palavra,
estude-o.
Tem sido divulgado através da internet que a palavra "homossexualismo" deve ser evitada porque o sufixo "ismo" indica doença ou algum tipo de preconceito. Por isto, tem sido sugerido que a palavra "homossexualismo" seja substituída por "homossexualidade". Em primeiro lugar, para discutir sobre isto, é preciso ter um mínimo de noção de etimologia - o estudo das origens das palavras e seus respectivos significados.
É interessante lembrar inicialmente que o sufixo "dade" indica a ideia de qualidade ou de uma situação. A idade de uma pessoa, por exemplo, indica um período que ela já viveu desde o seu nascimento. A capacidade significa a condição fazer ou realizar algo. A possibilidade é a condição de tornar algo realizável ou possível. Quanto ao sufixo "ismo", eis alguns exemplos que nada têm a ver com doenças ou preconceitos.
Iluminismo - movimento cultural e político ocorrido na Europa entre os séculos XVII e XVIII.
Analfabetismo - a condição de uma pessoa que não aprendeu a ler.
Positivismo - defesa de comprovação através de métodos científicos.
Eu poderia citar muitos outros exemplos, mas creio que estes já são suficientes para se perceber que, embora haja nomes de doenças com o sufixo "ismo" (exemplos: botulismo, albinismo, etc.), esse sufixo, por si só, não tem um significado determinado. O significado depende da palavra inteira, não somente de seu sufixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação!