terça-feira, 4 de julho de 2023

Um Ótimo Tema para Redação: o "Antinatalismo".


Ao que parece, pessoas que optaram por não ter filhos 
querem convencer a humanidade inteira 
a tomar a mesma decisão.

Eis aí um bom tema para exercício de redação: o antinatalismo. Em primeiro lugar, é preciso ter o cuidado de não confundir com antenatalismo, que é o conjunto de práticas realizadas antes do nascimento de alguém, com ou sem intenção de impedi-lo. O antinatalismo é um conjunto de ideias que atribuem valores negativos ao nascimento. Os adeptos dessa teoria acreditam que as pessoas devem se abster de ter filhos e que isto só trará mais benefícios para o mundo e para a própria humanidade. 
Sob o ponto de vista filosófico, o antinatalismo surgiu na Antiga Grécia, mas a palavra "antinatalismo" teve sua origem no século passado como oposição ao "natalismo" - doutrina que incentiva a procriação humana como forma de garantir a continuidade da existência da humanidade. Muitos antinatalistas estão expondo suas opiniões nas redes sociais demonstrando preocupação com heranças genéticas, com a superpopulação do planeta, com os índices de poluição (ambiental, sonora, etc.). Sejam quais forem seus argumentos, todos têm a convicção de que a população humana deve ser detida e, para isto, todos os humanos têm que contribuir evitando de ter filhos.
Há também os "anti-antinatalistas", isto é, as pessoas que defendem a tese de que a decisão de ter ou não ter filhos tem que ser de cada pessoa e, seja qual for, tem que ser respeitada por todos. Para estes, querer que outras pessoas tomem a mesma decisão é, no mínimo, um autoritarismo, uma posição altamente exagerada e antidemocrática. De qualquer forma, cada pessoa tem o direito de querer ter filhos ou não e também de ter sua própria opinião sobre este ou qualquer outro assunto. É exatamente isto que faz deste mais um bom tema para debates e redações.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!