terça-feira, 7 de janeiro de 2020

"Inflação" e "Deflação"

Imagem: Academia Liberalismo Econômico
Quando o tema da redação
é relacionado à economia, 
a palavra "inflação"
é usada com grande frequência, 
mas nem sempre
de acordo com o contexto.


Muita gente usa a palavra "inflação" sem o real conhecimento de seu significado. Isto é verificado com grande frequência nas provas de redação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), em concursos públicos, etc. Obviamente, isto faz estudantes e candidatos a empregos perderem pontos. Ao usar qualquer palavra ou expressão numa redação, é importante que o redator demonstre, no texto, que conhece seu significado. No caso de "inflação", aqui estão algumas "dicas".
Se você quiser ou tiver que fazer menções à inflação, dependendo do contexto, talvez também seja importante fazer uma pequena abordagem sobre a deflação. Para isto, precisa saber com certa exatidão o que são essas coisas. "Inflação" é o mesmo que "enchimento". Um barco inflável, por exemplo, é um tipo de embarcação feita de material leve contendo gás pressurizado, o que lhe permite manter-se boiando sobre a superfície da água. Em economia, a inflação é o fenômeno causado pelo aumento contínuo e generalizado dos preços dos produtos destinados a consumo, principalmente os de necessidade básica (medicamentos, alimentos, etc.). Há a inflação de demanda, que ocorre quando o poder aquisitivo da maioria da população aumenta mais do que a capacidade da economia prover os bens e serviços solicitados. Há a inflação de custos, quando os insumos necessários para a produção desses produtos e serviços ficam mais caros. Há também a inflação inercial, que resulta de um impacto resultante de tendências inflacionárias de períodos anteriores.
Em contrapartida, às vezes ocorre uma deflação. É quando ocorre uma diminuição nos índices de preços ao consumidor. Por exemplo, quando a inflação de 10% ao mês cai para -1% (menos um por cento) ao mês. A deflação não pode ser confundida com "desinflação". Há uma desinflação quando o aumento de preços continua ocorrendo, porém em índices mais baixos. Ou seja: a desinflação não é o contrário da inflação; é apenas a inflação menos acelerada.
Para enriquecer mais a sua redação, procure mais informações obre esses temas. Estar sempre bem informado nunca é demais e ajuda muito no seu desenvolvimento profissional, social, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!