quinta-feira, 17 de maio de 2018

O que são "insumos"?

 "Insumo"
é um produto
usado para gerar
outros produtos.




Por ouvir falar muito em "insumos agrícolas, muitos estudantes de nível médio imaginam que "insumo" seja apenas algo relacionado à agricultura. Isto é revelado por algumas redações feitas por eles. O insumo é um bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço. Em outras palavras: um produto que ajuda a gerar outros produtos. As fotografias mostram exemplos de produtos que também podem ser elementos de insumo para outros produtos. 
Explicando melhor: um insumo é o conjunto de matérias-primas, equipamentos, uso desses equipamentos, capital e outros elementos necessários para a produção de mercadorias ou serviços. "Capital", neste caso, é o valor em dinheiro necessário para os gastos na produção.
Em síntese, o insumo é a combinação dos fatores de produção diretos e indiretos para produzir mercadorias ou serviços a serem prestados. Na agricultura, por exemplo, são fatores de produção a terra, o capital e o trabalho. Em economia de uma forma geral, a matéria-prima é um fator de produção direto. Entre os fatores indiretos estão a mão-de-obra, energia e impostos. Ou seja, os fatores indiretos estão mais relacionados a custos de produção (os valores que são gastos para a produção). 
A matéria-prima é o produto - natural ou não - que serve como base para a fabricação de outro produto. O cacau, por exemplo, é a matéria-prima para a produção de chocolate. Por sua vez, o chocolate se torna a matéria-prima na fabricação de sorvetes de chocolate, balas de chocolate e os produtos alimentícios chamados "achocolatados". A madeira é a matéria-prima na fabricação de móveis, lápis, palitos de fósforo, portas, etc. Há matérias-primas de origens animal, vegetal e mineral (ferro, manganês, zinco, cobre, ouro, etc.). 

2 comentários:

Obrigado pela sua participação!