Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Contexto e Contextualização

O contexto é a relação
entre o próprio texto
e as situações inseridas nele.


Para entender melhor o que está explicado nesta postagem, sugiro que seja lida primeiramente a anterior, na qual foram abordadas a semântica e suas variações. O entendimento do que é um contexto e de como faz ums contextualização vem como uma sequência para entender melhor a importância do conhecimento de conceitos básicos de semântica para que se consiga fazer uma redação de bom nível. 
Como foi explicado no artigo anterior, a semântica é o estudo dos símbolos e seus significados. Numa redação, os símbolos são as palavras, as frases, a pontuação, etc. Como o estudo da semântica linguística inclui a relação entre as palavras, as frases e seus significados, o entendimento sobre o contexto é muito importante. 
O contexto é a inter-relação entre circunstâncias, fatos e outras informações contidas num texto e o próprio texto. A mensagem é contextualizada quando são destacados detalhes como o local em que o fato ocorreu, quando ocorreu e outros dados que possam ser relacionados ao tema central. Esses detalhes facilitam ao leitor a compreensão do texto.
Isto nos leva à conclusão de que, para expor suas ideias, opiniões e informações adicionais numa redação, o aitor precisa saber contextualizá-las. No Brasil, infelizmente, são raros os casos em que há professores de Língua Portuguesa que ensinam aos alunos como se faz isto. "Contextualizar" é adicionar uma informação ou situação que, de alguma forma, possa ser relacionada ao tema proposto. Portanto, estudantes, se seus professores ou suas professoras de Língua Portuguesa nunca lhes ensinaram como se faz isto, exijam-lhes que ensinem. Vocês precisam aprender e esta é uma obrigação deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!